Pular para o conteúdo principal

Iogurte de manhã



O café da manhã é uma refeição muito importante do dia, mas por vários motivos as pessoas deixam de comer direito de manhã.
Hoje quero mostrar o que eu e minha família comemos de manhã. Quero mostrar aqui porque é fácil e rápido. Demora menos de 5 minutos para ficar pronto. Se não der tempo de comer mais nada, pelo menos isso seria muito bom.



É iogurte
banana
granola
leite
gergelim triturado
mel
kinako (farinha de soja)
linhaça
Agora é só pegar os ingredientes e colocar no prato. Vc pode variar as frutas e nem precisa ser tudo isso. Pode ser uma coisa ou outra.




Gosto também de leite com gergelim triturado, kinako (farinha de soja), mel, achocolatado e adoçante. Tomo gelado e fica muito bom. Gergelim é bom para prisão de ventre.



É assim que faço o suri-gomá ou gergelim amassado ou triturado. Essa vasilha se chama suribati e podemos amassar o gergelim com esse bastão. Essa vasilha é tradicional e muito usada no Japão. Hoje em dia já vendem o suri-gomá pronto, mas não é a mesma coisa porque perde muito no sabor e aroma. Feito na hora fica muito melhor.

O tecido das fotos é de padronagem tradicional japonesa.

Gomá quer dizer gergelim em japonês.





Comentários

uma receita boa de saúde! realmnete é diferente o surigoma comprado e o moído em casa.

tb uso mto kinako, eu gosto do sabor.
e viva o iogurte!
bom descanso
Kawaii Biscuit disse…
Também gosto do kinako, mas ainda não tinha visto em mais nada além daqueles motis.
Vou experimentar a dica.
Bjs, Rosa.
Denise disse…
oi,Elisa:
Comecei a te seguir pra matar a saudade da época em q morei ai...Seu café é bem diferente mas muito saudável,acho qquer dia vou fazer aqui em casa.
Na verdade resolvi fazer um blog separado e é novinho,novinho para separar os assuntos. No outro falo mais da construção da minha casa,aqui no BR.
Nem sei se vou postar tanto aqui mas sempre vou acompanhar vc ai do outro lado !!
bj
Denise disse…
Olá Elisa!

Adorei seu café da manhã, vou comprar o kinako e o gergelim para experimentar!

Geralmente tomo o iogurte com a ração humana mas já enjoei... rs

Bjinhos
Thais disse…
bem que eu queria comer mais saudavel no cafe da manha, mas nao suporto leite!! ai troco por yogurte, mas nao abro mao de pao, como o daqui é duro, como torrada. beijos
Oi, Elisa!
Realmente, preciso reforçar o meu café da manhã... Normalmente tomo leite (quente) com mel, torrada com geleia (geralmente de laranja com casca e tudo) e alguma fruta que houver. As vezes troco a torrada com leite com cereal. Ou iogurte com cereal. Mas sair de casa sem tomar leite, jamais! Parece que falta alguma coisa...
Tambem preciso experimentar com kinako e gomá...
Beijao!
Mônica disse…
Elisa
Que diferença do nosso café da manha.
A gente come frutas, suco, café com leite( mamae ama) Eu substituo com café puro ou leite com nescau. E pão ou biscoito , pão de queijo, presunto e mussarela.
Mas o seu é muito mais saudável.
com carinho MOnica
Eu só queria saber se alguem que cuida das éguas de meu tio já experimentou o leite.
Depois eu te conto!
Beth/Lilás disse…
Oi, Elisa!
Eu ganhei há poucos dias esta vasilha de presente de um amigo japa e achei-a linda e curiosa, mas ainda não a usei, tenho que comprar o gergelim, pois acho que é exclusivamente para isso, né?
Bem, minha primeira refeição é parecida com a sua, mas coloco também mamão ou melão, adoro!
Tirei o carboidrato pela manhã e estou achando ótimo, sinto-me mais leve. Incluo apenas um polenguinho light, pois não sou chegada à leite.
bjs cariocas
Georgia disse…
Hahahahaha, a tattoo não é minha não, e de um cliente :)

Não sabia que se usava gergilim com leite... eu adoro gergilim ;)


bjus, boa sexta!!!
Heloísa disse…
Além de saudável, muito gostoso.
bjs
Desabafando disse…
Uma coisa que eu amo é iogurte com salada de frutas..rsrsrs...fica bom! rsrsrs...
Denise disse…
Poxa Elisa, não tenho o suribati! Preciso ir a Liberdade comprar, obrigada por ter lembrado! rs

Os tecidos das fotos são muito lindos, amei!

Bjinhos
Elisa no blog disse…
Eu adoro pão. Por isso além disso ainda como pão com manteiga ou presunto ou queijo ou tudo isso junto. Quando tenho tempo coloco fatias de tomate ou pepino ou alface com requeijão no pão. Gosto de geleia tb no pão.

Denise,
se for comprar suribati na Liberdade, cuidado para não comprar grande ou pequeno demais. O grande ocupa muito espaço e eu tinha um pequeno demais esparramava tudo pelos lados.
Bah disse…
Olá querida!

Fico sumida, mas sempre apareço viu?

Adorei essa dica de café da manhã, pena que para eu tomar café da manhã tem que ter o próprio café senão parece que nem acordei e passo o dia inteiro mal...

Sobre o filme, vc pode baixar aqui: http://btjunkie.org/ procura o nome do filme e tem que ter instalado um programa chamado Torrent. Já ensinei isso num post, que não me lembro qdo foi, mas acho que o título era: baixe aqui! rs... Xiu, não contei nada pra vc rs...

Kisu!

PS: qq dúvida, em manda um e-mail que eu respondo...
Fabiano Mayrink disse…
A primeira foto me deixou com uma fome! adorei o de bananas ;)

Postagens mais visitadas deste blog

7. Guêr ou ger, tenda-vivenda da Mongolia

Hoje vou mostrar como se monta uma tenda ou casa mongol. Ela se chama ger (guêr). Construir o ger fazia parte desta nossa viagem.
Na época que eu fui a temperatura estava entre 10 a 15 graus de manhã e a noite. Durante o dia estava entre 20 e 25 graus. Foi agradável e deu para fugir um pouco desse calor infernal que está fazendo no Japão esse ano.
Primeiro coloca-se a porta e estrutura da parede.
Em seguinda monta-se o pilar central dentro do ger. Colocam a base do teto. Olhem que gracinha esse menino no centro da foto.
Não sei se esse garotinho queria ajudar ou brincar, mas lá estava ele escalando a grade.
O esqueleto do ger é coberto com pano e cobertor de lã de camelo.
Cobrem o teto e paredes com tecidos grossos para proteger do frio. O menino ainda está lá.







Cobrem com o tecido branco característico de todos os gers. Meu filho quando pequeno também era assim, queria ajudar em tudo. Aliás, ele ajudou muito para fazer esse ger. E gostou da experiência.
Fiquei refletindo. Nós das cidades quando const…

8. Mongolia: roupas e comida

Hoje vou falar da roupa e comida da Mongólia.
Eu sei que Mongólia tem acento. Mas no título não coloquei de propósito porque assim, podem fazer um hit em inglês e pelo menos poderão ver as fotos. Já com acento acho que não aparecerá nas buscas em inglês.
A roupa que as mulheres estão usando se chama dêr. É longo, quentinho, protege bem do frio.
Com essa roupa as mulheres podem se afastam um pouco do ger (tendas) e vão fazer xixi. Elas se agacham e o dêr cobre tudo. Muito prático. Dá até para andar a cavalo.

A roupa típica dos nômades para homens também se chama dêr. O Dêr dos homens não é estampado como das mulheres. Esses dois homens, o do centro e do lado esquerdo usam dêr cinza com faixas coloridas. O homem da foto abaixo usa dêr azul. Na cabeça usam boné ou chapéu tipo ocidental. Eu acho que chapéu e bonê não combinam com o dêr. Mas o chapéu típico é assim: Imagine a metade de um coco. Em cima do coco, bem no meio fica um chifre comprido com uma bolinha na ponta. É meio esquisito, acho que por i…

Verduras no vapor

Ultimamente tenho usado essa cuscuzeira para cozinhar verduras e legumes. No vapor. Sempre achei que demorava muito para fazer batatas cozidas. Leva todo o tempo de esquentar a água. No vapor vai muito mais rápido. Depois da batata, experimentei cozinhar abóbora como na foto. Deu certo com vagem, espinafre (horensô), batata doce, quiabo, aspargos, etc.
É mais rápido, ecológico e as verduras ficam mais gostosas. Acho que perdem menos nutrientes porque eles não vão embora junto com a água do cozimento. Adoro soluções assim, boas em muitos sentidos.
Comprei essa cuscuzeira em São Paulo. Vc pode encontrar em casas do norte, que são lojas de produtos do nordeste. Lá no nordeste essa panela é muito usada para fazer cuscuz.
No começo eu só usava para fazer cuscuz. Hoje uso também para cozinhar verduras no vapor.