Terremoto no Japão

Queridos leitores, amigos, parentes, eu estou bem e minha família também. Não se preocupem.

Ainda acontecem tremores de terra todos os dias aqui em Yokohama. Mas são muito mais fracos do que aquele do dia 11 de março.

A situação não está nada fácil. Mas decidi tentar levar a vida normalmente. Durante alguns dias após o terremoto eu perdi a fome, me sentia insegura, não dormia direito. Mas vejo que essa situação vai se prolongar por causa das usinas atômicas, então achei melhor tentar viver normalmente na medida do possível.

Conheço 3 pessoas que estavam na Usina Nuclear de Fukushima na hora do terremoto. Segundo o relato de um deles, o chão fazia movimento de ondas. Um deles conta que o chão rachou, abriu uma rachadura entre os pés dele. Na hora de evacuar, os trabalhadores da usina embora muito assustados, saíram calmos, sem pânico. Logo depois veio o tsunami de mais de 10 metros nessa área. O que contei aqui acho que vcs não ver em nenhuma mídia. Eu mesma fiquei sabendo por acaso porque conheço essas pessoas. Sabíamos que eles estavam lá, mas durante dias não sabíamos o que tinha acontecido, se tinham saído a salvo. Mas eles estão bem e já voltaram a Tokyo.
Os supermercados continuam sem pão, leite, ovos, arroz, nattô. Tem toofu mas não tem nattô. Não entendo isso. Indo bem cedo, podemos encontrar quase tudo.

Conheço pessoas que entendem bem do assunto e segundo elas, a radiação em Yokohama e Tokyo é muito fraca. Muito mais fraca que um Raio-X. Portanto não há motivo para sair correndo de Yokohama por enquanto.

Muitas amigas se foram, mas agradeço a todos vcs que me escreveram. Fiquei comovida com as palavras dizendo: eu estou aqui, mesmo que longe e somente online. Conte com nossa amizade.
São gestos que estão sendo muito importantes para mim hoje.


Comentários

que bom Elisa. sei que está barra por ai, mas com certeza os amigos vão ficar mais aliviados ao ler seu post (vendo q estamos dando um jeito de sobreviver a tudo isso)
não desanima! logo tudo isso é um pesadelo que acabou.

e vamos que vamos viu! que vcs todos ai fiquem bem.
bjs
Elisa, arigatou pelo dia de ontem, fazia muito tempo que a gente nao se via e como sexta eu tirei folga, deu para ir ao International Lounge. Apesar do imprevisto do Keihin (sempre tem um que resolve fazer uma viagem so de ida ne), foi bom a viagem de onibus, para a gente por o assunto em dia.
Mas fico mais aliviada perante muitos assuntos e a gente tem que seguir adiante. Eu consegui me recuperar melhor depois de segunda-feira e dormir bem a partir de terça. Mas tambem nao poderia ficar dessa forma, teria que levar novamente a vida que sempre levei. Apesar de eu estar de folga por dez dias, mas ordens do chefe, ne?
Fico contente mesmo em te-la reencontrado e a gente vai se recuperar desse choque, sem trocadilhos!!
Beijao e gomen ter esquecido de ligar na volta ><
chica disse…
Espero que as coisas se ajeitem por lá! Fica bem,beijos,chica
@lilibollero disse…
Querida, rezo para que esta situacao termine logo e a gente volte a viver mais normalmente. Seu cuida. Cuida da familia, e precisando, estamos aqu para dar colo!
Mande noticias.
Bj
@lilibollero
Angela disse…
Elisa,
Que força e coragem vc tem! Estou rezando por vcs. Sei que isso vai passar e vão se recuperar.
Boa sorte a vc, familiares e a todo povo que vive no japão. Deus os abençõe.
Beijo
Anônimo disse…
elisa,
temos que seguir com as nossas vidas mesmo, o trabalho, a casa, as crianças chamam por nós né?
como vc diz, não posso reclamar perante aqueles que perderam tudo, eu me solidarizo e queria ajudar de alguma forma. Só faço chorar ao ligar a tv e ver as pessoas que passaram pela tragédia, dói no fundo da alma.
qualquer coisa que precisar vc tem o meu email. um forte abraço e tudo de bom
beijos
madoka
Jenny C. disse…
Fico muito feliz que vc, sua família e seus amigos estejam bem! Continuarei orando por todos que estão aí. Espero que as coisas se resolvam logo.

Abraços
Olá, que bom saber que vc esta bem!
Estamos aqui em orações para que seja breve o restabelecimento da tranquilidade na grande terra do SOL NASCENTE, beijos e abraços a todos,
waldir
Olá Elisa
passei por aqui por ter sido atraída pelo título do seu post.
A quei no Brasil, ficamos muito assustados e preocupados com o que vem acontecendo por aí. Sabemos da organização deste povo e nos alertamos com a fúria da natureza a impotência do homem frente a ela.
Desejo que tudo se restabeleçae que a vida volte a normalidade.
bjs
lu disse…
elisa, estamos td torcendo e vibrando pra que o dia de amanha seja melhor que o de hj e amigos verdadeiros existem nao importa onde estivermos sempre estarao conosco. prova disso sao as pessoas que escrevem p vc aqui!!!! e mtas outras quais estao orando por tds vcs ai e uqe nem imaginamos a qtdade delas e abençoado seja Deus que livrou-nos de um mau maior neh!!! embora a tragedia tenha sido gd, ainda temos saude e vida, temos maos p trabalhar e reconstruir. o que podemos tirar de bom dessa tragedia é que os povos(independente de religiao/raça) estao unidos e pra nós brasileiros principalmente os que ai estao, serao mais reconhecidos perante a sociedade japonesa o que me faz ficar feliz. estamos aki lado a lado por vcs!!! e diariamente esperado noticias. bjus e abraços.
Beth/Lilás disse…
Oi, Elisa!
Muito importante nesta hora você fazer este post, pois seus amigos e família poderão ter certeza de que estás bem, depois de a lerem por aqui.
Bem, os japoneses estão acostumados à terremotos desde criancinhas, mas não estão para este problema maior que é a radiação, portanto, acho que todo o cuidado, leitura, informação correta e ao mesmo tempo tranquilidade, são fatores importantes nestas horas.
Continuamos por aqui, torcendo para o melhor para você e todos os japoneses.
Tenha um bom domingo!
bjs cariocas
Vinicius disse…
Elisa, minha querida, que bom saber que você e seu filho estão bem; faz tanto tempo que não nos falamos! Desejo-lhes o melhor. Fique bem e dê noticias.

Abraço.
lolipop disse…
Elisa...

Sei que "normal" é por enquanto só uma tentativa...mas acho que as coisas estão lentamente melhorando.
E o pior nisso tudo são as fobias...imagina que os Polacos esgotaram os stocks de comprimidos de iodo com medo das radiações...dá para rir, né?

Abraços amigos e fortes
Jaqueline disse…
Fico feliz por vc estar bem!!! Que Deus olhe por todos vcs... Beijos querida!!!
Satie disse…
Oi querida
que bom saber que esta bem, nos aqui em Tokyo tambem!
Tudo vai passar logo e isso tudo fara parte apenas de nossa lembranca, o japao eh um pais guerreiro e vai superar isso tudo rapidinho!
Estou com uma pessoa da mongolia hospedada aqui em casa, ela estava em Sendai durante o terremoto. Mostrei pra ela o seu blog com a viagem pra la, ela adorou!
um beijo grande e muita sorte pra todos nos!
Mônica disse…
Elisa
Quanta alegria de saber mais um pouco que dia após dia voce e sua familia estão caminhando para a normalidade.
Mas mesmo assim a gente fica um pouco apreensiva pois os noticiarios adoram o ruim e tragico.
Tenha um bom dia
com carinho Monica
Paralelo Longe disse…
Olá Elisa,
Mais uma vez passo por aqui pois vou pensando muito em você por estes dias. Gostei de ler o seu post. Consegue dar-nos uma ideia muito concreta das dificuldades por que o povo japonês está passando mas leio nas suas palavras a coragem de iniciar a reconstrução de imediato. Acredito que muito em breve a vida poderá ir regressando à normalidade. É bom ver que os seus amigos espalhados por todo o mundo têm você no pensamento. Um grande abraço Elisa e por favor vá dando notícias porque todos nós estaremos aqui para dar toda a força possível. BJ
Fernandinha disse…
Querida,

Bom saber que você e os seus estão bem de saúde e procurando reunir os caquinhos e seguir adiante.Só nos percebemos sobre a vida, a importância de nossas relações e das pequenas coisas mediante tão grave acidente.Vemos o quanto é importante um afago,gesto o alimento de todos os dias.Força e serenidade.Que o bom Pai os esteja protegendo, sempre.Um abraço.Fernanda
Tabeteimasu disse…
Olá Elisa,
Realmente a situação não deve estar fácil, mas que bom que você já está tentando levar a vida normalmente na medida do possível.

É bom ter notícias de quem realmente está a par dos problemas pois a enxurrada de notícias que chega aqui muitas vezes é sensacionalista e só gera pânico.

Estamos torcendo para que a situação melhore o mais breve possível.

Abs,
Carlos
Bah disse…
Nossa, que bom que as coisas estão boasd e é tão interessante ver esses relatos de quem estava realmente perto pra dizer o quanto doi desespador, conseguir relatar e estar ben é uma bênção.

Kisu!
Desabafando disse…
Elisa, sempre que vejo noticias do Japao lembro de vc. Imagino que deve ser bem complicado mas se precisar conversar me escreve ta?

Postagens mais visitadas