terça-feira, 2 de março de 2010

Tsunami no Japão

Obrigada pelas respostas sobre idimê e o DO e DOES.

Muita gente deve ter ficado com a pulga atrás da orelha, mas
meu filho (felizmente) não está sofrendo de idimê, bullying no momento.
(embora já tenha acontecido no passado).
Ele me perguntou porque ele vê na escola e não conseguia entender por quê. (nesse caso o porque é separado e tem acento ou não?)

Recebi várias respostas para a pergunta que eu fiz: por que se usa DO e DOES em inglês. Eu queria saber as causas históricas. As respostas estão todas nos comentários do post passado que se chama
"dúvidas "

O título do post de hoje é Tsunami no Japão.
Teve tsunami no Japão no domingo, dia 28 de fevereiro, ficaram sabendo?
Foi provocado pelo terremoto no Chile.
O tsunami que chegou aqui não foi muito grande, foi de 20cm a 1metro mais ou menos.
Muitas pessoas foram para abrigos em locais mais altos.
Esse tsunami não causou mortes nem destruição.
Mas o país ficou em alerta o dia todo.



18 comentários:

Elisa no blog disse...

MAUJ,
Vc sabia que no terremoto do Chile de 1964, veio um tsunami grande no Japão e morreram 140 pessoas? Naquela época não sei imaginava que isso poderia acontecer.
Dei risada dos surfistas que vc falou, não fiquei sabendo dessa.

Anônimo disse...

Oi! Aqui no Brasil foi noticiado sobre as evacuações e em sites que eu acompanho foi muito falado também. Esta noite alguns brasileiros voltaram ao Brasil no avião da presidência. Está havendo muitos saques e até um incêncio ocorreu num mercado no Chile! A presidente de lá pediu que a população fosse mais civilizada mas nem adiantou, estão pior do que o povo do Haiti. Quanto ao "por que" quando ele tem sinônimo de motivo ele fica "porquê" Junto e com acento no "e".

Desabafando disse...

Ah, eu fico feliz de saber que seu filho não sofreu bullying e tampouco está praticando isso mas fique sempre atenta e converse bastante com ele. Isso ajuda. Queria que meus pais tivessem tido tal preocupação pra que minha vida tivesse sido um pouco mais leve.

E sobre o tsunami eu vi nas reportagens que passaram aqui e que bom que não foi nada com maiores consequências.

Bah disse...

Bom, se São Paulo tb tremeu, então acredito que alguma coisa acontece no mundo de muito bizarro rs...

Sobre o bolo para celíacos, falei no blog que eu fiz. Pena que não postei pq felizmente não durou nada rss ficou uma delícia. Obrigada pela dica.

Kisu!

cristina vilela disse...

Oi Elisa,sou sua seguidora faz um tempinho ...ate já peguei sua receita de pizza e ficou maravilhosa,agora quero fazer esse bolo de coco sem farinha....beijos e uma boa semana

Anônimo disse...

Elisa Fuji, você é uma pessoa que tem gratidão, tem atenção com as pessoas, tem humildade e é altruísta.

Guardei a sua mensagem de "Volte sempre" e estou aqui novamente. Não para comentar este post ou outro pois sou péssimo em comentários.

O que me fez escrever esta mensagem foi, principalmente, a sua frase abaixo, fora outros exemplos seus de atenção com o próximo:
"Recebi várias respostas para a pergunta que eu fiz: por que se usa DO e DOES em inglês. Eu queria saber as causas históricas. As respostas estão todas nos comentários do post passado que se chama "dúvidas"".
Isto se traduz, para mim, como uma forma de gratidão. Gratidão pelas n-respostas recebidas seguida de preocupação em informar o que você recebeu de bom e que pode ser proveitoso para o próximo. E isto se chama altruísmo.

Em off, se lembra que eu havia lhe dito que "caí" em seu blog pois queria acompanhar fatos e notícias de uma brasileira no Japão? Mesmo não possuindo um Blog, sei o quanto é difícil a manutenção dele. Tive a curiosidade de ler os seus primeiros posts de 2008 e início de 2009. E realmente havia notícias, fotos etc de sua vida no Japão bem como as tradições e culturas que você postava com mais frequência. Mas como você mesma me disse, ultimamente, tem tido pouco assunto sobre o Japão como por exempo a sua recente viagem à China etc. O que tem me causado espanto é o número de visitantes/seguidores no seu Blog.
Como assim? O que eu quero dizer com isto?

Na minha ótica, à princípio, as pessoas conhecem o seu Blog pelo título a respeito do Japão e ficam curiosos em acompanhar por este motivo. Que também foi o meu caso.
Mas como as pessoas continuam lhe "seguindo" se você raramente tem informado sobre o Japão por falta de tempo/assunto?!?!?

A resposta é: A sua atenção com as pessoas que deixam comentários, e com isto, você se sentindo grata, os retribui cada um, sem exceção, com uma palavra amiga ou com um simples "Obrigada pela visita!". Se eu pudesse colocar isto concretamente, seria você vendo um sem números de pessoas chegando à sua casa e cada um se acomodando em cada sala de estar de sua casa, e você, uma a uma, a recebendo, conversando amistosamente, agradecendo e se despedindo, para depois passar para a próxima sala de estar e fazer o mesmo até a última pessoa...
O jeito como você chega às pessoas e conduz a conversa também é uma forma de fortalecer o link.
Voltando à questão, penso eu, que as pessoas não mais se importam se o assunto é sobre o Japão ou não, eles aparecem no seu Blog por sua causa, pois sabem que você as recebe muito bem pois você tem a noção exata da importância de cada pessoa para você.
Até,
Hélio Shiino

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Que bom q aqui não teve nada.
A minha mãe ja estava me deixando doida de tanta preocupação rs
bjokas

Farofa de Batata =] disse...

Passando pra deixar um oi ^^ Tô costurando bastante de madrugada, ñ tenho visitado mto os blogs como antes rs......

Boa Quarta!
Miquilissss
Bru

Elisa no blog disse...

DIANA,
Obrigada por sanar minha dúdvida.
Espero que o povo do Chile recupere logo a vida normal.

DESABAFANDO,
Vc também acaba me ajudando ao me avisar para ficar atenta. Concordo com vc, isso é muito importante.

BAH,
se o bolo acabou rápido é porque estava bom! Fico muito contente. Meu sonho é ver vc sendo elogiada pelos seus quitutes. Assim a gente se anima a cozinhar, não acha?

CRISTINA,
Que bom, vc gostou da receita de pizza. A receita é da minha mãe e sempre achei que a pizza dela ficava melhor que as compradas. Vc fez qual recheio, ou melhor, qual sabor?

Anônimo disse...

Fiquei peocupada com vc; acompanhei hora a hora o avanço da onda. O Japão é uma ilha e para complicar fica numa falha geológica. Um povo valoroso e bravo; disposto a enfrentar com coragem as adversidades e sobreviver de forma digna aos desastres naturais.
Faz tempo que acompanho os movimentos do planeta. Eu os estudo e tiro conclusões. Assim sou; gosto de pesquizar, entender o mundo onde vivo. Fico feliz por vcs, por nada ter ocorrido.
Quanto ao blog, meu anjo, não tenho paciência nesta altura da vida para fazer um. Prefiro visitar amigos como vc que primam pela atenção, gentileza, e uma profunda troca afetiva. Deus a abençoe. Bj. Lenora

Elisa no blog disse...

HÉLIO,
Fiquei muito contente e animada com o seu comentário. Acho que vc é que é uma pessoa generosa por enxergar tantas coisas boas em alguém, ou melhor, em um blog.
Gosto de responder aos comentários pelo seguinte: acho que hoje em dia todo mundo é tão ocupado e mesmo assim, muita gente tem o carinho de deixar um comentário, responder a alguma pergunta. Então o mínimo que eu posso fazer é retribuir esse carinho.
Na verdade não sou só eu que sou assim nos blogs. Eu aprendi muita coisa em outros blogs. Muita gente responde e comenta muito mais que eu. Vc precisa ver como tem gente legal, atenciosa, generosa em outros blogs. Muito obrigada pelo comentário que deixou muito contente e me fez ver que quem sabe eu esteja no caminho certo. Volto a dizer, volte sempre.

Elisa no blog disse...

DEA,
O tsunami foi fraco aí em Kyushu? MInha mãe costumava ligar mais, mas ultimamente ela se acostumou e não fica mais tão preocupada terremotos, tufões...


BRU,
Vc está costurando mesmo? Vc trabalha com moda? Não sabia. Como é esse seu trabalho?

MAUJ,
acho que o terremoto de 1960 foi mais forte. Esse foi de magnitude 8 e o anterior foi de 9!!
Esse assunto dos surfistas só saiu no jornal e TV ontem. VC foi mais rápido que as mídias. Como ficou sabendo?

LENORA,
Por favor, não se preocupe mais. Aqui está tudo bem. O tsunami veio bem baixinho e fraco, felizmente já passou.
Mesmo sem blog, sua presença aqui me deixa muito contente e espero que vc continue trazendo suas sábias palavras.
Aqui existem muitos desastres naturais, por isso o povo e o governo se preparam muito. Acredito que seja um dos países mais preparados no mundo. Mas cada fato desses nos faz ver quão grande é a força da natureza.

Mônica disse...

Elisa
Eu vi a noticia pela TV ontem.
Só que por aqui a noticia foi branda. Não sei se por causa Chile.
Ainda bem que sei que o Japão tem uma infra estrutura muito boa.
Mas quase te liguei.Não liguei porque mamae estava dormindo e o telefone é perto dela.
O sem fio estava com problemas.
Mas em minhas oraçoes voce está protegida.

E é claro que conhece meus sobrinhos. Eles já fazem parte de sua convivencia.
E quando vier iremos em santo Antonio para passearmos na Fazenda Cachoeira de meu tio.
Com carinho Monica
OBS estou com intenet em casa Viva!

Ana Carvalho disse...

O Jpão é trash pra desastre ambiental..
cuidado aí gata!
beijos

http://laislabonitta.blogspot.com/

Elisa no blog disse...

MÔNICA,
Pode me ligar quando quiser, ficarei muito contente. Mas vc tem razão, não vamos acordar a sua mãe.
Aqui o alerta de tsunami saiu logo após o terremoto do Chile. Muita gente foi para abrigos. Obrigada pela preocupação mas estamos bem.

ANA,
Sua expressão é certeira: trash para desastre ambiental. Aqui tem tudo, tufão, terremoto, tsunami, tornado, vulcões ativos...

Carina Naomi disse...

Oieee!! Quanto tempo.Passou sim uma reportagem no Joranl Nacional.Por falar nisso...Agora na TV Cultura aqui do Brasil,tá passando um tal programa "Projeto X",da NHK.Vc já ouviu falar ou já assistiu??BEIJOS E SAUDADES!! Carina!! :D

Anônimo disse...

Elisa esse tsunami me fez ficar 5 horas parada na tomei saindo de Shizuoka. Acredita q os guardas trouce mini toiret bag? Entw, era tao pequena e engracada que nem para fazer pipi dava.
O pior era ficar la sentada ouvindo eles falarem para esperar. Mas, gracas a DEUS nao houve nada de grave. Bjs

Anônimo disse...

Que bom que ai as ondas nao foram enormes, mais a destruiçao no chile foi muita... Ouvi no jornal hoje que algumas cidades do chile deslocaram 3 metros!!! por conta deste terremoto,

sabe aquele ENORME tsunami que aconteceu a algum tempo atras? Achei estranho... Na mesma semana daquele tsunami eu fui pro litoral capixaba, e as praias dela estavam com as mares e ondas meio doidas nunca tinha visto daquele jeito, tao longe e foi afetar aqui...

Elisa um abraço!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...