sábado, 26 de junho de 2010

Como tirar a fralda com sucesso

Só para ilustrar, estou colocando essa foto neste post. É uma foto de pacotes de fraldas que tirei no ano passado na Malásia. Foi em um supermercado em Kuala Lumpur. Essa fralda Mamy Poko existe no Japão também.


Vi um post no blog da Cynthia do blog Fala Mãe!
Hoje vou falar da minha experiência de desfraldamento do meu filho. Eu estava muito ansiosa e preocupada pois era a minha primeira experiência no assunto.

É importante lembrar que uma criança é diferente da outra. Cada uma tem seu tempo para tirar a fralda.

Hoje vou falar especificamente do 'desfralde' noturno. Tirar a fralda de dia é outra história diferente.

Venho falando que o amor de mãe e a intuição são muito importantes. Mas nesse caso, tenho que confessar que a teoria conta muito.

Ganhei um livro americano de uma amiga sobre 'potty training', que é como eles falam do desfraldar. Na época, 14 anos atrás não tinha tantas informações na internet como hoje.
A amiga Marcia também me deu muitas dicas valiosas.

Uma amiga chilena disse que no Chile é normal as crianças tirarem a fralda com 4 ou 5 anos (pelo menos na família dela era assim). Na época ela morava em Yokohama e se surpreendeu porque no Japão o normal é com 1 ano e meio a 2 anos. Confesso que não sei como fazem. Mas acho que o importante é não traumatizar a criança. Muitas vezes a criança tira a fralda mas fica traumatizada e não consegue segurar o xixi.

Numa dessas teorias dizia que chega um dia em que a criança não fará xixi na fralda da noite durante o sono. Quando chegar esse dia, tirar a fralda já na noite seguinte, sem medo, porque se deixar, a criança ficará preguiçosa e fará xixi durante o sono depois disso. Talvez até por anos depois. O importante é a mamãe ter coragem.

Seu filho fez xixi todas as noites desde que nasceu. Eu duvidava dessa teoria. Achava difícil que deixasse de fazer de uma noite para outra. Pareceu um milagre: mas aconteceu. Um belo dia, acho que meu filho tinha um ano e meio, quase dois: a fralda amanheceu sequinha! Tomei coragem e meio incrédula tirei a fralda já na noite seguinte. Sucesso! Depois daquele dia, ele nunca, nunquinha mais fez xixi de noite durante o sono.

Dizendo assim parece muito complicado. Mas minha mãe falou uma coisa de muita sabedoria (e humor). Não se preocupe porque até casar ele tira a fralda!

Não ligue muito para comentários alheios porque o filho é seu, cabe a você escolher o que é melhor para ele.

Com paciência, amor e atenção tudo dará certo.
Mamãe, papai e criança, coragem e sucesso!

10 comentários:

Anônimo disse...

Minha nossa!!!!
Eu passei TANTO trabalho. Se tivesse sabido disso... Iria mesmo testar.
Aff... Fazer o que, né?
Beijos na alma!

Eliane disse...

Oiiiii... passando pra retribuir a visita...
Seu blog é lindo...
Ai, que bom... mais uma amiga... e agora vou conhecer novos costumes...
Quanto ao desfralde, parabéns! Cada conquista dos nossos pequenos é uma conquista nossa também.
bjs

Desabafando disse...

Que interessante, confesso que não sabia nada disso mas aprendi algo novo. Quem sabe se um dia eu tiver filhos não aplico a teoria!
Suki-yo

Desabafando disse...

Que interessante, confesso que não sabia nada disso mas aprendi algo novo. Quem sabe se um dia eu tiver filhos não aplico a teoria!
Suki-yo

Mônica disse...

Eu já escutei de uma amiga que tirar frauda de menino é mais fácil do que de menina.
Eu não lembro mais dos daqui de casa.
Com carinho MOnica

Anônimo disse...

post muito bom Elisa, mais ainda estou longe de ter um filho rs, um abraço!!

Fernanda Reali disse...

Post útil. É difícil de achar depoimentos sobre isso. Cada caso é um caso. Guga deixou com 2 e meio naturalmente, assim como teu filho. Helena fez xixi na cama até os 3 e meio, precisei ter duplo forro no colchão e passei trabalho. COm cachorrinhos, acontece isso. Gabi aprendeu a fazer xixi no lugar certo desde os 6 meses. Isa está com 8 e faz xixi na varanda, na sala, no corredor... Uma trabalheira. A gente cria igual, com as mesmas técnicas, mas cada um responde no seu ritmo.

Tem uma médica pediatra de SP que publicou um livro sobre xixi noturno e reconeda o uso de ansiolíticos leves em casos prolongados. O argumento é bom, pois ela diz que fazer xixi na cama aos 8 ou 9 anos destrói a auto-estima da criança, como se ela falhasse sempre. O ansiolítico ajudará a cessar o xixi, e o estímulo familiar recuperará a auto-estima abalada.

Beijos!

lolipop disse...

Legal a ideia do seu post...eu não sei muito disso, não.
Fiquei triste com a derrota do Japão...snif.
Aí também deve ter sido uma emoção sofrida.
BEIJOS

Farofa de Batata =] disse...

Tirar fraldas exige paciência, ainda bem que eu não pretendo passar por isso não teria paciência hahaha

Miquilis
Bru

Bah disse...

Nossa, a gente sempre sabe que criança usa fralda mas não pensa (quem não tem filhos como eu) que um dia elas terão que tirá-las rs... e como tirá-las... esse é um post muito informativo, mas acho que estou longe de ter filhos...

Kisu!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...