quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pratinhos japoneses e a criança que não quer comer de manhã





A foto acima foi de um café da manhã aqui em casa.

Na foto tem arroz branco sem sabor só cozido com água. Tem também ovo frito cortado em cubinhos. Aprendi uma técnica japonesa de fritar ovos. Pepino com molho de gergelim e morangos. Além disso, ainda tinha misso-shiru nesse dia. Mas peixe, não.

Meu filho quando era muito pequeno não queria comer nada de manhã.
Depois passou a comer, mas muito pouco.
Ultimamente tem falado que prefere arroz de manhã.
O Arroz vem acompanhado de misso-shíru (sopa de missô), peixe grelhado, etc.

Resolvi comprar uns pratinhos pequenos e uma bandeja. Cada um custou ¥100 (100 yens) o que equivale a menos de 2 Reais. Bandeja e 4 pratinhos custaram menos de 10 Reais. Medem cerca de 7 cm de largura.


Como meu filho nunca comeu muito de manhã, servi por servir, mas meu plano era que a comida ficasse para o meu almoço. Fui fazer outras coisas, quando vi, ele tinha comido tudo! Eu mesma prefiro pão e leite de manhã. Falei tudo isso aqui para mostrar que num visual mais bonito, até uma criança pode comer mais. Eu sempre servia as mesmas coisas em pratos grandes e mais feiosos. Sobrava tudo.


Se seu filho ou filha não comem nada de manhã, vá insistindo sem forçar, todos os dias. Já vi gente que não dá nada para as crianças comerem porque elas não querem comer. Servindo todos os dias, aos poucos a criança vai comendo mais. O meu por ex. não comia nada de manhã. Fui dando pão, leite, iogurte todos os dias e hoje ele come muito bem. Se não der nada, acho que nunca comerá nada. Isso se torna um hábito.

Eu demorei para perceber que ele gosta é de arroz e sopa de manhã. Não acho que seu filho vá trocar o pão por uma refeição assim. Mas talvez com outro tipo de comida ele vá comer mais. Pensei nisso quando fiquei sabendo que há vários tipos de café da manhã mundo afora.

Por que eu estou insistindo tanto no café da manhã? É por ser uma refeição muito importante do dia. Pode até melhorar o desempenho escolar das crianças.


Aulinha de japonês

Gohan (gorrán)-arroz
Itigô-morango
Kyuuri-pepino
Tamágo-ovo




16 comentários:

Desabafando disse...

Que lindo ficou o visual do seu café mas confesso que não teria vontade de comer nada disso logo pela manhã! kkk...estranharia afinal estou acostumada com leite, pães e iogurtes...kkkk...

Agora, fiquei aqui morrendo de curiosidade pra saber como vc faz esse tamágo em cubos? Isso é ovo mesmo? Eu, quando vi a foto, pensei que fosse mandioca! kkkkk...

E obrigada pelos comentários e carinho de sempre! Fico muito feliz com sua presença no meu blog!
Suki-yo
Desabafando

Lilian disse...

Aprovadíssima!!!

A 1ª refeição do dia é importante,e comer sempre assa gohan(café da manhã) com arroz,missoshiru,fruta,omelete
é o certo,pois sustenta até a próxima refeição e nw fica enganando a fome com refrigerantes,salgadinhos e doces.

Qnd eu tenho tempo e me alimento assim de manhã, perco peso fácil e fico mais disposta!!

Tbm fiquei curiosa pra saber como vc faz o omelete...Passa a receitinha onegai!!!

Bjs

Georgia disse...

Aqui em casa as crianças só tomam um copo de toddy e olhe lá!
Esse asagohan ficou muito kawaii, e deve estar totemo oishii tbm!!!
Kisu!

lolipop disse...

SE quiser me adoptar eu acho que vou comer tudo isso de manhã, estando prontinho, feito com amor e tão bem apresentado... Até lá, acho que vou continuar a tomar mesmo só meu leite de soja... levanto-me muito cedo e não tenho fome nem paciência para mais... só quando estou de férias, meu apetite abre de manhã. Mas acho que você tem toda a razão amiga.
Esse tamago (eu estou a adorar suas aulinhas de japonês)oishii desu ne, você faz na famosa frigideira quadrada?
E para quando sua receita de miso shiru?
BEIJO GRANDE

Lu Guimarães disse...

É... Mastigar, logo depois de ter acordado não é algo muito fácil para mim... Prefiro uma fruta bem pastosa, um iogurte e sucos, mas nada de pão, bolo... Mas quando eu viajo para o interior sempre fico atraída pela mesa do café da manhã. Com certeza, a beleza da comida, e da sua disposição na mesa, enche os olhos e atiça a barriga. Estou te passando e-mail, tá??? rsrsrsrs... bjs

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi? Lindo o seu café da manhã! Sou casada com um descendente de japonês (falcificado/do Paraguai)! Até que eu gosto do café da manhã Japonês... só o restante da familia (os japas daqui é que não gostam)!

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

VC tem razão Elisa.
O visual conta muuito
Sobre sua aulinha de japones, eu só sabia falar arroz rs
bjokas

Fernanda Reali disse...

Ai, que delícia! Só nao fui com a cara do ovinho, que gosto mexido e mais molinho. Esse pepino me deu água na boca.

Aqui também temos vários pratinhos quadrados, redondos, coloridos, lisos, com bichinhos etc. Nunca os sirvo em prato comum e os jogos americanos (table set) são variados, de princesas, de Ben10, de personagens. Fica mais fácil desmembrar a refeição em 3 pratinhos do que encher u m pratão ameaçador.

Cada dia é uma cor diferente, eles amam. Esse é o favorito, preciso sempre repetir a montagem, tanto que ela quis postar:

http://helenareali.blogspot.com/2009/07/agora-eu-e-o-guga-vamos-lanchar.html


bjs

Ana Carolina Lima disse...

Trocou o lay, fazia tempinho que não aparecia por aqui.
é, realmente aparencia do café da manhã, pode ser a melhor, mas o café também temos que gostar, pois é uma refeição, mais importante de todo o dia.

Fabiana disse...

Ah, que saudades que eu tenho do café da manhã do Japão...
engraçado que quando eu morava aí, eu entrava no clima dos japas, e comia arroz pela manhã, e pasmem, porque tinha dias que eu queria comer arroz quentinho com um ovo cru e shoyu, só!....
Hoje, tenho medo de comer ovo cru...kkkkkk
Meus filhos também, não comem de manhã, a minha filha disse que se toma um copo de leite, ela passa mal, por causa da van escolar.
O jeito, é investir no lanche, mas eles não querem frutas, sanduiches...só querem aqueles biscoitos cheio de gorduras.
ah, Elisa...nem te conto..
ontém fiz o bolo de fubá também..kkkkk
fique a vontade para postar, viu?
beijos

BilaCaldas disse...

Que delícia de café da manhã... É um privilégio podermos escolher o que comer. Lindo ver a dedicação que vc tem com a família. Vi uma vez no Globo Reporter as lancheiras das crianças do Japão, era a coisa mais linda e super nutritiva os alimentos que continham nelas... E agente não ouve falar em obesidade infantil no Japão, o que acaba por se estender para a vida adulta.

Anônimo disse...

Voce tem razao Elisa, a aparencia manda muito, gosto muito de saber de culturas diferentes, o que comem, o que vestem, costumes etc e etc, o seu filho deve gostar de comer estas coisas de manha pois deve ser mais habitual para ele pois cresceu ai no Japao, eu acho ne!

um abraço!

Anônimo disse...

ps: que tecnica é essa do ovo, ele me parece tao diferente.

Mônica disse...

Elisa
Primeiro quero lhe dizer que seu telefonema é como se fosse o dia do meu anivrsário. Uma hora especial.
Nossa plantinha está cheia de grupos em grupos. Hoje Andrea foi trabalhar sozinha e quando chegar vamos plantar as outras sementes da maneira que contou.
A Andrea não quer tirar as florzinhas estão muito miudas e todas lindas.

QUE BELA REFEIÇÃO PELA MANHA.QUANDO MENINA NÃO COMIA NADINHA ATÉ OS MEUS 48 ANOS COMIA QUE NEM PASSARINHO.
HOJE ESTOU COMILONA COM UMA BARRIGA ENORME.
MAS MAMAE PELEJOU, ME LEVOU AO MEDICO MAS ERA MUITO SADIA.
COM CARINHO MONICA

Fernanda Reali disse...

Bom dia, Elisa!

Vim divulgar meu post de hoje.

Queria muito que fosse verdade! http://bit.ly/aEYKFx
bjs

Bah disse...

Ahhhh com essa bandeja LINDA qualquer pessoa se sente instigada a comer tudo mesmo rs... O bom da culinária japonesa é que é tudo dosado na medida para não saturar demais o estômago e proporcionar a quantidade ideal por refeição.

Kisu!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...