quinta-feira, 21 de julho de 2011

Desenvolver o senso estético em crianças

Se vc é observador atento deve ter notado que já viu estas fotos no meu blog. Recebi um e-mail falando que achou interessante esse homem vendendo várias coisas. Levei um susto. Resolvi revelar, essas 3 fotos não são minhas. Foram tiradas pelo meu filho. Quando saimos juntos, ele pede para usar minha câmera.


Essa foto foi no Sankei-en, ele quis tirar em macro e ficou se esticando para encontrar um bom ângulo.

Sempre quis saber se o senso estético, a sensibilidade e capacidade de apreciar coisas belas nasce com a pessoa ou pode ser ensinado. Não encontrei nenhum livro a respeito. Então resolvi experimentar. Desde quando meu filho era muito pequeno, dava toques, comentava o que eu achava bonito. Não ensinei, porque essas coisas não se ensinam. Falava quando algo bonito me emocionava.
Eu não tinha percebido até hoje, mas juntando essas 3 fotos, posso fazer uma análise mais objetiva. Vejo que existe meu olhar nas três. Explicando melhor, quando via uma flor falava que achava bonita. Quando via o céu, as nuvens, a lua, falava que eram belos. No começo ele fazia aquela cara de dúvida. Quanto ao vendedor do China Town, nas nossas viagens, reparamos que tem camelôs, vendedores de rua em muitos países.
Mamães com filhos pequenos, acredito que é possível exercitar o senso estético das crianças. Com filhos grandes também, por que não?
Vocês tem experiência semelhante ou diferente com os filhos?
Qual seria a utilidade de desenvolver o senso estético? Talvez nenhuma. Mas ela pode enriquecer nossas vidas, abrir caminho para um novo olhar para as mesmas coisas. Assim a vida pode se tornar bem mais interessante.
Agora vou tentar uma coisa mais difícil, testar a estética do feio com o meu filho. Vou perguntar se ele acha que pode existir beleza nas coisas feias. E onde poderia estar. Ou será que esse é um assunto difícil ainda para 12 anos de idade?

Bem, hoje meu filho está com 15 anos. Quer começar um blog e está pedindo para divulgar para vcs. Depois dessas 3 fotos ele tirou muitas outras. Ganhou uma câmera, viajou sozinho para Kyushuu e Ibaraki e tirou muitas fotos. Ele quer mostrar algumas delas num blog. Aguardem.



10 comentários:

Rosa Sumi disse...

Oi, Elisa!
Fiquei curiosa para ver as outras fotos do seu filho.
Se você não tivesse falado que foi uma criança de 12 anos, eu até pensaria que tinham sido tiradas por um profissional, ele tem futuro. Dê um abraço nele por mim.
bjs, Rosa.

Rosana Sperotto disse...

Elisa, gostei tanto da leitura que fazes da importância de se ter olhos aguçados para a beleza. Acredito sim que devemos nos empenhar em desenvolver a sensibilidade dos filhos, e que os frutos vêm. Assim como reconheces teu olhar atrás do olhar do teu filho capturando instantes belos, é uma das minhas maiores alegrias quando algo parecido acontece com o meu, homem feito, que felizmente herdou essa busca pela estética que faz a vida mais interessante, como bem dizes. Aguardo o blog do fotógrafo talentoso. Abração!

Marcelo 河 野 disse...

Bom dia, Elisa.

Gostei bastante dessa sua postagem. Já há algum tempo estouseguindo seu blog. Obrigado pelas postagens!

Concordo com vc, senso estético, sensibilidade, capacidade de apreciar as coisa, aproveito e acrescento senso ético, respeito etc. pode sim ser ensinado aos nossos filhos, às vezes até pela nossa postura e exemplo.

Vou tentar com meu filho de 5 anos.

Tenha um excelente dia.

Tudo de bom.

Marcelo
mhkono.blogspot.com

Mônica disse...

Elisa
Que coisa mais linda e genial!
É assim que se educa!
Tomara que muitos pais tenham visto o seu depoimento.
Sou solteira e nunca quiz ter filhos, mas o que acho mais lindo numa criança, qualquer que ela seja é que nela tem duas personalidades : as dos pais. E depende deles o aperfeiçoamento deste ser tão pequeno ainda mas cheio de sabedoria.
E vou aguardar o blog de seu filho!
com carinho Monica

ANA LÚCIA disse...

Assim que você divulgar, visitarei o bloguito do seu filhote. Bonitas fotos.
Bom fds,
Ana

Bah disse...

Já consigo imaginar daqui alguns anos eu frequentando o blog dele e falando: sua mãe falava isso de vc... aff eu to ficando velha rahhahha

Kisu!

Desabafando disse...

Acho que seu filho tem um olhar sensível para fotografar. Essas fotos estão belíssimas e vc deveria sim incentivá-lo a continuar e tentar talvez enxergar tb beleza em algo que pareça feio.

Tabeteimasu - Denise disse...

Acredito que todos devem cultivar o dom que existe em cada um.

Muitas vezes temos que enfrentar os medos e mudanças para garantir a felicidade.

E você está certa em apoiá-lo! Se fosse mãe, faria a mesma coisa.

Estamos aguardando ansiosos com mais fotos dele... rs

Abraço,
Denise.

Fernanda Reali disse...

Que delícia! Tomara que ele se inspire no Lost in Japan do Mauj, referência em termos de utilidade e diversão para mim.

beijoooo

Luiza Hidemi disse...

oi elisa ^^

acho q algumas pessoas tem um dom, mas as que nao tem, podem aprender.
acho q tambem nao adianta ter o dom e nao ter como desenvolve-las...


pelas lindas fotos, acho q seu filho nasceu com um dom e vc o ajudou a desenvolver XD

bjos

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...