domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições e coisas diferentes no Japão


Votei antes de vocês! (por causa do fuso horário)
Não que isso signifique muita coisa, mas é que
votei hoje de manhã no Consulado Brasileiro em Tóquio.
Estava muito cheio de gente.


Recebi até título eleitoral.
Olhem que simpático, está escrito Tóquio-JAPA

Boas eleições para vocês.
Espero que votem bem.

.........................................................................................................................................

Tem coisas no Japão que são diferentes do Brasil.
Faz tempo queria citar essas coisas, aqui vão algumas.
Algumas delas eu sabia, outras foram surpresa para mim.

-No Japão não existe banca de jornal. Não do mesmo jeitinho daí.

-Aqui os doces são menos doces.

-As padarias abrem tarde. E geralmente só vendem pão mesmo. Tem algumas que abrem cedo, mas não há o costume de ir comprar pão quentinho de manhã. A gente compra um dia antes e come pão de ontem, anteontem mesmo, rsrs

-Tem pizza na hora do almoço na pizzaria.

-Irmãos e irmãs mais novos não chamam os irmãos mais velhos pelo nome. Dizem onii-san (para homens) e onee-san (para mulheres). Há variações como onetian, onitian.

-O ano escolar começa em abril e termina em março.

-O mais comum é arroz branco cozido só com arroz e água. Não vai mais nenhum tempero. (embora existam o takikomi gohan, maze gohan que levam muitos ingredientes)

-Para que não haja confusão: japonês é japonês, chinês é chinês, coreano é coreano (desculpe a repetição). Cada um tem sua língua, cultura, história e tradições distintas. Embora muita gente ache que é tudo a mesma coisa. rsrs Para ser sincera quando estamos em Paris ou Nova York e vemos um oriental não dá para adivinhar só pela cara. Por este ponto de vista é correto achar que é tudo a mesma coisa mesmo.

Há muitas coisas mais, mas por hoje é só.





19 comentários:

Kiyomi disse...

Oi Elisa! Acabei de chegar do International Lounge de Aoba (Tana). E logo que vi o noticiário, já está dando previsão de segundo turno. Esperemos, né?
Sobre as diferenças daqui e do Brasil, a da banca de jornal foi batata: como sou do interior, acostumada com aquelas bancas da praça, surpreendeu-me em saber que jornal compra-se nas vendinhas da estação e/ou lojas de conveniência!
E adoro doces daqui! São mais leves, mais suaves... (acredite: hoje nao consigo comer um quindim, bolo em loja brasileira e um pedaço ja acho que esta doce demais e olha que sou uma formiga pra isso!)

Beijao!

WALDIR TEC-AGRO/RJ disse...

olá Elisa e parabens por participar deste processo, espero que tenhas colocado o nº 43, abraços waldir

Fernanda Reali disse...

Oi, Amiga! Votamos no Lieceu Francês em Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro. Estava chovendo e frio, mas não tinha filas, muitas seções vazias. Depois, passamos na Adega Portugália, comi bolinho de bacalhau e tomei chopinho, uma delícia.
Voltamos de metrô, bem vazio e tranquilo.

Veja as fotos e se sinta um pouquinho no Brasil.
http://www.twitpic.com/photos/fernandareali

beijooooo

Beth/Lilás disse...

Oi, Elisa!
Realmente aí no Japão a votação foi rapidinha, escutei aqui pela CBN.
Aliás, neste ponto, isto é um orgulho nosso, afinal em nenhum outro lugar do mundo, vota-se e tem-se os resultados tão rapidamente.
Estamos até emprestando esta tecnologia para outros países, inclusive USA.
Quanto às diferenças que nos mostra dos japoneses com o restante dos orientais, só mesmo aí é que conseguiria distinguir, pois por aqui achamos que são todos iguais mesmo.
Tudo olho puxadinho! heh
beijos cariocas

Desabafando disse...

Ah, eu adoro pão quentinho de manhã..rsrsrs...não ia gostar das padarias daí, nem dos doces, porque amoooo doces...rsrsrs...agora confesso que aqui muitas vezes não sei diferenciar chinês de japonês não! E olha que estudei em colégios que tinha muitos orientais..rsrs...eu nunca sabia!

Satie disse...

Acho que Padaria é o que mais eu sinto falta... Pao frances com manteiga derretendo de manha... buaaa
Mas aqui tem muitas outras coisas pra compensar ne?
Eu sentia falta de sonho de padaria, mas depois de descobrir o MrDonnut castard... morri rsrs
beijos!!!
Satie

Cristiane A. Fetter disse...

Oi Elisa, tudo bem?
Engraçado esta coisa que brasileiro tem com o japão não é?
Eu particularmente acho esta cultura interessantíssima.
Minha concunhada (casada com o irmão do meu marido é japonesa), minha mais nova vizinha/amiga é japonesa, aliás toda a familia. Eu não consigo me lembrar o local de onde ela veio, muito menos o marido, mas o engraçado é como ela se espanta em saber meu conhecimento sobre a cultura delas e meu interesse em aprender mais.
Ela tem 3 meninos e fizemos a comemoração em maio, com os enfeites a que este dia tem direito.
Ela também cozinha para mim, o que eu acho uma honra, comer comida trivial japonesa, feito por uma. O marido é chef em um restaurante em Manhattam e sushiman também e as vezes ele faz um churrasco japonês que é feito todo com frutos do mar, incrível, rs.
Vou comentar com ela o que estou aprendendo por aqui.
bjks

Denise disse...

Olá Elisa!

Que legal o seu título de eleitor! Eu também enfrentei filas onde voto, mas nada demorado. Pelo visto teremos que votar novamente no final do mês...

Quanto as curiosidades do Japão, já sabia algumas por ter morado aí, achei bem legal passar ao pessoal essas informações!

Bjs, ótima semana!

Renata disse...

Olá Elisa, sou brasileira, mas meus avós vieram do Japão e em casa fomos criados por respeito aos mais velhos, chamamos de onetian e onitian, o duro é vc ter de explicar a todos essa nossa forma de chamar 02 pessoas com o msm "nome" hehehe...
mas é muito legal essa cultura com respeito que falta em muitos nos dias de hoje.
beijo

Bah disse...

Concordo com vc... aqui todos me chamam de japa e chamam a menina que trabalha lá que é descendente de chineses de japa tb, tudo o mesmo saco... Que bom que vc votou... espero que tenha votado consciente rs... eu vi a fila no JN....

Agora vamos pro 2º turno...

Kisu!

Anônimo disse...

Bem, já estamos na terça-feira...
Já não sei mais em quem votar para 2º turno... Aff...
Beijo grande, querida.

Mônica disse...

Elisa
Eu confundia muito japones com chines. Mas quando li o livro Um hgotel na esquina do tempo é que vi que a diferença é imensa entre japoneses e chineses.Eu vou ver se envio pra voce ler! E lindo!
Mas aqui no Brasil eu nunca sei qual é a comida chinesa e qual a japonesa.
Aquelas coisinhas cruas que minha sobrinha Thais adora é japonesa ou chinesa?
E aquela outras gostosas frango xadres e outras coisas mais. Banana caramelada?
Eu amo !
Só não sei usar os pausinhos, mas quando vier vou levar Thais para voces verem como ela come bonitinho. Eu é capaz da comida sair andando pro chão.
Levei os doces para minhas amigas conhecerem.
Tive que esconder pois elas adoraram.
Todas queriam experimentar e eu morrendo de medo de acabar.
As crianças acharam graça nos desenhos e disseram que era balinhas.
com carinho MOnica

Tabeteimasu disse...

Juro que não sabia que era possível votar fora do Brasil...achava que as pessoas apenas justificavam o voto nos consulados...Fiquei surpreso com isso. Coincidêncoa ou não, li no jornal de ontem um caderno sobre os resultados da eleição e inclusive sobre a votação no exterior. O Serra ganhou em Tokyo e Nova York enquanto a Dilma ganhou em Portugal e Argentina.

Aqui no Brasil tem muita gente ainda com mania de achar que chinês, japonês e coreano são todos iguais...mas nem vale a pena gastar tempo com esse tipo de gente....

Bjo,
Carlos

Anônimo disse...

Elisa,
eu adoro pão francês. Mas não compro no dia. Compro vários e congelo e todos os dias tiro um do freezer e ponho no forninho. Fica igualzinho a um novinho. O Marcello tem uma técnica para esquentar. O dele fica ótimo e o meu não. Costumo deixar queimar...rs.
Quem mora em outro país, precisa conviver com as diferenças. Imagino que deve ter outras tanta. Ah, e o seu curso de bolos? Estou curiosa. E a festa? Já fez? Eu estou aqui organizando uma surpresa para o Marcello.

Mônica disse...

Elisa
Hoje é aniversário de minha irmã Elisa. Daqui a exatos um mês é o meu.
Quando é o seu aniversário?
com carinho Monica

Yuka 5.0 disse...

Oi Elisa!
Que engraçado você falar da confusão que fazem com os orientais, fiquei rindo sozinha. Lembrei que quando morava no Japão, uma menina japonesa me perguntou como eu conseguia diferenciar um ocidental do outro, pois eram todos iguais...
Fiquei sem fala naquela hora, rsrs!
Saudades e beijos,

Georgia disse...

Muito legal vc postar essas diferenças!!!
Vc me perguntou se eu entendo alguma coisa quando assisto a NHK, pesco uma palavrinha ou outra, quanto mais estudo menos sei kkkkkkkkkk muzukashii ne!!!!

Bjus!!!!

Natinha disse...

Nossa, e vc ainda viu q tiveram coragem de eleger o Tiririca pra Dep Federal? é um absurdo né....
Nossa eu ainda vejo mta diferença nessas coisas (cheguei no Jp faz 3 semanas)!!! eh mto engraçado e esquisito rsrs

Beijos

Ivanir Faria disse...

Olá Elisa, Ainda está no Japão? Adorei seu blog. Estou em Portugal, faça um blog também, mas o seu é bem específico.
Parabéns.

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...