quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fico estressada na hora de fazer as malas


Dia 3 de julho, sábado é meu aniversário.

Gosto muito de viajar. Quando viajo mostro fotos da viagem aqui no blog.
Mas tenho um problema. Tenho dificuldades para fazer as malas.
Não é que não goste de fazer malas. Mas não consigo organizar as coisas.
Já fiz listas, começo dias antes. Apesar disso, na véspera da viagem,
acabo ficando até de madrugada fazendo as malas. Isso me esgota e me deixa cansada e chateada.
Já desisti de viajar para não ter que passar por isso.
Se eu viajasse sempre para o mesmo lugar, não teria esse problema. Já saberia tudo o que levar.

Mas gosto de conhecer lugares diferentes. Uma vez pode ser uma viagem para os trópicos, com calor de quase 40 graus. Outra vez pode ser uma viagem para um lugar abaixo de zero. Assim o conteúdo da mala é totalmente diferente.

Numa de minhas últimas viagens, uma amiga me deu uma boa dica:
-Se faltar algo, compra. Vende-se de tudo em todo lugar hoje em dia.
Confesso que senti um grande peso sair da minha alma. Fiz a mala de qualquer jeito. Cheguei lá, faltou muita coisa, esqueci muitos itens, mas me virei sem precisar comprar muita coisa.

Achei que tinha resolvido meus problemas, mas minha próxima viagem será para um lugar distante de tudo. Não vai ter lojas por perto para comprar. Já estou ficando nervosa. Ainda não vou revelar para onde vou porque eu mesma estou duvidando dessa viagem. rsrs

Acho que meu filho percebeu essa dificuldade que eu tenho e ele mesmo começou a fazer a mala dele com 8 anos de idade. Ele me pergunta quantos dias de viagem, qual a temperatura local e faz sozinho. Nunca falei para ele fazer as malas. Ele começou sozinho. Ainda bem, menos trabalho para mim.
Quando ele era bebê, era uma loucura para mim. Além das minhas coisas, ainda tinha mamadeira, carrinho, brinquedos, comidinha de bebê, etc. Mas a vontade de viajar era maior e sempre viajei.

Por isso queria perguntar como vocês lidam com malas. Como preparam, se fazem lista. Se conseguem fazer tudo rápido e sem dor de cabeça.

Enfim, queria saber uma maneira de fazer minhas malas com prazer, sem sofrer muito.

Por outro lado, não gosto de reclamar porque só de poder viajar para longe eu deveria estar agradecendo aos céus de joelhos. Mas eu agradeço sim, todos os dias da minha vida.



21 comentários:

Eliane disse...

Oi, Elisaaaaaaaa
Parabéns antecipado pelo seu aniversário. Muitas bênçãos em sua vida e família =)
Eu tb não gosto de fazer mala... mas o pior é ter que desfazer... rsrs
Sempre faço uma lista com tudo o que vou precisar, separadamente: 1) higiene pessoal (escova de dente, creme dental, fio dental, sabonete, shampoo, condicionador, papel higiênico...); 2)roupas íntimas (lingeries, meias, camisolas); 3) calçados (geralmente 1 havaianas, 1 pra noite e 1 coringa pro dia); 4) roupas (calça, vestido, bermuda, camiseta, o mínimo por peça); 5) diversos (toalha de banho, secador e escova de cabelo, material de manicure, 2 sacolas plásticas pra acomodar roupa suja, 1 livro, notebook...).
Ufa... acho que não esqueci de nada... será? kkkkkkkkkkk
Bem, de qualquer forma, o bom de viajar é poder comprar a produção local e encher a mala de lembrancinhas... rsrsrsrs
bjos e aproveite a viagem ;-)
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

Satie disse...

Parabens Elisa!!! Viajar eh sempre o melhor presente que podemos nos dar ne? Nos tbm adoramos!! Agora dah mais trabalho por causa das criancas -1 e 3 anos, entao a mala vai que vai rsrs.
Qdo estava no brasil, viajava mto, pq trabalhava numa consultoria, entao aprendi a ser bem pratica.
Separo as roupas ja pensando em como coordenar. Pecas coringa sao tudo, entao vao pecas basicas e varios acessorios, o q vai te permitir usar a mesma roupa em ocasioes diferentes. Na necessaire eu uso muita amostra gratis rsrs eh tudo q eu possa levar e deixar la mesmo - cremes, shampoos, sabonete, escova de dente, tudo! Ah, tudo que eh barato e eu possa conseguir com facilidade no local eu ignoro.
E na mala de mao coloco um set do que vou precisar nos primeiros 2 dias - ja pensando na possibilidade de extraviarem a minha mala!!
E sempre faco a lista dos eletronicos - camera, filmadora, cartao de memoria, carregador de tudo, e o notebook, esse vai por ultimo na mala de mao mesmo.
Eu sempre tento nao exagerar pq sei que na volta as malas voltarao carregadas de lembrancinhas e adoro!
Ah e eu tbm levo todos os remedios que eu possa precisar, acho q sou um pouco hipocondriaca, e odeio sentir dor, entao esse item eh fundamental rsrs.
O meu desafia agora eh reduzir a mala das criancas!Como elas exigem mais trocas, eh complicadinho...

De resto, curte a viagem, nao eh por causa da mala que a viagem sera ruim ou boa!
Um ooootima viagem pra voce, e depois quero ver as fotos!!
beijos

Anônimo disse...

Aniver chegando entao em! Presente mais que especial! Mostra fotos depois.

A respeito da mala, antigamente eu começava a fazer a minha na vespera pois o lugar mais longe que fui ate hoje foi o litoral capixaba rs, e ja sei o que levar, mais mesmo assim era complicadinho, ate que gostava, passar a roupa, endireitar o itens, fazer o traveseiro caber na mala, tarefa dificil, precisa ser ninja :)

hoje em dia, faço uma tres horas antes apenas, é so deixar as roupas lavadas o resto é facil,

mais imagino como deve ser complicado planejar uma viagem para longe onde nunca fomos, e clima variado pior, se fosse para mim, nem tenho roupa de frio pesada,

mais enfim boa viagem para vc, depois de noticias ;)

Fernanda Reali disse...

Antigamente, minha mala tinha de tudo, era grande, cheia e pesada. Depois,a prendi a fazer como o Alexandre: poucas coisas e tudo pode ser deixado para trás. Bagagem leve, nada de apego, nada que precise ser passado, nada caro ou de valor que me faça sofrer em caso de perda. Na mala e na vida, só o essencial para levar.
Estou curiosa para saber sobre essa viagem! Tomara que seja um aniversário perfeito.

Kiyomi disse...

Elisa!! Feliz aniversário adiantado!
Nossa, nem fale em arrumar mala, pois quando faço a minha, parece que falta algo e sobra algo... Mas o básico sempre levo...

Unknown disse...

Elisa,

Se a viagem é longa eu sempre faço uma lista com tudo que vou precisar e depois separo e faço a mala um ou dois dias antes, depois faço um check list. Vejo se não esqueci nada.

Vi essa matéria agora e é boa para quem não sabe organizar uma mala:
http://super.abril.com.br/historia/como-fazer-mala-perfeita-446695.shtml

Fabiana disse...

Elisa,
Queria deixar um grande abraço e desejar um feliz aniversario adiantado.
Porque, imagino a correria que você vai enfrentar....
Bom, eu também não gosto de arrumar malas.
Aqui, arrumo o meu e dos meus filhos.
E não tem jeito, nas malas dos meus filhos, sempre acaba faltando alguma coisa.
Na ultima viagem que fiz para o Rio, errei feio..kkkk
Isso, porque aqui em Sao jose dos campos, estava muito frio,e arrumei as malas só com roupas de frio, e quando cheguei no Rio, aquele calorzão de rachar o cocô.
Nas minhas malas, sempre tento colocar um blusa que combine com várias outras peças, acessórios para deixar o mesmo look diferente,
e fico pensando em ocasiões, tipo se for sair a noite, vou levar um vestidinho....
boa sorte na arrumação da mala e
boa viagem
beijos

Georgia disse...

Elisa, vc faz aniversário junto com a minha filha!!! Bom se eu não passar aqui no sábado pra te dar os parabéns, já que vou estar enrolada com a festinha da minha filha, já deixo logo o meu recado: Tanjoubi omedetou!!!!

Olha, e desencana com esse negócio de mala, se a gente começar a arrumar a mala com 1 mês de antecedência ou 1 dia antes, a gente sempre esquece alguma coisa mesmo hahahahaha. Qualquer coisa compra lá onde vc vai estar, é até melhor ;)
Boa viajem, capricha nas fotos, bjus!!!

Anônimo disse...

Olá Elisa! Parabéns pelo aniversário... Já vi que tem bastante dicas sobre as malas então não encana, relaxa e aproveita pois viajar é uma beleza. Costumo levar uma muda de roupa na bagagem de mão para o caso de perda. Ah! Coloco por último na mala, em cima de tudo,um pijama e um chinelinho bem confortável para quando chegar estar bem a mão. Seu filho é muito esperto, hein? Imagina fazer a mala sozinho??! Para o meu que tem 7 anos, quando viajamos, separo suas roupas em saquihos para cada dia assim ele se vira mais ou menos sozinho...Só acrescentaria uma listinha para revisar antes da saída com documentação,passagens, máquina fotográfica, pilhas, etc. beijos

Desabafando disse...

Parabéns pelo aniversário e espero que aproveite essa viagem.
Eu sou péssima para fazer malas porque sempre levo coisas a mais do que deveria, sempre por precaução acabo lotando a mala e no fim nem uso tudo e fico carregando peso a toa. Agora faça sem se cobrar tanto, se esquecer de algo, na hora improvisa ou compra ou então dá um jeito. O importante é aproveitar bem a viagem!

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

OI Elisa,
eu gosto de fazer as malas
e sempre começo dias antes rs
bjokas

AmoAndreiaJoias disse...

Oiiiii tô adorando conhecer o Blog!! amooooo Japão, mas ainda não conheço pessoalmente :O(
bjinhusss

Anônimo disse...

Antes de tudo meu carinhoso abraço pelo aniversário. Seja sempre muito feliz.
Não sou a pessoa indicada para ensinar fazer malas; em primeiro lugar eu detesto; e sempre esqueço um monte de coisas que so vejo quando chego no lugar. Já estou acostumada e compro o que esqueci.
Mas procuro não me estressar e sim curtir a viagem. Faça o mesmo; um monte de beijos. Lenora de Resende.

BilaCaldas disse...

Oi Elisa,
Acho que essa angústia que vc sente sobre as malas é comum para muitos de nós, principalmente com preocupações inerentes as mães zelosas como vc. Mas teve um tempo que pesquisei em sites que ensinam a arrumar malas com listinhas e tudo, claro que é muito genérico, mas consegui tirar proveito de uma coisa aqui e outra alí(guardar as meias dentro dos tenis e sapatos,colocar calça comprida primeiro com as pernas para fora..., sobretudos e casacos de cores neutras com acessórios coloridos, para levar meos agasalhos e mais acessório que são pequenos. Minha questão era diminuir o tamanho delas, levar o essencial sem faltar nada e nem sobrar, sonho... ainda estou tentando, mas como não viajo tanto, acabo não aprimorando.rsrsr

Anônimo disse...

É complicado mesmo.
Quando viajo penso primeiro nos materiais de higiene e saúde, depois roupas íntimas, roupas para frio e calor (pois o tempo é uma loucura rs..), sapato, tênis e sandália. Faço também sempre uma lista antecipada porque não vem à mente tudo de uma vez só, e deixar para última hora seria um caos rs..
Beijos na alma, querida!

Mônica disse...

Parabens adiantado. Vou te telefonar.
Arrumar mala dá muito trabalho. Uma pena a gente não ser comoa Jackeline Kenndy que tinha guarda roupa em um monte de paises.
com carinho Monica

Anônimo disse...

Elisa,
Parabéns adiantado. Eu uma vez entrei no google e vi várias dicas de como arrumar malas. Aprendi algumas coisas, mas na verdade sempre coloco muita roupa o que é péssimo. ou seja, apesar de ter pesquisado não aprendi. Ainda bem que seu filho te ajuda desde de cedo. Eu qdo vou para bhte arrumo a mala no final de semana anterior, assim nao corro o risco de esquecer de nada.

Anônimo disse...

Elisa,
Parabéns adiantado. Eu uma vez entrei no google e vi várias dicas de como arrumar malas. Aprendi algumas coisas, mas na verdade sempre coloco muita roupa o que é péssimo. ou seja, apesar de ter pesquisado não aprendi. Ainda bem que seu filho te ajuda desde de cedo. Eu qdo vou para bhte arrumo a mala no final de semana anterior, assim nao corro o risco de esquecer de nada.

Lisa Nunes disse...

Elisa querida
quantas saudades de ti,
E desde já, te DESEJO MUITAS FELICIDADES pelo seu dia1 que a tua viagem seja maravilhosa e revigorante e voltes renovada!
Um Grande beijo

Bah disse...

Oi querida! Já estou feliz por vc viajar novamente e espero ansiosamente pelas fotos rs... Sobre arrumar as malas eu sou uma pessoa muito prática. Pego as peças que eu mais gosto e sempre levo. Um casaco que suporta o frio congelante pra qualquer eventualidade e outras mais básicas. É bom sempre saber que temperatura estará fazendo no destino até porque hoje a internet facilita pra caramba... E comprar coisas lá tb é bom, assim vc traz lembranças que vc vai usar depois.... o ideal é levar pouca bagagem pra poder trazer um monte de tranqueirada na volta rs...

Kisu!

lolipop disse...

PARABÉNS ELISA!!!!!!! Viajar é uma das coisas que me dá maior alegria.
Estou curiosa de saber pra onde vai...
Vc acredita que quando vou ao Japão, começo a pôr na mala coisas aí uns quinze dias antes...rsrs.
Beijos

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...