quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais sobre Pequim


Para quem não tem acompanhado este blog,
fui a Pequim em janeiro desse ano com o meu filho.

Nessa viagem pude constatar a diferença entre ouvir falar,
ler, ver na internet e realmente ir.
Hoje vou falar de um assunto um pouco diferente
do que sempre escrevo no blog.
É sobre economia, mas quero escrever de uma forma não chata.
Vamos ver se consigo.
Tenho ouvido falar há alguns anos que a China está crescendo
num patamar de 10% ano ano. Eu achava difícil um país crescer tanto
durante muito tempo e já estava prevendo uma queda nesse crescimento para os próximos anos.
Qual não foi minha surpresa,
pelo que vi em Pequim, isso é só o começo,
a China vai crescer muito mais.
O povo está animado, a vida melhorando.
Uma amiga japonesa disse que o Japão na década de 60, 70 também
era assim. Canteiros de obras por todos os lados,
o povo animado vendo o país crescer.



Eu estava num ônibus de turismo,
as ruas estão sempre cheias de carro, congestionadas.


Mudando um pouco de assunto, mas ainda em Pequim,
lembram do estádio Ninho do Pássaro?
Das Olimpíadas de Pequim.

No Japão usam-se máquinas para retirar a neve acumulada nas ruas.
Ouvi dizer que na China, como a população é grande,
evitam mecanizar muito para preservar os empregos.
Esse dia estava uns 10 a 15 graus abaixo de zero.
Os empregos foram preservados, mas é um trabalho muito duro.

28 comentários:

Mônica disse...

Elisa
Será que um dia o Brasil vai ser assim?
Ruas limpas, preocupação com o meio ambiente,sem preocupar de ser roubada.
Nosso país economicamente em crescimento.
Porque dizem que o Brasil está crescendo mas os pobres estão ficando cada vez mais pobre e os ricos cada vez mais ricos. E a classe média sem ajuda, como tem os pobres que tem de tudo em casa inclusive a bolsa familia.
Eu não entendo nada de economia.
Gostei de sua explicação
Com carinho Monica

Carol disse...

Realmente, se eles mecanizarem tudo, vai ser o caos. A população é imensa e todos precisam sobreviver.
O problema é que como a população é grande, a oferta de mão de obra tb é grande, o que faz o salário despencar. Aí eles só conseguem sobreviver mesmo, sem viver :/
Espero que com esse crescimento que vc falou, as coisas mudem e os salários aumentem! hehe

Sonho em conhecer a China :D

beijos!

Eliene Vila Nova disse...

oi minha linda
amiga me perdoa pelo sumiço?
mas jamais esqueço vocÊ.
é que a vida deu uma enrolada pelo ladod e cá e como se não bastasse tudo o que acontece, o meu computer está enttrando em coma, coitadinho.
adoro vir te visitar, conhecer um pouco mais dos lugares que visita.
adoro.
beijos
beijos
beijos

Andrea disse...

Ainda bem que os empregos não soão todos mecanizados né ??mas imagino que frio eles devem sentir ..
Beijão pra vc

Desabafando disse...

Ah, o estádio do ninho deve ser lindo de perto. Fico imaginando como foi construído. E que bom que eles tem essa consciência de preservar os empregos...às vezes pensamos que colocar máquinas pra fazer o serviço facilita e vai resolver o problema de forma melhor mas esquecemos de quantos trabalhadores tiveram que ser demitidos não?

Lilianne Mirian' disse...

- Além de tudo. Muito frio né?!
Memso assim Pequim deve ser Irado..

beiijo'

Mônica disse...

Elisa

tenha uma otima sexta feira
Com carinho mOnica

Bah disse...

Legal ver a quantidade de carros de marca circulando. Até na China a quantidade de carros novos e de marca, alguns até de luxo circulam mais lá do que aqui no Brasil. Ainda vemos poucas Variants, Brasilias e Fuscas, mas mesmo assim, tá longe de predominar numa rua carros muito bons. A Hyundai está com tudo no Brasil.

Kisu!

Fernanda Reali disse...

Adoro viajar contigo! Bem bacana.
Passa no meu blog e vem passear pelo centro do Rio. Fui na quarta e me surpreendi, pois estava inexplicavelmente limpo e calmo.
Bjs

Farofa de Batata =] disse...

Nossa que raciocionio genial e lógico claro, não mecanizar mto pra manter os empregos que pena q isso aqui não acontece....

Boa Sexta ^^
Miquilisss
Bru

Anônimo disse...

Elisa querida; este crescimento econômico é uma ilusão; não se mantem,é impraticável, o planeta não poderá suportar. O crescimento verdadeiro, é o ético, o moral, o espiritual. Este é viável e gerará toda uma conduta solidária,uma conduta que fará valer o real, o necessário para a dignidade humana, sem desperdício ou exagêros. Infelizmente ainda está longe de ser alcançado. O respeito, o amor, a convivência sábia, a igualdade e o direito que todas as criaturas possuem de viver com dignidade representam, estes sim, o verdadeiro crescimento; a evolução.
Beijos Lenora.

Anônimo disse...

Elisa por isso gosto de seu blog, nos da oportunidades de conhecer mesmo que seja por fotos lugares que muito provavelmente nem iremos conhecer, saber da cultura local, comidas tipicas, e viajar com vc pelas palavras, acho muito dificil mais tomara que em breve o Brasil cresça muito assim tambem, acho engraçado pode ate ter lugares bonitos, bares finos, mais em muitos lugares que olhamos inclusive aqui pertinho de casa ou mesmo na minha casa, tem construçoes nao acabadas, casas pertinhas das outras... etc e etc,

um abraço!

Cynthia Le Bourlegat disse...

Elisa querida
Estou sempre a aprendendo e conhecendo com seu blog, só estou meio sumida né?
Fiquei feliz com seu comentário no meu blog, saber que meus posts ficam na sua memória, ouvir isso é ganhar o dia! Também lembro sempre de vc e falo e lembro de vc como se te conhecesse pessoalmente! gde abraçoe e bom final de semana
Cynthia

Satomi disse...

Oi Elisa!!!

Está rolando um sorteio lá no meu blog, se vc quiser participar, dá uma conferida.
www.deusasniponicas.blogspot.com

bjokas

Kiyomi disse...

Elisa!!! Tudo bem? Olha o relapso de minha parte, mas desde semana passada fiquei na correria! E quase sem tempo de postar (e quando postei, foi dois posts numa vez só).
Muito interessante sobre a China, para saber como é, como vivem, só indo mesmo e ver com os próprios olhos. Apesar que, os relatos de quem vai lá, dá pra ter uma noção do que seria.
Elisa, lembra que eu falei do programa do Smap em que, pra pagar um castigo, Kusanagi e Katori tiveram que percorrer a muralha da China? Pois é: falei errado - eles percorreram 10 quilômetros mas num trecho que não tiveram dó nem piedade.
Postei sobre isso lembrando de você e a viagem aqui:
http://piggy-sakura.blogspot.com/2010/03/como-pagar-uma-promessa.html
Se os videos nao foram desabilitados, dá pra assistir o programa todo.
Beijo, Elisa!

Big Vício BBB disse...

Vim te buscar para o paredão! hahah Tá começando...
Bjs

Mônica disse...

Elisa
Tenha um inicio de seamna repleto de alegrias
Com carinho
sua amiga MOnica

Elisa no blog disse...

MÔNICA,
Ao contrário de muita gente, acho sim que o Brasil tem jeito e um dia vai ser um país do primeiro mundo. Falta as pessoas acreditarem e colaborarem.

CAROL,
Está acontecendo o que vc falou, a vida lá está melhorando, os salários melhorando aos poucos. A população está muito esperançosa, mas é muita gente, o que dificulta tudo na China. Mas por outro lado, é o ponto positivo deles tb.

ELIENE,
Fiquei contente sabendo que vc não se esquece de mim, afinal vc tem tantos seguidores! Apareça quando puder e será sempre bem-vinda.

ANDRÉA,
É frio demais. Não sei como eles aguentam tanto frio.

MAUJ,
Vc tb tinha essa sensação? Acho a mídia japonesa só aponta o lado ruim, fazem as pessoas pensarem que o progresso da China não vai continuar. De onde vem a sua percepção de que a China vai crescer ainda mais? Vc tem razão, ainda há muita pobreza. O Japão já foi grande um dia, vamos ver como será daqui para frente.

DESABAFANDO,
O ninho é lindo visto de perto. É uma contrução que fica melhor em 3 dimensões. Vc já deve ter reparado que gosto de arquitetura e procuro ver contruções interessantes. Compartilhamos deste gosto.

LILLIAN,
Vc tem razão, é frio demais. Mais para o norte é mais frio ainda.

Elisa no blog disse...

BAH,
Que incrível, vc reparou que todos os carros são novos. Quando fui à China muitos anos atrás, quase não vi carros. Vi alguns Mercedes que eram todos carros oficiais. Na verdade acho que os chineses não andam em carros velhos como no Brasil porque simplesmente não haviam. Só muito recentemente a Toyota, Honda, etc começaram a produzir carros lá. Por isso são novos.

FERNANDA,
Que bom ter vc como companheira de viagem, mesmo que virtual. Tenho a impressão de estar mais próxima do Rio de Janeiro através de vc e do seu blog.

BRU,
Vc reparou num dado importante, eles usam o raciocínio lógico. Acho os chineses muito práticos, não ficam muito nas teorias. Vão colocando as coisas em prática de forma lógica. É um dado que podemos aplicar em nossas vidas tb.

LENORA,
Admiro muito tudo o que vc escreve. Concordo plenamente que o crescimento interior é mais importante em nossas vidas. Acho que estamos aqui para evoluir, para tentarmos ser pessoas melhores. Obrigada por contribuir para o meu crescimento ( e das pessoas que leem este blog) com suas sábias palavras.

FABIANO,
Quando escrevo, sempre penso que talvez, um dia todos que leem este blog possam visitar esses lugares que mostro. Por isso passo as informações direitinho na medida do possível.
Acho que um dia o Brasil chegará lá. O Japão já esteve muito pior e agora é a terceira maior economia do planeta. se eles podem, porque a gente não pode né? Do nosso jeito acho que conseguiremos.
Lá na China tb o progresso se dá de forma desigual.

Elisa no blog disse...

CYNTHIA,
É verdade, seus posts sobre artesanato, comidas, moda e sobre seus pensamentos são inesquecíveis. Nâo somente, mas também me lembro dos seus posts muitas vezes. Não sei explicar, mas eles tem uma clareza que faz fixar bem na memória. Preciso aprender sua técnica, que imagino ser assim meio inconsciente para vc, nada planejado, acertei?

SATOMI,
Obrigada por se lembrar de mim, vou ver o seu sorteio.

KIYOMI,
Mesmo 10 km é muito porque tem muitas subidas, descidas, escadas, trechos mal construídos, acho quase impossível ir de ninin sankyaku que é como foram, não é?

FERNANDA,
Fui lá ver seu blog e deixei comentário.

MÔNICA,
Vc é sempre tão gentil e amiga, muito obrigada, espero que vc tb tenha uma ótima semana.

Lata de Luxo disse...

Ola,Elisa.
Aqui na India nao e muito diferente:utiliza-se a mao de obra(barata)da populacao para que o povo tenha um emprego.Nao ha muita mecanizacao aqui tambem.Mes que vem estarei visitando Macau e Hong Kong,que sao muito bem faladas.Estou ansiosa para ver esse gigantesco pais.
Grande beijo.zenaide storino.

Anônimo disse...

Oi Elisa, que bom ter recebido sua visita! A Yoi vai bem, so esta precisando ser transplantada, realmente ela cresce muito!!

acredita que estao brotando por estes dias mais mudinhas da Yoi!

acho que aquelas foram apresadas :)

Elisa no blog disse...

ZENAIDE,
Já fui para Hong Kong e Macau, é incrível, moderno e antigo ao mesmo tempo, acho que vc vai gostar. Pelo que vc escreveu, vejo que há semelhanças entre Índia e China.
Desejo a vc boa viagem, e conte como foi quando retornar!

FABIANO,
Espero que dê certo depois de tranaplantar porque ela é muito frágil e todas as vezes que transplantei, elas morreram. Ou melhor, deixaram de crescer e depois de muito tempo secavam. Por isso nunca mais tranplantei. Que bom que estão nascendo mais mudinhas! Fico muito contente. Agora imagino que vc já saiba distingui-las.

Desabafando disse...

Elisa sumida,
como vai? tudo bem?

estou passando pra avisar que tem selinho pra vc no meu blog. Passa lá.
http://desabafandoesonhando.blogspot.com/2010/03/quarta-selada.html

Maria Lúcia disse...

Oi
Que bom vc mostrar,
as fotos os lugares.
Beijos...
Lúcia.

Maria Lúcia disse...

Oi
Que bom vc mostrar,
as fotos os lugares.
Beijos...
Lúcia.

Maria Lúcia disse...

Oi
Que bom vc mostrar,
as fotos os lugares.
Beijos...
Lúcia.

Elisa no blog disse...

DESABAFANDO,
Obrigada pelo aviso, já fui lá, comentei e peguei o selinho.

MARIA LÚCIA,
Há quanto tempo! Procuro mostrar as fotos porque são lugares tão lindos e não queria guardar só para mim.

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...