-->



Bolo com rosas


Lembram-se que mostrei essas rosas no ano passado? Fiz com pasta americana.
Hoje quero mostrar o bolo pronto.
É um bolo de dois andares.

queroEnfeite de rosas em cima do bolo. Dentro não tem bolo, tem isopor.

Este foi o bolo da última aula Wilton que fiz em dezembro.

Cemitério online



Não quero deixar um post falando sobre morte aqui, por isso vou deletar depois de algum tempo. Aproveitem para ler por enquanto.


Acima, uma foto da reportagem que saiu no jornal japonês Asahi.

Quando a gente acha que já viu de tudo na internet, aparece uma coisa assim: cemitério online!
Um templo japonês de Tokyo oferece esse serviço. As pessoas enviam fotos e lembranças do ente querido morto e estes podem velar por eles online.
Funciona assim: o templo contratou uma empresa que entende dessas coisas. Essa empresa cria uma home page sobre o parente morto. Os parentes vivos entram no site através de celular. Assim podem velar pelo morto.
E aí, acharam estranho?
Eu achei estranho, mas para boa parte do povo japonês, velar pelos mortos é algo muito importante. Muitos moram longe do cemitério, mas gostariam de orar pelos mortos. Assim surgiu esse serviço.
Para que o texto não fique muito comprido, vou terminar por aqui. Mas imagino que tenham ficado muitas dúvidas na sua cabecinha.
Gostaram da ideia de cemitério online ou acharam muito estranho?

Será que daria certo se fosse no Brasil?



presentes e vestibular



Ganhei esses doces da minha amiga Noriko. São chamados mán-dyuu (饅頭-まんじゅう). Dentro vem uma pasta doce de feijão azuki chamada ankô.



CadaSão muito bonitinhos.

São coelhos porque esse é o ano do coelho no Japão.


Ganhei esse presente com esse lindo bordado da Mônica Paiva do blog Moniquinhaquinquinha. Muito obrigada, o bordado está lindo, adorei. Não vou nem ter coragem de usar.

Hoje estava vendo na TV japonesa sobre o vestibular. Aqui tb é época de vestibular. Lembrei que a minha mãe inventou uma certa comida de vestibular: Arroz, salada de alface e frango. Acho que o frango era frito com pouco óleo. Enfim, ela fazia uma comida leve e nutritiva. Não sei se a época de vestibular já acabou por aí, mas fica aí a dica. Minha mãe fez para mim, meu irmão, uma prima e deu certo. Ela preparava nos dias em que tínhamos provas do vestibular. Não me lembro bem, mas acho que a bebida era algum suco natural. Nesses dias não tomávamos refrigerante nem comíamos sobremesa pesada.






Moti de Ano Novo



Cada povo tem uma forma de comemorar o Ano Novo. No Japão o Ano Novo é uma data muito importante. Antigamente, dizem que o povo daqui só descansava nesses dias e trabalhava o resto do ano sem parar. Por isso é uma data tão especial. Este enfeite da foto abaixo se chama Kagami moti (鏡餅-かがみもち). É uma oferenda aos deuses.


É costume enfeitar o moti de verdade, mas fiz esse com pasta americana. Dentro tem massinha de modelar de papel. Estiquei a pasta americana branca e cobri. A laranjinha que está em cima também fiz com pasta americana. Este enfeite com fios dourados é usado em datas comemorativas. O moti é oferecido aos deuses. Assim como no candomblé, é costume no Japão fazer oferenda aos deuses. As tradições antigas parecem ser parecidas em muitos países.


Feliz Ano Novo 2011

Quero desejar um Feliz Ano Novo a todos os amigos e leitores deste blog. Obrigada pela companhia no ano passado todo. Espero continuar


Para o fim de ano fiz esse bolo em formato de mala.Este bolo é de verdade. Dá para comer. Cobri o bolo com pasta americana cor-de-rosa e depois fui colocando as outras partes deste bolo. Pedi para o meu filho desenhar uma das etiquetas para a mala. Ele desenhou este mapa-mundi. Foi tudo feito com pasta americana.

Com essa malinha gostaria de desejar a vocês que estão viajando ou que vão viajar uma boa viagem. Aos que ficam também espero que passem bem este começo de ano.
Como passaram o fim e começo de ano? Espero que estejam todos bem.
Beijos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

  © Layout Elisa no Blog por Fabiano Mayrink Blog designer.