terça-feira, 29 de março de 2011

Avião argentino


Ontem recebi um comentários da Lu. Ela pede para os blogueiros divulgarem o seguinte:

agr sobre o jp, espero que td se ajeite logo, que as fabricas voltem a funcionar pq folgar desde o dia 11 e sem receber nada das empreiteiras eh complicado!!!!!!!
entao blogueiros, ajudem a divulgar a noticia, mtos trabalhadores de aichi-kem estao sem trabalhar desde o terremoto e varias fabricas que produzem peças p Toyota pararam e seus funcionarios estao sem receber desde o dia 11/03, se ja nao bastasse a insegurança causada pelo destino/fatalidade ainda temos a preocupaçao de nao termos renda alguma devido a mtas empreiteiras nao repassarem a remuneraçao aos seus funcionarios.. dificil ne. mas é a realidade.tem empreiteira mto abusada!!!

28 de março de 2011 01:10

Recebi um pouco depois o seguinte do Alexandre Mauj do blog Lost in Japan! Valeu, obrigada pela informação. Espero que essa informação os ajude a reinvidicar o que é um direito dos trabalhadores.


Elisa, avisa pra sua amiga que por lei ela tem que receber os dias parados. As fábricas pagam, se a empreiteira não repassar, eles estão roubando. pq vc sabe, as fábricas japonesas pagam, senão elas FECHAM por irregularidade administrativa. Mas tem muita empreiteira picareta q embolsa a grana.


Também vi na TV NHK que o governo japonês está auxiliando donos de empresas a pagarem os honorários de seus funcionários. Não sei os detalhes, mas é uma ajuda que poucos conhecem.


MMudando de assunto: tenho uma conhecida argentina que mora aqui em Yokohama. Me contaram que ela foi embora ontem para a Argentina num avião que o governo argentino mandou para o Japão para levar de volta grátis os argentinos que quisessem sair do país. Isso é verdade? O governo argentino mandou mesmo um avião assim? Alguém ouviu falar?


5 comentários:

Mônica disse...

Elisa
Já tem mais de uma semana que vi uma reportagem no jornal Estado de Minas dizendo que alguns aviões de estrangeiros estavam buscando pessoas, mas não lembro qual país. Sei que o Beasil não estava fazendo isto. Eles estavam pedindo mas acho que não foram atendidos.
com carinho Monica
Vou dar uma espiada no jornal e te contar

Anônimo disse...

Pois é, Elisa. os meus amigos alguns estão parados, mas vão receber os dias, normalmente. as fábricas vão pagar e as empreiteiras vão repassar. perguntei p uma pessoa que entende bem dessa legislação e assegurou que as fábricas pagarão (até para não sofrer penalidades depois, na hora do fechamento anual, essas coisas).

soube de vários países que estão enviando aviões pra levar o pessoal embora. Me disseram que a China, México, França, Australia... entre outros mandaram aviões. não confirmei a notícia, mas da França eu sei que teve sim.

bjs

lolipop disse...

Oi Elisa!
Confio no que o Alexandre diz, e espero que logo esse drama dos salários se resolva.
Quanto aos aviões, acredito que seja verdade. Sei que muitas embaixadas pediram a retirada dos seus cidadãos e muitas outras desaconselham as viagens ao Japão...Pânico fácil...
Beijosssssssssss

lu disse...

Estamos aflitos sim perante essa situaçao. pq o que a empreiteira diz é que nao será pago. pela lei japonesa, sabemos tbm que msm qdo a propria fabrica dá folga ao funcionário, ela eh obrigada a pagar essa folga pois foi ela quem deu e nao é o que acontece nesta empreiteira.
a empreiteira nunca pagou nenhuma das folgas que a fabrica deu durante o ano de 2010 ate o presente momento e, p receber, teremos de ir p ministerio do trabalho mas.. indo ao ministerio do trabalho a empreiteira nos dá "kubi". entao nucna sabemos o que é pior, esperar e ficar sem receber ou ir atras, receber e ficar sem o trabalho dpois.

Beth/Lilás disse...

Elisa,
Eu espero que o Japão retome tudo isto e mostre ao mundo que continuam fortes e trabalhadores.
Ontem soube que o Sarkozy esteve aí no Japão e agora lendo o que escreveu acima, manda também aviões para retirar seus compatriotas? Esquisito tudo isso!
bjs cariocas

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...