-->



bolo de daikon


大根ケーキです。本当に大根が入っています。

Fiz um bolo de daikon (nabo, aquele branco e comprido). Nem me pergunte de onde veio essa idéia. Inventei.

Acho que já falei aqui, mas gosto muito de fazer bolos. Nem sempre dão certo, mas continuo tentando. Já tentei várias receitas.

O que é mais legal no bolo é quando ele cresce. Eu tenho um forno elétrico que fica na altura da minha vista e dá para vê-lo crescer. Acho que é da natureza do ser humano gostar de ver algo crescendo: crianças, plantas e no meu caso, bolos também. É muito legal, se vc nunca fez bolos, pegue uma receita simples e tente. Aposto que vc vai gostar.


Hoje fiz coxinhas. No Brasil nunca fiz pois é tão fácil de comprar em todos os lugares. Aqui só vende longe ou por encomenda. Então quando dá vontade, temos que fazer e assim acabei aprendendo.





Não fiz tudo isso hoje. É que faço mais comida que postagens e vai acumulando muita coisa.


Fiz este lanche. Este é o hot-dog que vc me ensinou, com purê de batata, mostarda, catchup, vinagrete, maionese, salsicha (óbvio)... e eu como sou uma pessoa muito esquecida, quando fui comer, lembrei que não tinha a batata palha. Mas tudo bem, o menino de casa gostou assim mesmo.

Pau preto

Oi, obrigada pela sua visita hoje também.
Hoje nevou pela primeira vez em Yokohama neste inverno. Na verdade foi mizore que é neve com chuva.

Este blog se chama Elisa no Japão, mas isso não quer dizer que vou falar só do Japão. Estou me propondo a falar de coisas que me cercam.

Pois então, uma amiga muito querida voltou da África e me trouxe esse presente. O saquinho e a estatueta. É a coisa mais linda e diferente.
Ensinou-me esta amiga que ela é feita de uma madeira chamada popularmente de pau preto. É uma madeira realmente muito dura e pesada, nunca tinha visto, vocês conhecem?

Veio de Moçambique. Eu que nunca tive nada que fosse de Moçambique, estou muito contente.

アフリカの彫刻をいただきました。



doce de Hokkaido

São biscoitos de Hokkaido.

Na verdade eu estava pensando em terminar essa postagem ontem, mas fui ver uma amiga no World Porters, um shopping de Yokohama. Ela veio de Sakhalin na Rússia. Por isso estou completando hoje.


Eu acho que é embalagem demais, pouco ecológico, mas os biscoitos japoneses vêm assim, embalados um a um. Muitos japoneses também acham que tem embalagem demais. Vamos ver se algo muda, em nome da ecologia. Mas ao mesmo tempo é bom também porque podemos comer biscoitos sempre fresquinhos e crocantes.


Hokkaido fica no norte do Japão. É muito frio e neva muito nessa época.
A criação da embalagem é nova, mas ela tem um ar retrô. Os designers daqui usam muito esse ar antigo quando querem dar essa imagem ao produto. Este tipo de kanji era usado antigamente no Japão. Esse biscoito ganhou um prêmio internacional em Bruxelas no ano passado.

Bambu



横浜三渓園
Fui ao Sankei-en e só essa parte do bambu estava iluminada.

Sometimes I feel hope in the darkness, as much as the sun that lightens up the bamboo tree.

Recado 7

Royal Porcelain

Recebi um comentário dizendo que não viu o Royal Porcelain na Tailândia. Confesso que nem eu. Então, escrevi para uma amiga que mora em Bancoc e ela me respondeu. Ela já foi lá e a loja Royal Porcelain fica em Sukhumvit, uma avenida em Bancoc.


Ontem resolvi colocar umas coisas do lado do blog. Mudei umas coisas de lugar, acrescentei outras. Tem Youtube, notícias, calendário e arte japonesa. Espero que gostem. Mas não sei até quando vou deixar ou se vou trocar.

Rina Matsuri

No dia das meninas, Rina Matsuri, as japonesas enfeitam a casa com bonecos e bonecas que se chamam rina ningyo.
Eu sempre quis ter esses bonequinhos. No ano passado ganhei esse casal de uma amiga e fiquei muito contente. Foi um sonho realizado. Obrigada.


Este doce se chama Rina Arare, feito de arroz e colorido em tom pastel, rosa, amarelo, verde claro... É gostoso e muito bonito. Comemos no dia das meninas. São vendidos em supermercados e lojas.

doce japonês

Assim que a primavera se aproxima, começam a aparecer muitas coisas cor-de-rosa no Japão. Comidas, vitrines, roupas, panos. Este doce se chama momo dango.

Uma característica dos doces japoneses é que muitos deles tem um nome subjetivo, que não tem relação direta com o s ingredientes do doce em si. Eles não tem nomes diretos como bolo de coco, mousse de maracujá. Os nomes podem lembrar um local, uma paisagem, a estação do ano, uma cor.

Quando não faço, compro doces, e eu que adoro cor-de-rosa não resisti e comprei esse doce.

passeio de domingo

Hoje vou postar tudo junto. A explicação vem embaixo da foto.

Pegamos o trem.Minha gente, vai ter liquidação em Motomachi. Do dia 24 de fevereiro até 1 de março. É o Charming Sale.


Metrô de Yokohama.


Fomos a um lugar de Yokohama que se chama Rokkaku-bashi. Placa de loja.


Fica nessa estação de trem que se chama Hakuraku na linha Toyoko.






Rina Matsuri

No Japão se escreve Hina Matsuri, mas em português as pessoas vão ler Ina, então resolvi escrever rina para que pessoas que nunca viram essa palavra possam pronunciar de um jeito mais próximo do japonês. Isso está parecendo aula, vou para por aqui.


Pois então, vou colocar uma foto tirada de folheto. É o tirashi-zushi que fazem no dia das meninas que aqui é chamado Rina Matsuri. Eu só vou fazer no dia mesmo, 3 de março, por isso não tenho foto ainda.Rina são bonecos que vou postar outro dia, esperem, por favor.

Esse tirashi não é aquele mais comum, cheio de peixe cru em cima. Uma dica é colocar 3 cores em cima do arroz de sushi.

Amarelo: pode ser ovo em tiras finas

Verde: pode ser vagem cozida cortada na diagonal, mas já vi brócolis, folha de sansho, etc...

Rosa, vermelho ou laranja: pode ser camarão cozido, ikura(ovas de peixe), salmão ou sakura dembu (migalhas de peixe tingidas de cor-de-rosa). Não é tudo isso, usando apenas um deles é o suficiente.

Como não sou professora de culinária, vou parar por aqui. Mas espero que quem for fazer possa aproveitar as dicas. Acho que quase tudo dá para encontrar no Brasil.

Chegando essa época do ano, as vitrines vão ficando cor-de-rosa e vendem muitos produtos que lembram sakura. O japoneses vão mudando as cores das coisas ao seu redor de acordo com as estações do ano. Desculpem os japoneses, mas antes eu achava isso uma bobagem. Eu usava as cores que gosto e pronto. Mas com o tempo, acho que fui mudando. Depois de um longo e frio inverno, fico contente que as vitrines vão ficando mais tom pastel. Por isso comprei esse pano com flores.

Lembram do bolo que ganhei outro dia? Resolvi enfeitar um pouco. Coloquei chantilly, morango e kiwi (orgânicos) e um pouco de açúcar de confeiteiro em cima. Não foi difícil, aliás não gosto de fazer nada complicado, tento simplificar tudo.
O melhor é que as pessoas ficam contentes quando comem algo assim.

prato

タイのお皿です。



Aqui está escrito Royal Porcelain, Kingdom of Thailand.

Como prometido, estou colocando mais fotos e mais detalhes desse prato. Na Tailândia o povo adora, venera o rei e tudo é Royal, até esse prato.

Eu gosto de ler fundo de prato, acho tão interessante. Parece que conta a história dele. Alguém mais aí tem essa mania?












Esses desenhos são muito delicados. São orientais mas diferentes dos japoneses e chineses.



recado 6

Vou colocar três informações diferentes nesse mesmo espaço.



Os pães do outro dia são da Little Mermaid que fica na estação de Negishi da JR.



Não sei se vocês repararam, mas estou respondendo aos comentários. Estou comentando os comentários. Por favor, façam um clic no comentário e poderão ver minhas respostas também.



Dia 3 de março é dia das meninas. Aqui, o dia das crianças é comemorado separadamente. Dia 5 de maio é dia dos meninos. Quem tem filhas prepara tirashi zushi (sushi solto, sem enrolar) nesse dia. Eu não tenho filha, mas faço o tirashi no dia 3 de março, assim mesmo. Afinal, eu fui menina um dia... Tudo é motivo para comemorar. Nesses tempos de incertezas, vamos alegrar nossas vidas!

bolo



Quando nasce um bebê aqui, é costume enviar uma quantia em dinheiro simbolizando felicitações.

Depois de um tempo, os pais do bebê enviam um agradecimento que se chama okaeshi. Vem uma caixa assim com uma faixa onde está escrito o nome do bebê.




Dentro da caixa chegou esse bolo que se chama Baum Kuchen. Espero que dê para ver, eles assam cada camada bem fininha até formar uma roda grande. Esse tem cerca de 20cm. Conhecem esse tipo de bolo?
O tipo de doce ou presente varia, não é sempre esse bolo.


futebol

Teve campeonato de futebol. Meu filho continua jogando, ou melhor está na escolinha de futebol. Fico muito contente por ter um menino que gosta de futebol e joga futebol. Agora tenho com quem conversar sobre futebol, é tão bom.

Hoje depois da escola ele foi pescar com um amiguinho. Aqui perto não tem praia mas tem mar. Foram pescar no mar. Mas hoje o mar não estava para peixe. Mas é bom, eles tem muitas opções aqui por perto: pesca, parques cheios de árvores, shopping center, Mac, futebol, bicicleta, etc... tudo bem pertinho de casa.

pães


おいしいパンをいただきました。
Pan de queso sin queso pero relleno de chocolate. Loco pero muy rico!

Ai gente, me esforcei, espero que meu espanhol não esteja muito ridículo.

Ganhei mais pães e muffins essa semana. Essas bolinhas pretas do lado esquerdo, nunca tinha visto. Os japoneses estão fazendo pão de queijo sem o queijo. Essa bolinha tem muito creme de chocolate por dentro e por fora é a massa de pão de queijo, bem fininha e sem queijo. Muito criativo e interessante. A visita não falou onde comprou, mas pela embalagem, acho que é no Little Mermaid, na estação de trem JR Negishi.


Visita querida, se puder, me informe o local por favor. Assim outras pessoas poderão comprar. Quem sabe os maridos na volta do trabalho.

sorria

グラフィックデザイナー友人からこのスマイルをいただきましたので、私のプロフィールに載せます。超かわいいでしょう


Vocês repararam? Tem uma ilustração no lugar da foto do meu perfil.
Mudei também o texto.


Ganhei de presente de uma amiga que é uma designer maravilhosa e faz trabalhos lindos. Ficou lindo! Obrigada mesmo.


Nos seguidores, tem um dela em cor-de-rosa.

quiche

Self-crusting vegetable quiche. Sei que vc que me deu a receita está lendo, lembra dessa receita? Ficou muito bom, é fácil mesmo. Vc vai rir, mas não ficou nem self nem crusting. A farinha sumiu no meio da massa, não formou crust. Mas ficou boa mesmo assim. Obrigada.

Deixei o quiche no canto superior para mostrar o prato. É um prato de porcelana tailandesa, o desenho é muito bonito, dá para ver?

dieta

Quem não me conhece pessoalmente e vê tanta comida nesse blog deve achar que sou uma baleia.
Aqui a comida é muito cara e no máximo dá para ficar gordinho. Baleia é meio difícil. Quando volto a S P, vejo as pessoas enchendo o carrinho no Carrefour. Aqui as pessoas compram de pouquinho no supermercado (exceto no Costco).
Mesmo assim, para não engordar, deixo verduras cortadas para não atacar bolos e doces. Acima, vagem orgânica cozida. Pepino e cenoura em sticks tb. funcionam.
Ganhei uma receita de yakitori em português.

música

Obrigada pela visita a esse blog hoje também.
Hoje vou falar de música.
Comprei a música 'Viva la Vida' do Coldplay no iTunes.

Meu filho quis '20th Century Boy' do T. Rex. Lembram dessa banda? Do Marc Bolan. Essa música está na trilha de um filme japonês que ele foi ver.

É verdade que aí no Brasil não dá para comprar músicas no iTunes?

shopping

Tomamos café da manhã na IKEA, uma loja de móveis que tem restaurante e café tb. Esse prato com batata e ovo custa apenas 1 dólar.
Fomos conhecer o Shopping Center Lalaport. Shopping do jeito que tem em São Paulo ainda não existem muitos no Japão. Esta é uma loja de cartões, caixas, papéis e fitas para presente.

Fiquei impressionada, uma loja enorme de materiais para arte e design.


Para as novas leitoras que gostam ou trabalham com panos. Essa loja vende tecidos, lã, linhas, rendas. Achei um sonho, tudo muito lindo e delicado do jeito que eu gosto. Pena que não sei costurar nem bordar.


Esse carro além de diferente era muito barulhento. Em Minato Mirai.



chocolate

Hoje é Saint Valentine's Day (Dia de São Valentino). Aqui no Japão, as mulheres dão chocolate para os homens. Comprei esses.





Para vocês que gostam ou trabalham com embalagem, o que acham? Não é lindo? Adorei especialmente essa caixa azul em formato de coração.









sopa

Bouillabaisse (pronúncia: búia bésse, acreditem tá certo, fiz questão de perguntar para um francês. Onde eu arranjei o fracês? Aqui no bairro mesmo, tem gente de vários países)


Voltando ao prato: buia bece, originário de Marselha no sul da França.

Fiquei adiando dois anos para fazer. Tinha vontade, mas a receita era comprida, muitos ingredientes, enfim, desanimador. Mas é muito fácil, é uma sopa. Com camarão, peixe, tomate, etc...

Desculpe pessoal do Brasil (aí deve estar calor), aqui ainda está frio, continuo com o festival de sopas.

Bouillabaisse ( ブイア ベッセ、 ベースより発音が近いと思います)。
南フランスの海の幸いっぱいのスープ。12歳の男の子は「上品な味だね。」と言いました。
Pois é, a gente fica adiando as coisas, achando que vai ser difícil, vai dar trabalho. Mas essa sopa foi muito fácil, deveria ter tentado antes. E assim é na vida, às vezes queremos fazer algo, mas vamos adiando. Se fôssemos em frente, talvez desse muito certo, quem sabe?

O belo e o interessante

Se vc é observador atento deve ter notado que já viu estas fotos no meu blog. Recebi um e-mail falando que achou interessante esse homem vendendo várias coisas. Levei um susto. Resolvi revelar, essas 3 fotos não são minhas. Foram tiradas pelo meu filho. Quando saimos juntos, ele pede para usar minha câmera.


Essa foto foi no Sankei-en, ele quis tirar em macro e ficou se esticando para encontrar um bom ângulo.

Sempre quis saber se o senso estético, a sensibilidade e capacidade de apreciar coisas belas nasce com a pessoa ou pode ser ensinado. Não encontrei nenhum livro a respeito. Então resolvi experimentar. Desde quando meu filho era muito pequeno, dava toques, comentava o que eu achava bonito. Não ensinei, porque essas coisas não se ensinam. Falava quando algo bonito me emocionava.
Eu não tinha percebido até hoje, mas juntando essas 3 fotos, posso fazer uma análise mais objetiva. Vejo que existe meu olhar nas três. Explicando melhor, quando via uma flor falava que achava bonita. Quando via o céu, as nuvens, a lua, falava que eram belos. No começo ele fazia aquela cara de dúvida. Quanto ao vendedor do China Town, nas nossas viagens, reparamos que tem camelôs, vendedores de rua em muitos países.
Mamães com filhos pequenos, acredito que é possível exercitar o senso estético das crianças. Com filhos grandes também, por que não?
Vocês tem experiência semelhante ou diferente com os filhos?
Qual seria a utilidade de desenvolver o senso estético? Talvez nenhuma. Mas ela pode enriquecer nossas vidas, abrir caminho para um novo olhar para as mesmas coisas. Assim a vida pode se tornar bem mais interessante.
Agora vou tentar uma coisa mais difícil, testar a estética do feio com o meu filho. Vou perguntar se ele acha que pode existir beleza nas coisas feias. E onde poderia estar. Ou será que esse é um assunto difícil ainda para 12 anos de idade?





ameixeiras

Obrigada pelos comentários no post passado.
Fiquei muito contente.
Vou responder aos poucos.

Está acontecendo agora o Oktoberfest de Yokohama.
Vai até o dia domingo, dia 17 de outubro.
É uma festa alemã,
mas acontece todos os anos em Yokohama.



Músicos vem da Alemanha para cantar e animar a festa. 

O saquê é conhecido como bebida japonesa,
mas tenho a impressão que os japoneses bebem
muito mais cerveja do que saquê.
Procurei na internet mas não encontrei.



Eles vendem chopp e cerveja nesses stands.

Essa cerveja estava muito boa.
Se chama Paulaner.

Prato com salsichas, costela assada,
salsichas e acho que essas bolinhas
eram tipo nhoque frito.













Plum blossoms in Sankei-en.

三渓園では今、梅が咲いています。

Fevereiro é época das ameixeiras no Japão. Não são aquelas ameixas grandes, doces e gostosas. São ameixas do tipo para fazer umeboshi. Dão flores brancas. Aqui esses pontinhos brancos são todos flores.


Aqui vc pode ver mais de perto. São muito bonitas.
As cerejeiras são mais famosas, mas os japoneses apreciam muito as ameixeiras também. Talvez seja um sentimento diferente. As ameixeiras dão flores antes das cerejeiras. São um prenúncio de que o inverno está acabando e o longo período de frio vai embora.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

  © Layout Elisa no Blog por Fabiano Mayrink Blog designer.