quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Obento


Hoje quero mostrar obento. Já mostrei em posts passados. Obentô quer dizer marmita japonesa. É um pouco diferente da marmita brasileira. Em geral se come frio mesmo. Do ginásio para frente os alunos levam obento para a escola. Eu faço todas as manhãs para o meu filho. Neste abaixo tem torta, hijiki (alga), caqui...





No obento abaixo tem renkon (raiz de lótus), maçã, etc.


No obento abaixo tem ovo (tamagoyaki), soja cozida, komatsuna (esse verde), lula, etc
Quem sabe vc se anime a fazer um obento para levar para o trabalho ou escola. É mais barato que comer fora e mais saudável. Vc pode controlar a gordura, o sal e incluir mais verduras.



19 comentários:

Denise disse...

oi,Elisa:
Adoro estes bentos lindinhos !! Dá até dó de comer !! Comecei a fazer alguns na refeição mesmo para a minha filha,pois ela está na fase de não comer nada. Dá um certo trabalho,mas cade a criatividade ?? Tenho alguns livros q trouxe do JP, mas tbem falta o tempo !!!
bj

Elisa no blog disse...

Denise,
comprei um livro muito bom de obento que se chama Tsumeru dake obento. Vc faz antes e no dia só coloca no bento bako. Tem essas comidas japonesas como hijiki, kiriboshi daikon, mame (soja) que duram 3, 4 dias na geladeira. é só colocar no bento bako. É bem mais prático. gambatte!
bj
Elisa

Kiyomi disse...

Oi, Elisa!
Pra falar a verdade, todo dia (menos nos finais de semana que faço plantão) eu levo comida de casa, feito por mim (ou pelo Roberto). Só que eu esquento um pouco antes de comer, pois não consigo comer frio, exceto saladas.
Só gostaria de aprender a fazer obentos mais caprichados, isto é, apresentaveis... Mas depois eu ficaria morrendo de pena em comer!!!
Gostei do que você faz pro seu filho. Saúde é essencial!
Beijao!

Mônica disse...

Elisa
Estamos com visita. Adorei ver sua criatividade, mas tem comidas que nunca vi. Mas me deu vontade de experimentar
com carinho MOnica

Rose disse...

Adoro esta disposição dos orientais em preparar obento,já vi fotos de obento de crianças,com bichinhos....é lindo!
Pena,que aqui no Brasil,a cultura é outra!


bjs

Georgia disse...

Ai Elisa, coisa mais linda e gostosa né?! Com isso vc come com os olhos e com a boca, parabéns seus bentos são lindos!

Bjus e bom fim de semana!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Elisa, eu vi uma reportagem que fazem esses obetos num restaurante em SP. Tinha vtde de experimentar. É tao bonito. Pelo menos os seus
bjs

Denise disse...

Hummmm quero um desses, comeria frio com o maior prazer, rs!

O melhor de tudo que são opções saudáveis, nada a ver com os salgadinhos e alguns lanches que se vendem no Brasil.

Vejo que além de prendada é caprichosa demais! Parabéns!!!

Bjinhos

Sika disse...

Hum...bonito, gostoso e saudável, um trio perfeito!
bjs

Beth/Lilás disse...

Que beleza de comida, mais saudável!
Eu adoraria ter estes obentos no almoço todos os dias, mas acho que o filho não iria aderir, pois aqui no Brasil os jovens gostam mesmo de sanduiches e besteiras. Pena!
bjs cariocas

Tabeteimasu disse...

Esses obentos estão bonitos hein! Estão bem capichados....

Sobre a kabotcha, eu gosto dela do jeito mais simples possível...rs...assim dá para sentir bem o sabor dela. Ou preparo ela no vapor, ou faço refogada com um pouco de cebola bem picada. Já comi ela cozida em dashi e ficou bom também. Além é claro dela fininha como tempurá.

Abraço e bom fim de semana,
Carlos

Mônica disse...

Elisa
O casamento está chegando. Daqui a pouco vamos pro salão.
Nos contaram que na casa da noiva está tudo calminho. Ainda bem!
com carinho MOnica

Fernanda Reali disse...

Que lindo, que delicado! Vou linkar no meu post.
Veja os dois últimos posts sore esmaltes, talvez tu gostes das novidades.

beijoooo

Bah disse...

Tenho que dizer que eu acho que obentô é uma arte. Ponto. É preciso ter muita criatividade para fazer arte com comida. Que enche os olhos com vontade de comer o que vc gosta (mesmo que vc não goste rs).

Sobre a panela lá... dá pra fazer tudo isso ai que está no seu obentô rs... eu faço mais para maionese, batatas, cenoura, vagem e ovos para cozinhar em meia hora e depois misturar tudo sem gastar água, é mto econômico.

Kisu!

Desabafando disse...

Ah, nao sei se eu comeria tudo isso até pq tem coisas que nõa me agradariam..rsrsrs..mas confesso que o visual deles é muito bonito e atraente.

Beatriz - Jubiart disse...

Elisa,

Se toda marmita brasileira tivesse essa apresentação, seria ótimo para saúde e paladar!
Tenho um temporão de 05 anos, todos os dias tem legumes e verduras na mesa (comemos pouca carne vermelha), porém está numa fase de resistência para comer...

Uma semana de luz para vc.

Bia.

Anônimo disse...

Oi Elisa bom dia! Hj pela manha estou visitando tres pessoas, vc a Rosana Sperotto e a Teresa Esteves, 3 figuras queridas e charmosas ;)

Estou pensando seriamente em fazer obento pra levar pra faculdade, quase todos os dias eu vou la pelas 2 ou 3 horas e chego em casa somente 11:30 da noite, levo frutas e pao as vezes mais quando estao assim bonitinhas como no seu obento fica tudo mais gostoso, vou procurar uma marmita comprida assim como a sua, e ver se consigo fazer tudo bonitinho rs, bjs e abraços!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...