quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lavar o banheiro

De uns tempos pra cá, tenho visto em livros, revistas e músicas que limpar o banheiro dá sorte no Japão. O banheiro daqui é geralmente muito pequeno. Nós brasileiros demos o apelido carinhoso de banheiro de avião porque é tão pequeno quanto. rsrs É tão pequeno que dá para limpar em 5 ou 10 minutos!!

Ano passado uma das músicas de maior sucesso foi uma que falava sobre o banheiro. A letra diz que se vc limpar o banheiro e deixá-lo brilhando, vc vai ficar muito bonita.

Já vi livros contando sobre pessoas que ganharam dinheiro, conseguiram marido, ganharam na loteria só de limpar o banheiro.
Vira e mexe, acho que o povo japonês é muito curioso.

No Brasil eu nunca tinha limpado um banheiro, mas hoje acho bom, é um exercício de humildade.

Não existe ralo nos banheiros do Japão. Por isso não dá para jogar água e lavar. Então só podemos passar um pano.

Se vc mora no Japão, aqui vai uma sugestão:
Se vc passar um pano todos os dias (ou quase todos os dias), ele ficará mais fácil de limpar. No Brasil eu nunca tinha limpado um banheiro, mas hoje acho bom, é um exercício de humildade.

Pegue uma bacia, um zookin (pano de limpeza), água morna porque agora está frio, luva se quiser. Tudo isso vc encontra na loja de 100 yens.
Vá passando o pano no vaso sanitário, no chão, vá trocando a água do pano. Dizem que se há homens na casa, é bom passar o pano nas paredes laterais tb por causa do xixi. O banheiro é tão pequeno que as paredes ficam logo ao lado do vaso sanitário. Na água eu coloco um pouco de Pinho alguma coisa comprado na loja brasileira. Os desinfetantes japoneses tem um outro cheiro.

Não sei se vc ficará mais bela, mais rica nem se vai arranjar marido,mas pelo menos seu banheiro vai ficar limpinho. Isso tudo parece ter relação com crenças e costumes antigos do Japão.



15 comentários:

chica disse...

E Limpar banheiros é importantíssimo, seja por qualquer motivo,rsrs...beijos,chica

Cynthia Le Bourlegat disse...

Acho que só pelo prazer de ver limpinho a gente se sente mais bonita, sei lá, mas faz sentido rs!
Quanto aos bolos me sinto orgulhosa em ter sido sua incentivadora, porque vc realmente arrasa nos bolos, são impecáveis Elisa! gde beijo

Anônimo disse...

Há,há... essa foi pra mim sem dúvida... tenho implicância com isso... a casa pode estar numa bagunça incrível mas banheiro sujo eu não suporto. Quando estou com algum problema na cabeça para resolver corro para os meus materiais de limpeza e lá vou eu limpar o banheiro, esfrego tudo com toda força, me faz bem.... mesmo quando vem uma diarista me ajudar com a limpeza da casa o banheiro quem limpa sou eu... não consigo confiar, sempre acho que ela não vai limpar direito tadinha...um abraço fabi

Muriel disse...

oi..
Taí uma coisa que adoro fazer limpar banheiros..
Aqui em casa tenho dois... levo em torno de 40 a 45 minutos limpando um banheiro...
Demora muito...
Mas me sinto como se tivesse fazendo ioga...
Bjus...
Tbm adoro saber coisinhas do Japão..

Kiyomi disse...

Oi Elisa!
A musica "Kamisama no Toilet", de Uemura Kana, ela compos para a avó dela que todo dia limpava o banheiro acreditando que ficaria bonita e que viria a deusa (megame) para visitar, alguma coisa parecida.
E era uma historia real. O interessante tambem é que Kana usa dialeto Kansai (como por exemplo, a palavra Beppin - que seria igual ao "Bijin").
Em casa tem que ser todo dia, bem, por motivos obvios... Apesar de ser separado do ofuroba, o banheiro do apertamento é exatamente como voce chama de "banheiro de avião" rs

Beijao!

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Como vc sabe aqui no Brasil os nossos banheiros são maiores, acho que o meu ai seria considerado um quarto de dormi! Eu sempre lavei banheiros!Desde pequena! Minha mãe, acho eu, que por estrategia(nós eramos seis:5 meninos e uma menina!)tinha um lema:" o último que tomar banho: lava o banheiro!" Até hoje, não sou chegada a banhos... água e sol, para mim só de longe(vou ao mar e não entro nele)! Bem, depois de lavar um banheiro grande... o jeito é tomar um banho bem caprichado, né? Por que: um banheiro com 5 homens, um paninho só não basta!

Anônimo disse...

Elisa, eu detesto lavar banheiro, e como tenho faxineira quase não lavo. Mas qdo morei nos EUA um dos meus empregos foi lavar banheiro de uma empresa. Vc imagina ???
Eram mais de 10 banheiros com mais de 20 privadas cada. E eu lá esfregando, desentupindo... Ai eu detestava. E nunca vi tanto p. na minha vida. De todas as cores e feitios. os homens não tinham o mínimo de respeito.Imagina que a gente colocava um cavalhete na porta para dizer que estavam lavando e que o banheiro estava interditado. Não adiantava.Os homens entravam lá e nem ligavam se eu era mulher e estava lá dentro TRABALHANDO.. Tiravam para fora e faziam xixi sem nenhum pudor... Se lavar banheiro deixasse algúem rico eu já teria ficado milionaria naquela época. Acho que lavar banheiro é tão chato que eles inventaram isso para as pessoas ficarem felizes. Ainda bem que os do Japão são pequenos...

Tabeteimasu - Denise disse...

Os banheiros do Japão são inesquecíveis... Onde morava em Kisarazu lembrava um banheiro de trailer, por não haver azulejos.

Uma vez saí mais cedo do trabalho e a 1ª coisa que fiz qdo cheguei em casa foi lavar o banheiro, que estava encardido... aproveitei o embalo e fui limpar a cozinha, no final fiquei sem tempo para fazer a janta. Conclusão: tomei uma bronca feia do Carlos, que ao chegar mais tarde do serviço, havia achado que tinha feito algo para comer... rs

Ótimo post, adorei!

Bom fds, bjs

Anônimo disse...

Elisa, minha muito querida amiga. Lembra do carrinho de pipocas em frente ao cine Palas?
Bom, me desculpe pela falta de visitas por aquí. Infelizmente tive que parar um pouco a blogagem porque o trabalho me é prioritário.
Adorei essa sua postagem. É muito curiosa e correta. A limpeza no banheiro é fundamental, né? Valoriza a limpeza da casa.
Minha querida. Uma beijoca bem carinhosa de saudades prá vocês todos aí. Taubaté ainda aguarda você.
Manoel.

Anônimo disse...

Elisa , ai o povo ate que pode ficar mais feliz mas eu so tive desilusão na minha vida enquanto lavava o daqui kkkkkkkkkkk Ai ai , recordei agora dos meus dias de escravo isauro quando eu lavava a casa toda em 2 horas "TODO DIA",Até hoje eu sou apegado ao sabão de barra que eu usava , o Ypê Azul =D kkkkkkkkkkkkk
Um abração bem grandão pra vc querida !!!!:)

Janinha disse...

Oi...
Como eu amo a cultura Japa parei por aki e tô fikando mto lindinhu td aki...
Passa lá no blog tbm...
bju

Mônica disse...

Elisa
Que bondade!
Voltou sem ninguem interfirir.
E uma vergonha mas aqui em casa nós tivemos a Tonha por toda vida e agora a gente tem a Valeria.
Então ser dona de casa aqui é arrumar a cama lavar roupa, eu adoro. passar mais ou menos .
Porque eu ficava o dia inteiro fora e a Tonha fazia tudo pra mim.
Fiquei preguiçosa. Lavar banheiro. Não precisava apesar de lá em casa ter tres dentro da casa. Mas as nossas ajudantes faziam enquanto eu trabalhava das cinco da manha as 17 horas.
Agora em BH não precisa porque tem a Valeria.
Será que vão me achar muito preguiçosa?
com carinho
Que bonda ver os comentario de novo.
E a Marilia contando que antes de ser baba lavava banheiro por isso ela diz que não tem nenhuma lembrança boa dos 9 meses que passou nos EUA.
com carinho MOnica

Anônimo disse...

Elisa, querida amiga. Estou com saudades de vocês.
Beijocas de Taubaté.
Manoel.

Beth/Lilás disse...

Oi, Elisa!
Também acho que um banheiro bem limpo é algo imprescindível numa moradia.
E esta forma de pensar bem japonesa, de humildade, deveria ser exercida por muita gente que se acha e não põe as mãos na massa, sempre deixando para as pessoas mais simples.
bjs cariocas

Desabafando disse...

por ser arquiteta te confesso que fiquei curiosa para ver um banheiro japones. Posta uma foto?

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...