O Alexandre do blog Lost in Japan e Fernanda do blog Fernanda Reali deram a sugestão do meu filho escrever algo sobre a Copa. Isso foi depois que comentei que ele só fala na Copa ultimamente. Pensei que fosse brincadeira, mas a Fernanda disse que é sério, então pedi para ele falar qualquer coisa sobre a Copa. Não foi bem o que eu esperava, mas hoje ele quer mostrar a projeção dele para esta Copa.
Ele acha que o Brasil vai passar em primeiro lugar na primeira fase, depois ganha da Holanda.
Depois ganha da França e vai para a final com a Itália. Isso se a Itália ganhar da Alemanha, Argentina.
Antes dessa lista ele tinha falado que achava que a Argentina ia ganhar. Isso por causa daquela promessa que o Maradona fez se a Argentina ganhasse, sabem qual? Eu pedi para mudar essa previsão porque isso não se fala para os brasileiros. Não é mesmo?
Ele estuda em escola japonesa, mas eu ensinei a escrever português desde os 6 anos de idade. Geralmente ele não capricha tanto na letra, mas como era para vcs verem, hoje ele caprichou. Fiquei surpresa ao ver que a letra dele é bem parecida com a minha.
Vejo que a maioria dos filhos de brasileiros que moram fora muitas vezes até falam mas poucas vezes escrevem português. É uma pena. Mas o meu filho está aí para provar que aos poucos e com constância é possível que o brasileirinho que cresce fora do Brasil aprenda a ler e escrever português. É preciso que o pai ou mãe se empenhem um pouco (quase) todos os dias. Fica aí mais uma dica para os brasileiros que moram fora do Brasil.
Escrever português é difícil. Ele nunca acentuou Coreia, plateia (apesar da minha insistência)rsrs. Achei engraçado quando apareceu a nova ortografia. Ele poderá continuar sem acentuar essas palavras. Mas agora não está mais errado.
17 comentários:
Que legal que seu filho sabe falar e escrever português. Acho isso ótimo, vai que um dia ele resolva voltar pro Brasil não?
E gostei da ideia dele de fazer a própria projeção para a Copa!
Pelo menos ele escreve melhor do que muita gente por aqui rs... Projeção boa essa para a Copa. Eu nem entrei em Bolão porque sempre que aposto alguma coisa, dá errado rs... mesmo se eu mudo, fica o contrário rs...
Kisu!
Elisa: Acho mesmo bonito esta participação do seu filho aqui no blogue, e olhe, da projecção eu não entendo muito, mas a letra está super boa e acho super louvável que se preocupem em que ele fale e escreva em Português!
Já vim espreitar seu couscous, parece delicioso...
Não admira que Hokusai tenha morrido pobre, no Japão só lhe deram valor a título póstumo, isso apesar de ser muito popular...
BEIJOS
Oi Elisa!! Tudo bom com vocês?? Preciso comentar sobre a projeção...Eu colocaria o México no lugar da Argentina.Não pq eu sou brasileira e tals mas é pq o méxico teve um amistoso contra um dos times mais fortes da África e ganhou.Tudo pode acontecer mas do jeito q esta agora...Dia 25 tem um jogo do Brasil né?? Nesse dia não vai ter aula por causa do jogo!!:D
PS: Pra quais times vocês torcem??
Beijinhos,Carina!! ^^
E tambem...é muito boa sua iniciativa d ensinar seu filho a falar e escrever em potuguês!!:D Alguma vez vocês já vieram para o Brasil?? Quando virem, avizem e talvez vocês vizetem nossa casa, o Bairro da Liberdade aqui em São Paulo, né??
Mais beijinhos!! Carina!!
Oi Elisa, Parabens pelo seu filho, sei como eh dificil tentar educar um filho em portugues fora do Brasil. O meu comecou a falar agora, e ja ta complicado, imagina qdo comecar a escrever rs.
Ainda bem que a escolinha que ele vai agora estimula o bilinguismo, e nao liga que ele fale algumas palavras em portugues. A professora da outra escolinha era contra... tadinha!
bem, eh isso, um beijao e forca sempre, que ta dando certo!
Ja tinha dito e volta a dizer, vc esta certa em ensinar o seu filho a falar portugues, assim quando vcs vierem visitar o Brasil ele nao passa aperto,
seu filho tem grandes chances de estar certo, pelo que vejo a Italia é uma forte candidata!
Que ketra linda a dele !!!Muito bom ele ssber escrever o Portugues .]
Quanto projeção dele eu não estou tão confiante assim ....
Tomara que a projeçã odele esteja certa
Como seu filho é otimista, adorei!!!
Olha, troco fácil com vc, vc vem pra Cabo Frio e eu vou pra aí hahahahaha.
Vc conhece Cabo Frio? Poxa que legal; as salinas não existem mais, uma pena né?
Bjus, boa semana!!!
Elisa, espero que a projeção do Lucas seja realizada. Será? Vamos torcer. Ele tem uma bela letra e escreveu direitinho. Dê os parabéns a ele e é claro eu parabenizo a mamãe pelo esforço. Valeu.
Elisa
Voce está de Parabens. Alafabetizar não é facil ainda mais ensinar a escrever.
E nas escolas onde os pais não ajudam as crianças nem escrevem direito.
ACABAMOS DE CHEGAR MAMAE E EU DE SÃO JOAO DEL REY
A ANDREA CHEGOU AGORA.
COM CARINHO MONICA
Elisa
Voce está de Parabens. Alafabetizar não é facil ainda mais ensinar a escrever.
E nas escolas onde os pais não ajudam as crianças nem escrevem direito.
ACABAMOS DE CHEGAR MAMAE E EU DE SÃO JOAO DEL REY
A ANDREA CHEGOU AGORA.
COM CARINHO MONICA
Oi, Elisa,
Adorei isso! Seu filho realmente está empolgado com a Copa e torcendo fiél pro Brasil.
Não sabia sobre a maioria dos filhos de brasileiros criados no Japão não saberem escrever o português, mas que bom que você ensinou! O alfabeto diferente realmente deve ser uma dificuldade a mais porque a fala é mais fácil de aprender no dia a dia dentro e fora de casa, imagino. Que criança sortuda é seu filho.
{Respondendo: Pode tirar sim, claro. Não consegui te responder por lá}.
Beijos,
Talita.
Elisa, sugoi, como a letra do seu filho é bonita! Bem caprichada, redondinha... Parabéns a você ter ensinado e insistido para que ele também aprendesse a língua portuguesa (como disse o ilustre amigo Alexandre: se até mesmo a gente que nasceu no Brasil e aprendeu o português e comete cada erro - inclusive eu com a velha historia da bendita berinjela...) e parabéns a ele por ele ser persistente e não ter desistido NUNCA! ^^
Admiro voces por isso.
Desculpa a demora em responder tudo, é que esta semana, pra não variar, estou em Toquio e volto pra Yokohama sexta-feira.
Bom, quanto aos jogos da Copa, a ultima vez que entrei num bolão, foi que nem a Bah... Nem bolão de Takarakuji de fim de ano dá certo...
Mas seu filho é otimista, isso sim rs
Beijao!
Nao vou opinar sobre a projeção, porque não entendo NADA de futebol, não gosto e passarei os jogos da Copa fazendo artesanato em meu cantinho, assistindo algum seriado, mas...
Meu filho de 6 anos já decorou todo o álbum da copa, sabe a idade, altura, peso de todos os jogadores, só fala em futebol. Então, resolvi abrir uma brecha no Big Vício BBB para o povo que vai ver a Copa.
Os leitores têm enviado muitos textos bacanas, com enfoque em história, religião, paixões e até futebol, hehe.
Incentive seu filho a escrever sobre o que ele gosta, porque escrever é ótimo, faz pensar.
Mande textos, vou adorar!
Postar um comentário