sábado, 2 de abril de 2011

Bolo e Rio Claro


Vocês conhecem esse bolo? É um bolo alemão que se chama baumkuchen. Muito popular no Japão, é um bolo em camadas muito finas. A Kiyomi do Kiyomi blog a.k.a. Piggy veio me visitar e trouxe esse bolo de presente. Estava uma delícia, obrigada.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Voltando a falar em dinossauros, na Rio Claro no interior do Estado de São Paulo tb tem dinossauros, ou melhor, fósseis deles. Quando eu fui em 2002, o museu da cidade estava fechado. Fui à Prefeitura e soube que os fósseis estavam guardados num depósito de lá. Perguntei se não poderia ver e uma funcionária disse que sim.

Estava tudo no chão, bagunçado, mas tinha alguns fósseis raríssimos e inteiros. Tinha um dinossaurinho de cerca de 30 cm. Sim, existem fósseis bem pequenos. Esse era muito bonitinho. Não sei como está hoje, se o museu reabriu ou se continuam no chão do depósito.

Conheci uma moça de Rio Claro recentemente e ela me disse que não sabia que existiam fósseis na cidade. Parece comum que as próprias pessoas de lá não saibam da existência desses tesouros nas suas cidades.

Fui tb a Monte Alto. Lá tem um Museu de Paleontologia. Tem uma estrada que leva à cidade. Antes de chegar tem uma montanha e lá existe um dinossauro de cimento pintado de verde razoavelmente grande. É para chamar atenção das pessoas para a existência de dinossauros ali.

...................................................................

Com tantas pessoas sofrendo com o terremoto, talvez o assunto não seja pertinente, mas existem tb muitos cães sofrendo por lá. Com o terremoto e tsunami no nordeste do Japão, muitos cachorros se perderam de seus donos. Muitos deles estão em abrigos da prefeitura ou sendo cuidados por associações de proteção aos animais. Há ainda cães cujos donos perderam as casas e estão em abrigos temporários.

Mas o problema é que em muitos abrigos cães não são aceitos. Há pessoas com alergia de animais ou medo deles. Além disso existe o problema de higiene em um espaço onde convivem dezenas e às vezes centenas de pessoas.

Hoje vi no JN que um cão foi achado vivo em cima do telhado de uma casa que boiava (acho que no mar). Fiquei admirada com a vontade de viver do cãozinho.


9 comentários:

Kiyomi disse...

Oi Elisa! Que bom que gostou do bolo! Quem gosta muito deste tipo é o Roberto, tanto que vou ver se compro mais rs
Pois é: até abril vou trabalhar durante a semana e folgar aos finais de semana! Amanhã vou ver se consigo ir a Yoyogi, parece que o evento é do lado de fora e transmitido via telão, mas quem participa ganha um cartão postal assinado por todos...
Sobre paleontologia: não sabia que na região de Ribeirão Preto tinha fósseis e uma grande pena mesmo que muita gente, inclusive a propria cidade não saiba de um grande tesouro historico e quem sabe contribuir muito para a ciência...
Beijao e bom domingo!!

Anônimo disse...

Nunca vi esse bolo, parece bolo de rolo mas ás avessas :D

Eu vi na TV que uma cidade está esperando as chuvas acabarem pra poder escavar uns fosseis, acharam novos fosseis depois que a chuva forte carregou a terra, acharam um fêmur e outro osso está sendo desencoberto pela chuva numa encosta, acham que é a tíbia.

Eu também vi o cachorrinho, minha mãe chorou quando soube. Eu sempre penso nos bichinhos que também estão sofrendo com essas coisas que aconteceram...fico pensando que fim será dado á eles.

Bjs

Anônimo disse...

Eu de novo... foi em Peirópolis, Minas Gerais. Segue o link da notícia:

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/03/21/chuva-ajuda-trabalho-dos-pesquisadores-no-sitio-paleontologico-de-peiropolis-no-triangulo-mineiro-924051352.asp

Mônica disse...

Elisa
Acabei de ver um blog portugues que eles falaram sobre viver-se "offshore. Voce sabe o que é isto?
A andrea não está pra mim explicar.

Eu também vi este cãozinho ser salvo.
Fuquei pensando para onde iriam leva-lo.
Este bolo está cm um jeito de ser delicioso.
com carinho Monica.

Desabafando disse...

E ai amiga? COmo estao as coisas por ai? Esse bolo parece bom! É me da tanta pena desses animais mas espero que tudo volte a normalidade.

Fabiana disse...

Elisa,
Que saudades desse bolo......
ah, como eu comia esse bolo.....

Sabe que nunca fui a um museu de Paleontogia, mas acho que com a novela vamos ouvir falar muito ...
Uma vez no shopping veio uma exposição falando sobre os dinossauros, mas o preço era um pouco salgado.

Quanto a matéria do cachorro no telhado, eu vi .....e me emocionei com a luta pela sobrevivencia dele...

beijos

lolipop disse...

Oi Elisa,

Sabe que eu adoro esse bolo!!!
Ai...quando for aí novamente vou comprar uma fatia grande!!!!!!

BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Mônica disse...

Elisa
Obrigada pela explicação. Agora posso voltar no blog do moço e comentar .
com carinho MOnica

Akatl disse...

Oi Elisa, também há fósseis de dinossauros em Marília, fiz um estágio em arqueologia no sítio de lá. Quanto o Japão, torço muito para que tudo se resolva o quanto antes. Abraço!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...