sexta-feira, 19 de março de 2010

Roma


Hoje continuo falando de viagens.
Não sei se vc viu a postagem anterior.
É sobre Paris, veja por favor.
A amiga de uma amiga vai para várias cidades da Europa e pediu dicas.
Hoje vou falar de Roma.
Já fui há muito tempo, esqueci muita coisa.
Mas tentarei falar do que acho imperdível.

Vaticano. Na verdade fica dentro de Roma. Visite a Basílica de São Pedro. É grandiosa, impressionante. Não sei se hoje dá para entrar, mas eu lembro que entrei e vi a escultura de Bernini. No Vaticano mesmo, é imperdível a Capela Sistina (já vi escrito Sixtina tb). Quando eu fui não tinha fila, mas ouvi dizer que hoje as filas são enormes. É bom chegar cedo. A impressão é que hoje há muito mais gente viajando. Michelangelo pintou cenas da Bíblia nas paredes e teto. Me lembro das aulas do colégio. Vc se lembra?

Achei o Coliseu muito grande. Lá dentro algum imperador mandou arrancar todo o mármore dos bancos séculos atrás para construir outra coisa e só sobraram as ruínas. Vi muitos gatos andando por lá.

Na Fontana de Trevi joguei umas moedas brasileiras e fiz algum pedido que não me lembro mais. Reparei que tinha moedas do mundo inteiro.

Interessante também é a Praça de Espanha ou Piazza di Spagna em italiano.

Para quem gosta de arte barroca, renascentista ou mesmo para quem não gosta, Roma parece um sonho onde vc pode ver esculturas e pinturas que só viu em livros.

Minha amiga Noriko foi no começo desse mês e viu o Papa num auditório especial no Vaticano só para convidados. Ela disse que toda comida que comeu em Roma era horrível. Eu servi minha modesta torta de atum que já postei no ano passado e ela disse que estava 10 vezes melhor. It made my day. Obrigada Noriko, bondade sua. Alguém que foi a Roma comeu algo gostoso, me conte por favor.


11 comentários:

Anônimo disse...

Elisa, Em Roma fomos acompanhados por uma guia local que falava Português e nos dava explicações ótimas. Recomendo ter um guia local. No Vaticano não enfrentamos uma fila enorme, pque estávamos com a guia e ela tinha direito a uma outra fila que não era a do"povão". A guia nos contou que as agências pagam um valor altíssimo para terem direito a essa "outra" fila, mas que compensa pois muitas pessoas procuram os seus serviços só para não ficarem horas esperando para entrar no Vaticano. Mas o Homero no dia seguinte voltou lá sem a guia e conseguiu entrar facilmente. Disse que a fila era gigantesca mas organizada. O Vaticano é demais!! Que coisa impressionante é a capela sistina. Mamãe que estava numa cadeira de rodas (por causa do cansaço) teve todas as mordomias: não pagava e seu acompanhante também. Adorei a Fontana de Trevi e é claro que joguei a moedinha mas a única coisa que pedi foi para voltar. O que comi de gostoso: sorvete. Ah, como são deliciosos os sorvetes na Italia. Na verdade eu sou boa de garfo e gostei de tudo que comi: pizzas,massas, sanduiches. Fomos no Restaurante Alfredo Di Roma e saboreamos o famoso fetuccine. Mais o mais gostoso lá não foi a massa, mas ver a mamãe toda feliz, acompanhando com palmas os músicos tocando.
Fiquei impressionada com o Coliseu e pensando nos combates de gladiadores e das caçadas de animais ou execuções naquele local. É realmente o maior símbolo do poder do Imperador e da grandeza do Império Romano.
Fizemos um passeio a pé com a guia voltando do Coliseu que foi muito bacana passando por diversos momumentos. Por sinal vale a pena andar a pé pela cidade,sem destino, pque em cada canto vemos uma obra de arte.É um momumento a céu aberto.
Em outro dia, eu e Andréa pegamos o ônibus sozinhas voltamos com calma na Praça de Espanha onde fica fonte da Barcaccia (que deve o seu nome às semelhanças que tem com um barco naufragado que é de Bernini). Ficamos observando os turistas, as lojas famosas da região. Vistamos também uma loja da Ferrari que tem uma original na vitrine. Os homens ficaram babando!!!

Desabafando disse...

Seus posts estão me levando de volta a boas lembranças. Eu tb joguei moedas na Fontana di Trevi. Vale a pena tb visitar o Panteon. No Vaticano tem sim muitas filas pra tudo e lá vale a pena subir na cúpula da igreja de São Pedro. A subida dá medo mas a vista é maravilhosa lá do alto. E em Roma vc pode comer muita pizza (quadrada vendida em pedaços) que costuma ser deliciosa e barata, massas e gelatos. Se tem um lugar onde comi bem quando viajei foi na Itália...rsrsrs...

E respondendo sua pergunta do post anterior..eu não saberia lembrar onde tinha fast food mas foram eles que me salvavam do aperto na hora de usar o banheiro ao longo da minha viagem pela Europa...rsrsrs..E eu passava o dia todo andando e sempre ia a supermercados pra comprar frutas ou bolachas pra passar o dia.

Kiyomi disse...

Oi, Elisa!
Tive uma amiga de trabalho (agora está no Brasil) que passou dois meses na Itália, passeando. Só teve um lugar que ela não gostou: Veneza. Acredite, ela gostou de Sicilia, Napoles e Roma, mas Veneza disse que não volta mais, pois não é aquela beleza que mostram nas fotos e filmes...
Mas onde eu realmente quero ir é Suiça. Primeiro porque é um lugar que parece trazer tranquilidade e segundo, bem, uma amiga do Roberto mora lá...
Beijos!

Anônimo disse...

Nossa, essa do homem que tirou o mármore pra fazer outra coisa é nova pra mim. Muito legal Elisa.
Um abração !!!! :)

Veri Prado disse...

Aiii!! Eu sou louca pra conhecer Roma, sabia?!? Minha mãe foi! Ela se emociona sempre que lembra. Diz que é uma cidade abençoada. Que pode ser psicológico, mas ela diz que quando se coloca os pés em Roma, se respira bençãos!

Adorei o post!!

Beijo, beijo!!

Elisa no blog disse...

MARÍLIA,
Fico muito agradecida com seu comentário. Achei muito chic que vcs tenham ido com guia que tenha direito à outra fila. Eu tb fui com guia mas na época não haviam filas. Lembro que no Vaticano chegamos e entramos. Acredita? Como fui no inverno, não tomei os famosos gelatos, sorvetes italianos, que pena. Sua viagem foi ótima, gostei de saber.

MAUJ,
Vc sempre me faz rir. Brasileiro em Roma é travesti? Sua amiga tinha cara de travesti? Imagino que tenha ficado muito ofendida, ou levou na esportiva? Que bom ler o seu comentário tb.

DESABAFANDO,
Como fui no inverno não deu pra tomar sorvetes, que pena. Tinha me esquecido do Pantheon, obrigada por me lembrar. Em outras cidades da Europa fora Paris eu vi supermercados, Mac e aproveitava para entrar tb. Tb acho bom comprar biscoitos e frutas, a gente sente falta dessas comidinhas em viagem, né?

Elisa no blog disse...

KIYOMI,
Eu não conheço Veneza, mas sua amiga não gostou? Muitas vezes o real não é o que aparece em fotos. Vide Japão. Aqui tem muitas coisas lindas, mas muitas vezes as fotos é que são sensacionais. O que vc acha.

DIEGO,
Pois é, levaram tudo embora. Dizem que as arquibancadas eram todas cobertas de mármore. Já pensou um estádio de futebol assim? Seria um luxo.

VERI,
Sua mãe é uma pessoa muito sensível, que sorte a sua. Ela é muito especial para ter tido essa percepção. Certamente Roma é uma cidade única e especial. Tem muitas igrejas, será por isso que sua mãe sentiu as bençãos? Por favor, quando puder conte mais sobre o que sua mãe fala da vida, achei muito interessante.

Mônica disse...

A Marilia contou tudo o que fizemos!
Não houve nenhum contratempo. Roma é mesmo uma cidade iluminada.
Dá vontade de ir sempre!
E meu sobrinho Tobias dise que foi em tantas igrejas que não precisaria ir a missa por um ano.
Nós adoramos tudo comida, passeios, igrejas.
Elisa,Voce escreveu muito bem! Continue
Com cainho Monica

Elisa no blog disse...

MÔNICA,
A Marília contou muitas coisas de Roma, mas não tinha contado essa que o Tobias falou, eu ri muito. Criança fala cada uma ! Fiquei contente e aliviada ao saber que vc achou que escrevi muito bem. Minha auto-crítica me dizia que o texto não estava muito bom. Vc me deixou um pouco mais confiante. Obrigada.

Bah disse...

Quando meus pais foram pra Roma, eles me trouxeram um terço abençoado pela Papa. Tenho ele guardado aqui, apesar de nao ser católica. Independente de religião, respeito muito. E foi em Veneza que eles viram um iate com o meu nome escrito ROMINA. Meu nome é italiano e fiquei feliz deles me mostrarem de onde vem o meu nome rs...

Kisu!

Andrea disse...

Eu amei Roma ,por incrivel que pareça gostei muito mais de Roma do que de Paris .
Achei o Coliseu e o Partenom maravilhoso .
A amiga de alguem ai de cima (dos comentarios ) falou que não gosto u de Veneza ,já ouvi também que muitas pessoas acham Veneza "fedido " .Mas eu achei tudo lindo lá ;
Minha sobrinha disse que parecia que estavamos dentro de um filme de época e parece mesmo .
A praça de São Marcos é maravilhosa !!Chegamos em Veneza no fim de tarde ,com direito a por de sol e tudo ,, não tem palavras quie descreva a beleza daquele lugar !!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...