-->



blog Lost in Japan


Acho que não mereço tanto, mas o amigo Alexandre do blog Lost in Japan fez um post sobre meus trabalhos com açúcar. Hoje não vou fazer post algum porque meu trabalho já está lá. Gostaria que vc fosse dar uma olhada lá. Ele é muito generoso, sempre lembra da gente. Acho que muitos de vocês já conhecem o blog dele. Quero agradecer também os comentários que deixaram neste blog e no blog Lost in Japan. Fiquei muito contente.

Aqui está o link:
Alexandre do blog Lost in Japan.

Alexandre, obrigada pelo post.


Flores de fondant


Fiz estas flores de fondant, também chamada de pasta americana em português. Serão para decorar um bolo de noiva de dois andares. Vou mostrar o bolo outro dia, mas hoje queria mostrar as flores. Fiz uma a uma em várias cores. Estou fazendo o curso Wilton de bolos em Tokyo.

Gostei do efeito. Parece um jardim cheio de rosas.
As flores estão espetadas com palito em esponjas que é para secar bem.


Ultimamente tenho falado muito de bolos. Mas prometo que voltarei a outros assuntos também. Muita gente falou que os bolos anteriores pareciam uma delícia, mas na verdade, eram de isopor por dentro. Não todos, mas os últimos sim. Não dá para comer mas dá para guardar ou usar como decoração. Eu mesma fico olhando e fico contente só de olhar.




Bolo de fondant


Hoje quero mostrar mais um bolo que fiz nas aulas de bolo Wilton. É difícil de acreditar, mas tudo começou com uma massinha branca parecida com massinha de modelar. Vamos esticando, tingindo, cortando, montando o bolo e eis o resultado!


Fondant é chamado também de pasta americana. Nós compramos pronto. Mas alguém teria uma receita de pasta americana?

Eu ficava vendo esses bolos lindos em fotos e sempre quis aprender a fazer esses laços. Agora aprendi.


Aqui acima mais um detalhe do bolo.


Comida com menos sal

Uma vez comi tortillas que uma amiga espanhola fez. Quase não tinha sal. Mas estava muito gostoso. Dizem que nós comemos muito mais sal do que o necessário. Não lembro exatamente a quantidade necessária, mas dizem que comemos o dobro ou triplo do necessário de sal. No Japão, o sal em excesso é chamado de " silent killer " ou assassino silencioso. Ele mata enquanto as pessoas não percebem. Depois de comer essa tortilla, passei a colocar menos sal na comida. Passei a tentar valorizar mais o sabor dos alimentos com menos sal. Por outro lado podemos acrescentar outros sabores como limão, vinagre, etc. É mais saudável e garanto que pode ser gostoso. É uma questão de hábito. Meu filho nunca gostou muito de comida salgada. Por isso ele gostou da minha providência de diminuir o sal. É uma pena que a comida japonesa seja tão cheia de shoyu que é muito salgado. Aliás dizem que esse é um dos únicos defeitos da culinária japonesa. De resto é muito saudável com peixes, legumes, verduras e pouca gordura.

APEC


Está acontecendo em Yokohama a APEC (Asia Pacific Economic Cooperation).
A região de Minato Mirai onde a conferência está acontecendo está com muito policiamento.
São 20 mil policiais. Nunca vi tantos assim na cidade. Presidentes de vários países vieram para a conferência.


Algumas ruas estão interditadas.

Vista noturna de Yokohama.

Obento


Hoje quero mostrar obento. Já mostrei em posts passados. Obentô quer dizer marmita japonesa. É um pouco diferente da marmita brasileira. Em geral se come frio mesmo. Do ginásio para frente os alunos levam obento para a escola. Eu faço todas as manhãs para o meu filho. Neste abaixo tem torta, hijiki (alga), caqui...





No obento abaixo tem renkon (raiz de lótus), maçã, etc.


No obento abaixo tem ovo (tamagoyaki), soja cozida, komatsuna (esse verde), lula, etc
Quem sabe vc se anime a fazer um obento para levar para o trabalho ou escola. É mais barato que comer fora e mais saudável. Vc pode controlar a gordura, o sal e incluir mais verduras.



Harajuku Tokyo

Fui ao bairro de Harajuku em Tokyo no domingo, dia 31, dia das eleições.




Na foto acima, a plataforma da estação Harajuku da linha JR. Fica no meio da cidade, mas chegando aqui mais parece que estamos no meio de uma floresta. Esta é a estação que mais gosto em Tokyo. Esse verde é do parque Yoyogi (ioio-gui) que fica logo ao lado.

Esta acima é a entrada da estação.


Em Harajuku há uma rua de comércio muito famosa chamada Takeshita Doori. Imagine que dos dois lados da rua onde não passam carros existam muitas lojas de moda jovem. Tirei essa foto do Mac porque é uma nova loja Mac Donald's. Aboliram o vermelho e criaram muitas lojas Mac em Tokyo com a fachada preta. Será só aqui no Japão? Tem em outras partes do Japão também?



Pensei que fosse encontrar muitas meninas vestidas assim, mas só encontrei essas duas. Da última vez que fui tinha muita gente assim.




Feliz Aniversário


Querida Mônica Paiva, Feliz Aniversário.Você é uma pessoa doce, sempre tem uma palavra alegre para cada um de nós. É um privilégio ter vc como amiga.




Decorei esse bolo no curso de bolo Wilton. Fiz cada uma dessas flores e o pássaro azul também. O trançado lateral imita uma cesta.



Verduras no vapor



Ultimamente tenho usado essa cuscuzeira para cozinhar verduras e legumes. No vapor. Sempre achei que demorava muito para fazer batatas cozidas. Leva todo o tempo de esquentar a água. No vapor vai muito mais rápido. Depois da batata, experimentei cozinhar abóbora como na foto. Deu certo com vagem, espinafre (horensô), batata doce, quiabo, aspargos, etc.

É mais rápido, ecológico e as verduras ficam mais gostosas. Acho que perdem menos nutrientes porque eles não vão embora junto com a água do cozimento. Adoro soluções assim, boas em muitos sentidos.

Comprei essa cuscuzeira em São Paulo. Vc pode encontrar em casas do norte, que são lojas de produtos do nordeste. Lá no nordeste essa panela é muito usada para fazer cuscuz.

No começo eu só usava para fazer cuscuz. Hoje uso também para cozinhar verduras no vapor.




Festa de Halloween


Halloween foi domingo, mas fui `a uma festa de Halloween no sábado na casa de uma amiga.


Ela decorou a entrada da casa.



Um enfeite que não sei o que é.





Mais enfeites. Ela decorou a casa toda.





Teve jantar, mas não teve abóbora no jantar. Foi uma festa a fantasia. Até que é bem divertido se fantasiar mesmo depois de adulto.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

  © Layout Elisa no Blog por Fabiano Mayrink Blog designer.