-->



Ano Novo no Japão

Tirei esta foto em uma loja. Eles vendem estes enfeites de Ano Novo. Acho que é para desejar boa sorte, fartura, essas coisas.



お正月の飾りですね。 いつ、どこで 飾るのですか。 幸運を呼ぶためだと思いますが、そうですか。 日本語で読んでいて知っている方がいましたら、どうかお返事ください。 Obrigada.

viagem

Pessoal, obrigada por lerem estas linhas.
Vou viajar de 30 de dezembro até 4 de janeiro.

Não sei se poderei postar algo novo durante
este período. Vou para Nagoya e Kyoto.

Prometo novas fotos da viagem quando voltar.

Desejo a todos um Feliz Ano Novo cheio de
alegrias, paz, prosperidade, saúde, felicidade
e realizações!

Lixo no Japão

Recebi um comentário relevante sobre os produtos usados. É realmente difícil jogar coisas fora no Japão. E isso me deixa muito aflita. É uma fonte de preocupações. Por outro lado, acho muito bom e ecológico porque todo o lixo é classificado, separado e muita coisa é reciclada. O que não pode ser reciclado é queimado. Tem uma piscina muito boa que é aquecida com a queima do lixo. Existe onsen (ofurô bem grandão) assim também.

Meu filho joga futebol e o pé cresce rápido. Ele tem várias chuteiras que já ficaram pequenas. Não queria pôr no lixo porque estão quase novas, são de marcas boas, Adidas, Nike. Mas aqui não tem quem queira usadas, é uma pena. E isso me corta o coração.

A bicicleta que tive que pagar para levarem, me dá um mixed feeling: tinha que jogar, mas fico triste por me desfazer de algo que usei por tanto tempo.

Queria colocar só fotos e coisas bonitas no meu blog, mas vejo que às vezes é inevitável fugir de coisas feias como o lixo, afinal elas fazem parte da vida. Estou pensando em sair por aí fotografando lixo. Vocês vão se surpreender. Tem coisas que não seriam lixo nunca no Brasil.

crochê

Este é um trabalho em crochê que uma amiga fez e me presenteou no Natal. É lindo! Todo feito à mão. Embaixo um tecido de Thai silk (seda tailandesa). Obrigada amiga!

bicicleta

外国ではこの粗大ゴミの出し方を知らない人が多いので紹介しています。

Curioso para saber o que é este papel? A dica está no título: bicicleta.

Lembra que eu ganhei uma bicicleta nova? Eu tenho que dar algum destino à bicicleta velha. Aqui no Japão não há ninguém que queira bicicletas usadas, muito velhas. Temos dificuldade para dar um fim à outras coisas também como geladeiras, aparelho de som, TV, computador. Ninguém quer! Geralmente temos que pagar para que levem embora. Me dá a maior pena, mas roupas velhas vão para o lixo, ninguém quer. E olha que eu já procurei muito quem queira. No caso da bicicleta, compramos esse papel que é um selo. Vale cerca de 5 dólares (500 ienes). Telefonei para a Prefeitura, marquei uma data (hoje) deixei o selo colado e eles vieram buscar.

enfeites de Natal

Já que hoje é o último dia para falar de Natal, quero falar desses enfeites de Natal. São da Suécia. Lá eles costumam enfeitar árvores de Natal com esses biscoitos. Colocam uma fita bonita e enfeitam. Me perdoem os homens que lêem este blog, sei que esse não é assunto para machos, mas eu gosto muito de coisas bonitinhas e delicadas.

Natal



Quando moramos fora do Brasil, é muito difícil termos a família toda por aqui. Temos marido, filhos perto, mas mãe, pai, irmãos, tios, tias, estão todos no Brasil ou em algum outro lugar do mundo. Este ano passamos a véspera de Natal na casa de uma amiga e foi uma festa linda. Veja a lareira acesa, estava muito aconchegante. Desculpe, pessoal do Brasil que deve estar morrendo de calor só de olhar. Mas aqui está muito frio. A amiga preparou um bacalhau que é tradição na sua casa e no seu país no Natal.


Veja esta casa de biscoito. Não está uma graça? O filho de minha amiga montou e ajudamos a decorar. It is a ginger cookie house.

Queridos amigos e amigas que leram até aqui, desejo a todos um Feliz Natal !! Beijão!

Presépio de Natal

Comprei os bonequinhos no Brasil, montei a caixinha com madeira, forrei com tecido japonês e ficou pronto o presépio. É pequeno, tem só 12 cm. Coloquei esta foto aqui para celebrar o espírito natalino. Espero que passem o Natal em harmonia e paz com as pessoas queridas. E saibam que vocês estão sempre dentro do meu coração.
Feliz Natal!

piano

video

これが私のクリスマス プレセントです。 下手ですけれどどうかお聞き下さい。

Este é um vídeo, assista por favor.

Para quem nunca me viu tocando piano, aqui vai um presente. É uma valsa de Chopin, espero que gostem. É meu presente de Natal singelo e simples. Espero não ferir os ouvidos. Espero comentários.

bicicleta


新しい自転車
Papai Noel chegou mais cedo e ganhei uma bicicleta nova. Acho que muita gente não sabe, mas aqui no Japão andamos muito de bicicleta.(não é só na China). Minha bicicleta antiga já estava muito velha, enferrujada. Ganhei uma do jeito que eu queria: vermelha, com 6 marchas, farol, cestos na frente e atrás. Por aqui muita gente vai ao supermercado ou algum compromisso nas redondezas de bicicleta. É mais prático e gostoso pedalar vendo a paisagem.

Livros infantis


Prometi que ia voltar a falar deste livro. Este é o Gingerbread Man. Conta as aventuras de um biscoito de gengibre que fugiu do forno antes de ficar pronto. Em alguns países as pessoas fazem este biscoito na época do Natal. Quando meu filho era pequeno, nós fizemos juntos vários gingerbread men decorados, ficaram uma gracinha. As crianças adoram. E é legal fazer o biscoito usá-lo para contar a história junto. Quem tem filhos pequenos, sobrinhos, afilhados, aproveitem para fazer o biscoito porque essa fase passa bem rápido. Dá trabalho mas vale à pena, as crianças ficam muito contentes. Já falei de livros infantis anteriormente. Se vc tiver interesse, por favor dê uma lida. Lá fala o que penso sobre livros para crianças. No Brasil encontrei um livro da Editora Companhia das Letrinhas e o personagem se chama Homem-Bolo.

rosquinhas de Natal


Este ano, fizemos rosquinhas de Natal para dar de presente para as amigas. Fazer tranças foi idéia do meu filho. Como ficou com cara de mini-guirlanda de Natal, resolvemos fazer nessa época e colocar fitas. São pequenas, tem uns 12 cm. Desculpe pessoal do Brasil, vai ficar só na foto.

FIFA CLUB WORLD CUP 2008

Observem a mocinha vendendo cerveja no jogo Adelaide X Al Ahly. De minissaia. Já fui a estádios em São Paulo e acho que lá talvez ela não conseguisse trabalhar. Mas aqui, ninguém mexeu com ela, todos concentradíssimos no jogo.

Copa Toyota

Fomos ontem (meu filho e eu) ao jogo Manchester United X Gamba Osaka pela Copa Toyota. O Manchester é o time de vermelho. Foi um jogo sensacional. Foram tantos gols que até parecia um jogo de handebol. O placar foi 5X3 e venceu o Manchester United. Não estava tão frio e o estádio estava lotado. Gente, deu para ver o Cristiano Ronaldo jogar por 90 minutos! Pena que não vai dar para ver a final no domingo no estádio. Amigas do Japão que vão ver o jogo, vai passar no canal 4 da TV japonesa, domingo às 19:30h.

Obrigada pelas respostas à minha pergunta de ontem. O nome da loja é ETNA.


loja

Para quem me perguntou o que é IKEA: é uma loja enorme de móveis e artigos para decoração. Começou na Suécia e hoje tem lojas em vários países, inclusive no Japão. Fui lá ontem. O design dos produtos de lá é moderno e clean. Tem também um café e restaurante com comidas da Suécia. Tem uma loja no Brasil que é idêntica, só que esqueci o nome.

Hoje vamos ao jogo do Manchester United no Yokohama Stadium.

comida

Não sei se dá para ver direito, mas este é um prato interessante. É uma sopa filipina que se chama Sinigang. A pronúncia é síni-gán. O caldo é da polpa de tamarindo, por isso é uma sopa bem azedinha. Ótima para quem gosta de comidas azedas. Este fiz com salmão, cogumelo e tofu. Mas lá fazem com camarão, peixe, tomate, quiabo e alguma folha verde.
Não sei se já contei para vc, mas tenho uma cunhada filipina que mora em Nagoya e tem uma lojinha de produtos filipinos. Ela me mandou sopa Knorr, bem mais prático já que é difícil encontrar tamarindo por aqui.
O pano embaixo do prato é de seda tailandesa (Thai silk) com detalhes dourados.

Biscoitos de Natal

Quando conto, todos os brasileiros se surpreendem ao saber que Natal não é feriado aqui. O Japão não é um país católico, nem cristão. Mas o comércio natalino é intenso por aqui. Vendem árvores de Natal, enfeites lindos, bolo de Natal, as ruas e lojas ganham iluminação e decoração de Natal. Quem vê até pensa que o Natal é feriado por aqui! Ganhei este presente, não é lindo? Tem biscoitos dentro. Obrigada amiga. Adorei.

Yamashita Park

Aqui em Yokohama é preciso procurar para achar algo com cara típica de Japão. Vejam, achei. Dá para fazer passeios de rikisha por Yokohama.


Esta é a cidade onde moro, Yokohama. Ou melhor, aqui é o Yamashita Park e nesta época do ano, as árvores ficam todas assim.



planta

Acho que pouca gente sabe, mas gosto muito de cuidar de plantas. Quando começo a cuidar delas, começo a me preocupar como se a plantinha fosse um bebê. Por isso mesmo não tenho nenhuma. O que é essa planta da foto? Todo o verão meu filho cultiva e cuida de alguma planta. Esse ano escolhemos Goo-ya, sabem qual é? Não nasceu nenhuma verdura, mas até hoje ela está aí. No inverno e dentro de casa.
E está literalmente subindo pelas paredes. Eu, a preocupada comecei a pregar fios de lá no teto para a plantinha se agarrar. Gostaria de viver cercada de plantas, mas sei que ficaria o dia todo só cuidando delas, por isso não tenho nenhuma.
As cortinas floridas são da IKEA.

Copa Toyota

Ontem fomos ver um jogo da Copa Toyota. Foi no Estádio Nacional em Yoyogi, Tokyo. O jogo foi Al Ahly X Pachuca. Foi um jogo emocionante.
Venceu o Pachuca do México por 4X2. Esse cartaz ficava logo atrás de nós.

Este é o estádio e o jogo. O time mexicano é o de branco. Meu filho gostou muito do jogo. Ele estava com muita fome, pedia comida toda hora.
O único problema da Copa Toyota é a época. Dezembro já é muito frio em Tokyo.
Quinta-feira vamos ao jogo do Manchester United em Yokohama.


Copa Toyota

Consegui ingresso da Copa Toyota para o jogo do Manchester United. Vamos no jogo na próxima quinta-feira. Amanhã vamos ao jogo do campeão da África contra o Pachuca do México, pela Copa Toyota também.

Biscoitos de Natal

Veja que lindos! Ganhei estes biscoitos de Natal de uma amiga, ela mesma fez. São para colocar fitinhas nos buraquinhos e decorar árvores de Natal. As crianças vão adorar! Obrigada pelo presente, amiga, os cookies são uma graça!

banheiro legal

video

Faça um clic, este é um vídeo. Garanto que vc vai ver algo que nunca viu. Este é o toilette feminino do restaurante La Boheme de Yokohama. A música é assim alta mesmo. Para mim é o banheiro de restaurante mais bonito de Yokohama.

aniversário

La Boheme レストランで友人の誕生日ランチがありました。 山下公園の近くです。La Boheme スタッフの皆様、ありがとうございました。
Hoje teve aniversário de uma amiga no restaurante La Boheme, que é italiano mas fica perto do China Town aqui em Yokohama.
Comi este spaghetti alho e óleo com frango. Muito bom.
Este é o que eles chamam de Birthday Plate, veio com velinhas que já foram retiradas. É servido com frutas e 2 tipos de bolo. Uma delícia. É individual, só para a aniversariante.

comida

ブラジルの代表的な食事です。 ご飯とお豆など。
O jantar de hoje foi arroz, feijão, bife, batata frita, ovo frito e verduras.
Bem típico e o meu filho adora. Mas é difícil conseguir o feijão por aqui. Não é como no Brasil que a gente encontra em qualquer supermercado.


comida

蟹鍋冬は 鍋が好きです。
No Japão, no inverno, comemos muito nabe. Esse de hoje é nabe de caranguejo. Sopa com tofu, verduras, peixe. Aí no Brasil está quente, desculpe, mas vc vai ver muita sopa por aqui, o inverno é longo.

Milho

ポップコーンのコーンとでも いうのでしょうか?
Meu filho gostava de pipoca, mas de uns tempos para cá, não gostava mais. Achei que ele iria se interessar por esse milho de pipoca. E realmente ele gostou, ajudou a debulhar e comeu com gosto. Esse milho é orgânico, pequeno. Eu também nunca tinha visto uma espiga de milho para pipoca. Enfim, crianças gostam de novidade e quando uma comida é apresentada de modo diferente, elas querem comer.

doce


Gente, tem fios de ovos no Japão.
Ganhei esse doce de uma amiga que foi a Kyoto. Repare como estão bem enfileirados. Não sei como esse pessoal tem paciência de colocar tudo em ordem assim. A embalagem é muito bonita também. A origem desse doce é portuguesa. Veio para o Japão no século 16 trazido pelos portugueses.
Obrigada amiga, estava uma delícia!

Festa de fim de ano

Ontem teve uma festa de fim de ano na casa de uma amiga. Ela é chilena, o marido norueguês. No genkan (entrada da casa) fomos recebidos com biscoitos de canela e um vinho quente com passas e nozes. Acho que é um costume nórdico.

A dona da casa preparou muitos coquetéis. Eu tomei tequila sunrise. É docinho e gostoso. Aqui nesta mesa, estavam as frutas e bebidas para preparar os coquetéis. Cada um levou uma comida, tinha várias coisas interessantes de vários países. Os convidados eram de uns 15 países diferentes. Brasileira acho que só eu. Tinha que perguntar em que língua vc quer conversar. Uma amiga espanhola me contou que conversou com o rei e rainha da Espanha. Eles estiveram no Japão e teve uma festa da Embaixada da Espanha no Hotel Imperial de Tóquio no mês passado.

pintura

Pintei mais um pouco e estou postando hoje.

Confiture

Adivinhe o que é isso. É geléia de maçã. O pessoal das verduras orgânicas começou a mandar muita maçã depois de outubro. Já não sabia mais o que fazer com tantas maçãs. Colocava maçã em tudo! Resolvi procurar receitas de geléias de maçã na internet. Achei essa. Você achou que a cor é de corante? Pois não é. A cor é natural! É só cozinhar a casca junto. Ou melhor, fazer geléia é mais fácil do que parece. É só cortar a fruta, colocar açúcar, limão e levar ao fogo até reduzir. Nessa geléia acrescentei a casca que estava bem vermelha. Me animei e já fiz várias geléias. De banana, caqui, pêra, maçã. Começo a achar que dá para fazer geléia de tudo, até de verdura...

Museu do trem

Essa foto não é muito recente. Fomos a esse museu do trem em Chiba no começo do ano. Tem trens antigos. Dá para entrar e visitar a maioria. Nesta foto está o interior do museu. Dá para ver os trens todos enfileirados? Ao contrário de outros museus, este é bem escuro dentro. Dá a impressão de túnel do tempo.


Acho que é um pedaço do trem. Semana passada aconteceu a última viagem desse tipo de trem.

trem

JR 京浜東北線Hoje fui à Estação de Yokohama para fazer umas compras. Peguei este trem, da linha Keihin Tohoku do JR (Japan Rail). Os trens do Japão são ótimos, modernos, confortáveis, limpos, rápidos e seguros. E pontualíssimos. Aqui costumam dizer que dá acertar o relógio com a chegada do trem.

marmita

お弁当
A marmita do Brasil e o obentô japonês são basicamente diferentes. Este é um obentô, fiz franguinho a milanesa, kabu cozido no vapor, ratatouille e komatsuna refogado. E acompanha arroz branco e chá verde. A marmita brasileira é para se comer quente, mas o obentô japonês se come frio, por isso não pode ser muito gorduroso. Como as pessoas levam no trem, ônibus, de bicicleta, não pode ter caldo como do feijão. Este pano listrado é um pano de prato IKEA.

Livros infantis


絵本
Quando meu filho nasceu, pensei, vou ler livros infantis para ele na hora de dormir. Quem sabe assim dormiria rápido e daria sossego para mim.
Pensava em ler Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Três Porquinhos, esses mais conhecidos. Li esses também, mas li muitos outros. No começo não sabia que hoje em dia tem tantos livros infantis, tantos autores maravilhosos e novos, bem mais novos que os irmãos Grimm.
Tive a sorte de participar do clube do livro infantil na escolinha do meu filho. A idéia do clube era simples: algumas mães de alunos que traziam livros infantis que achavam interessantes e os apresentavam para outras mães. Liam trechos. A idéia era simples, mas fiquei impressionada com
o conhecimento que essas mães tinham de livros infantis. Simplesmente conheciam todos os melhores autores... eu nunca tinha ouvido falar de nenhum deles... e todos eram autores sensacionais, com livros lindos. Comecei a reparar que os filhos delas eram inteligentes, vivazes, educados, bondosos... seria efeito dos livros? Resolvi experimentar. Hoje meu filho tem 12 anos e já lê sozinho. Mas até hoje acho que li uns 200, 300 livros na hora de dormir. Não vá achando que é muito! Ouvi falar de uma mãe que lia 4 a 5 livros por dia, todos os dias. Numa conta simples, daria uns 1500 livros por ano! Fiquei achando que li pouco para o meu filho... Mas quantidade não é tudo, não é mesmo? Alguns livros comprei, a maioria peguei na biblioteca. No Naka Library mesmo.

Eu ia falar sobre esse livro acima, mas fica para outro dia, está ficando muito comprido.

pintura


描いている途中の作品です。
Comecei a pintar esse quadro. Estou pensando em ir postando conforme eu vou pintando. Quando pintar mais, vou postar novamente.

passeio de bicicleta

Meu filho gosta muito de andar de bicicleta. No último sábado ele saiu e rodou mais de 10 km sozinho. Foi ao Yamashita Park, Negishi Park, base militar americana, etc... Aliás, não sei se já contei para vcs. mas aqui perto tem uma base militar americana. Dá para ler na foto? É o Negishi base. Lá é proibida entrada de japoneses. Mas algumas vezes por ano abrem a base para a vizinhança. Fui algumas vezes e o local nem parece Japão. É tudo americano!

Olhem que simpático: "Do Not Enter", escrito em inglês numa das saídas da base. Na entrada principal tem soldados americanos armados.

Coloquei essa foto porque o meu filho tirou e gostou. Gostou do sol entre as árvores. As fotos não estão muito boas, foram tiradas de celular.

Não sei se vc está assustado que um menino de 12 anos vai para tão longe de bicicleta. O Japão é um país seguro, os veículos respeitam bicicletas, ainda mais crianças. No começo ele andava só por perto, até o parque mais próximo. Aos poucos foi indo cada vez mais longe. É isso.

Copa Toyota

トヨタ カップ 2008
Está tudo em japonês, não sei se vc está conseguindo ler... Esse é um ingresso da Copa Toyota. Não conseguimos comprar para o jogo do Mancheter United. Quase desistimos, mas meu filho ficou tão triste que compramos esse mesmo. Para ele, importante é ver um jogo. É do jogo do campeão da África contra o Pachuca do México e será no dia 13 de dezembro. Todos os anos vemos a Copa Toyota pela TV e dá aquela vontade de ir. Pois esse ano, vamos mesmo! Meu filho e eu que adoramos futebol.

arroz


Jantar de hoje. Arroz com frutos do mar, açafrão, decorado com pimentão vermelho e amarelo. Fiz com o sea food mix congelado que vendem em supermercado.

Wii Fit

Este é o Wii Fit. É um game que a gente usa para fazer exercícios. Tem ioga, musculação, exercícios aeróbicos e jogos de equilíbrio. É muito legal porque dá para fazer exercícios em casa. Todas as manhãs eu ligo o wii fit, ele faz um gráfico com a variação do meu peso. Ele pergunta quanto eu quero emagrecer e estabelece uma data limite. Ele conversa comigo tb. Pergunta porque engordei, dá dicas para emagrecer, cobra mais empenho. Enfim, é um amiguinho a serviço da minha saúde. Muito legal. Ganhei no dia das mães.


doces

Fiz esse brownie outro dia. Vi várias receitas na internet, mas gostei dessa que leva bastante chocolate em barra derretido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

  © Layout Elisa no Blog por Fabiano Mayrink Blog designer.