segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Viagem para a China


Poderosa ponto com me perguntou por que a queimadura não cicatriza, por que fui de novo ao médico. Eu também queria saber. Mas fui na sexta-feira. Fui na emergência no domingo e fui hoje de novo. Os médicos e enfermeiras daqui nem sempre são simpáticos e eficientes como no Brasil. Temos que ter paciência de Jó.
Se vc é a Poderosa ponto com, acho que sou a coitadinha ponto com. rs

Tenho uma amiga que vai a Pequim no dia 22 de outubro.
Estou muito metida, não? Falando de tantos lugares.
Mas existem 180 países do mundo para onde nunca fui ainda.

Pequim em Pequim se chama Beidin, que lembra beijin, um beijinho.

A China é um dos lugares mais engraçados que já visitei. Se eu estivesse com meu filho, não acharia a menor graça nesses inconvenientes. Mas fui sozinha e achei muito divertido. Antes de tudo é um país grandioso.

Fui a Beijing anos atrás. Talvez tenha mudado muito.
Mas a amiga disse que vai de saia e salto alto à Grande Muralha da China.
Lá é meio descampado, sua saia vai voar e haverá um séquito de chineses atrás admirando a paisagem. Tem trechos íngremes, portanto recomendo ir de tênis ou sapato confortável. Tinha umas subidas que eu tinha que dar impulso tipo em desenho animado, sabe? Senão caía para trás. Juro.

Olha, o que vou escrever agora não é preconceito. Apenas vou relatar os fatos.
Aliás acho preconceito muito feio. Quer ver um exemplo?
Já vi japonês falando que o pau dos ocidentais é grande mas é mole. É mole? (pegaram o duplo sentido?) Como é que vão falar de algo que nunca viram? Claro que não são todos os japoneses que pensam assim, mas existem. Mas isso não seria preconceito, é obtusidade.

Relatando os fatos:
Fui a um restaurante na China em que os palitinhos (ohashi) ficavam
em pé numa vasilha com água. Quem acabava de comer devolvia os palitinhos na vasilha e os que chegavam para comer pegavam dessa mesma vasilha. Sem lavar. Fiquei estarrecida.
Naquela viagem quase não comi, emagreci mais de 4 quilos.

Procuro pensar que os hábitos de higiene dos chineses são apenas diferentes dos nossos.
A mãe deles não ensina as mesmas coisas que as nossas. Pensando bem, seria super anti-ecológico se 1 bilhão de pessoas usassem mais água, mais sabão.

Uma coisa boa da China é que vc não leva cantada nenhuma. Tenho a impressão que é proibido pelo governo comunista! rsrs O lugar onde mais levei cantada por metro quadrado andado foi na Itália.
Mas isso fica para outro post.

.........................................................

Aulinhas de chinês:

chechê Obrigado

Túo chao tien? Quanto custa?

-Ni rao? Como vai?
-Rao. Bem.

Números:

1 i, 2 ár, 3 sán, 4 su, 5 ú
6 liu, 7 tih, 8 bah ou pah, 9 til 10 su.

(Repare que o 4 e o 10 estão escritos iguais. A pronúncia é diferente mas só os chineses sabem a diferença.)

Dzai narl? Onde é?

Na verdade só sei isso em chinês.

............................................................

Terminando gostaria de desejar Feliz Dia do Médico.
Para todos os médicos e em especial para a Laély, do blog Sala da La, a médica mais fofa do mundo.





28 comentários:

Mônica disse...

Elisa
Estou rindo até dos palitinhos chineses.
Sabe o que eu estou lembrando?
Há muitos anos, antes de 1977, porque formei em magisterio neste anos, recebemos uma colega nova, do oriente.
Na sala a menina que sabia ingles mas não sabia nada de Matemática e nem as outras materias ficava só de enfeite na sala.
Um dia a professora comentou: ( por isso dizia minha avó que não se deve falar certas coisas perto de crianças que ela não esquece)
voce não parece com uma aluna que tivemos japonesa que sabia ingles mas conseguia fazer na matematica uma só lingua.
A coitadinha respondeu: eu não sou japonesa, sou chinesa.
Ela ficou só no periodo do intercambio, mas deixou saudades por sua humildade.
As irmãs de caridade, religiosas, eram fogo!
Com carinho Monica

Laély disse...

Ei, Elisa!
Obrigada pelo "mais fofa do mundo"! Vindo isso de alguém, lá do outro lado do mundo, é signififativo pra mim.
Legal essas histórias de suas andanças.
Acho que preciso dar um "pulinho" na China e, quem sabe, finalmente conseguir perder os 5 Kg que preciso?! Seria a dieta do palito.rsrs
Olhe pelo lado bom: logo depois, você foi pra Itália e recebeu muitas cantadas por lá, porque ficou ainda mais bonita! Por sinal, por que não muda a carinha do seu perfil. Somos curiosos...
Queimaduras demoram mesmo, a cicatrizar, ainda mais, se há infeccção local. Depois, brasileiro reclama de médico, né?
Abraço e boa semana!

Andrea disse...

Elisa,
Nossa eu iria conseguir emagrecer,,RS .
Não se preocupe com nossas lembranças .Não ficamos traumatizadas ,mas cair uma casa e você estar dentro dela não da pra esquecer NUNCA ;
Mas meu pai dizia que tudo tem uma coisa boa. A gente não tinha casa própria ,mudamos pra outra que era alugada também e depois o dono quais vender e meu pai comprou.Talvez se a outra casa não tivesse caído não teríamos essa oportunidade .

Eliene Vila Nova disse...

Olá,
conheci seu blog através do da Laély que é uma pessoa que adoro.
E menina adorei isso aqui, seus textos, suas informações, receitas, adoro frango, aliás não como carne vermelha e por isso tenho que excercitar a criatividade inventando mil receitas com frango.rsrs.
Ah acho que preciso ir pra China pra emagrecer, argh palitinho comunitário nem pensar, iria perder uns 1o kg,rsrsrs.
Melhoras na recuperação da queimadura, sei o quanto é horrível, pois tive uma na mão gravíssima que levou mais de um mês pra cicatrizar.
Voltarei novamente pra te visitar, beijos

Unknown disse...

Ai flor rss to pansando aqui nos palitinhos rss tbm teria emagrecido rsss[[Mas adorei o post, e fica boa logo da queimadura tá?

bjocas flor rss

Kiyomi disse...

Eis um lembrete pra mim e namorido quando formos pra Pequim: levar seu proprio hashi. Não sabia que era desse jeito!!! (PS.: eu falei pra você do programa do Smap que a dupla Katori-Kusanagi percorreram toda a muralha da China em tres pernas para pagar uma prenda no ano passado? Namorido viu e gostou e quer ir pra lá. Nao com a perna amarrada, claro)
Se cuida com a saude e melhoras!!
Beijos!

Isis disse...

Elisa...
Vamos parar com esse negócio de coitadinha ponto com?rsrs
Que tal elegância discreta ponto com?rssr
Pode me chamar pelo meu nome se quiser.Aliás, voce foi a primeira pessoa que ficou sabendo oficialmente meu nome.
Eu imagino o que passou no restaurante.Santo Deus!
Outro dia eu "precisava e muito" fazer uma ligação, o celular estava sem créditos e eu "tinha" que fazer a ligação. Não tive dúvida, fui na padaria da esquina e embrulhei o telefone em guarnapos de papel, fiz minha ligação e depois lambuzei minha mão com alcool gel. Tive até plateia que não entendeu nada. Por mim eu faria mais uma camada de papel porque se eles estranharam tanto meu cuidado é porque eles não sabem nem onde compra alcool gel, que dirá usar!
Bjos e... bons sonhos.
Pela hora q te respondo, já deve ter ido dormir...rsrsr
Bjos...

Anônimo disse...

Ai credo na mesma fazilha com os mesmo rachis nem... cada povo com sua cultura ne, Elisa passou na tv por aq q um restaurante de chineses em sao paulo fui multado e proibido de abrir as portas pela falta de higiene, tinha caranguejo a andar pelo banheiro dentre outras coisas... vc sabe realmente o pq dessa falta de higiene?

em relaçao ao meu post

as vezes temos umas canecas dessas que quase nao usamos, faz pro seu filho ele deve adorar, com as carinhas da caneca deve que vai ficar super divertido!

Phalador disse...

Será que sua amiga encontrará o velho Sábio?

Você o encontrou???


Ah! Queria tanto ver um sábio de perto...


Melhoras viu? Rummm!!!


bjs!

Desabafando disse...

Eu confesso que adoro a diversidade cultural do seu blog..rsrsrs....vc já viajou bastante né? Isso é muito bom, abre a nossa mente.

Está melhor da queimadura?

Eu sentiria nojo de comer com os palitinhos da vasilha de água também....eu heim! Achei que isso fosse descartável em todos os lugares (como aqui no Brasil), mas pelo jeito não é né?

Sabe que já ouvi falar dos hábitos de higiente...só não lembro se era da China ou do Japaão...em que os banheiros públicos são pouco diferentes dos convencionais (tipo um buraco no chão), não lembro onde foi que li isso...

E realmente a Itália é o melhor lugar pra se levar cantada né? Vc acredita que quando estive lá, um velhinho, me pediu pra ficar lá morando com ele? rsrsrsrs...qualquer dia conto essa loucura no blog.

Mari disse...

Credo!!!!Não é a toa que vc emagreceu.Tbém iria emagrecer desse jeito rs.
Passei por mal bocados amiga rs
Tenha uma otima semana bjos

Anônimo disse...

Elisa, sabe que o gostoso de ler suas explicações é que você escreve como a gente gosta de ler. O "tempêro" que você coloca quando explica as situações é bem brasileiro. Então a gente se instrui, se diverte e não quer que termine logo a postagem. Você é uma criatura adorável (apesar de Palmeirense). Estou aquí torcendo pelo seu pronto restabelecimento. Adorei sua postagem. Escreve maiiiiiis! Beijos com carinho. Manoel.

Anônimo disse...

Pois é, Elisa, o q os chineses falaram é por despeito, porque o q tem de piada ocidental sobre chinês q tem os "membros" pequenos, isso sim não é mole rsrsrs.

Bjo e muita paz!

Lu Guimarães disse...

Sei lá... Acho que quanto mais lugares do mundo conhecemos mais sábios ficamos, pois aprendemos sobre outros povos. O que é mais enriquecedor que cultura? E o que acho mais interessante em seus depoimentos é justamente o olhar sobre a outra cultura. Sempre é uma observação de respeito, embora sempre tenha seu posicionamento, sem necessariamente desfazer do costume do outro. Isso é muito bonito. Morro de curiosidade de saber como foi morar aí no Japão, o que faz aí... Um dia me conta? Ahh!! Com relação aos livros vou te mandar um e-mail... Bjs

Unknown disse...

Oi flor... a minha prima foi para lá estudar Psicologia (?), trabalhou durante 10 anos para o governo, cuidando de crianças autistas (influênciada pela minha irmã, que é autista) e nesse meio tempo fez curso de prof. de yoga, largou a psicologia e agora dá aulas. Vc já foi para Oahu? Bjs!

Andreia Inoue disse...

ai que nojinho dessa aguinha,desses palitinhos,juro para vc se estivesse nesse restaurante,de duas uma:ou virava o prato direto na boca,ou entao comia de mao,hahaha...pelo menos seria bacterias dos meus dedinhos e nao de bocas q nem sei o q tem!
arghhhh,que nojo!!!!

nossa q queria ir na china,principalmente com um tantao de dinheiro para comprar coisinhas baratinhas!
:)
sem falar em ve os templos q sao lindos e coloridos(pelo menos o q ficava no bairro chines de yokohama era colorido)...
e a muralha da china claro ne?!!!

um beijaoooo e espero q essa queimadura cicatrize logo!

Yuka 5.0 disse...

Eu não sei se ainda é assim mas, dependendo dos lugares que a sua amiga for na China, é bom levar o próprio papel higiênico também.
É verdade, na China a gente não leva cantada mas em compensação em Hong Kong… e o melhor de tudo, de todas as nacionalidades. Né.

Mônica disse...

Elisa
Eu sou péssima de rumo. Até hoje eu não sei ensinar o caminho até em casa. Digo só a referencia.
Mas minhas irmãs não vão ter problema. Vou ficar bem caladinha porque se precisarem de mim na certa vou ensinar caminho errado.
A Marilia vem do Rio e vai chegar meio dia.
Com carinho Monica

Desabafando disse...

amiga, respondendo seu comentário...tenho inveja das obras impecáveis aí do Japão...aqui estamos anos luz longe disso..rsrsrs....aqui é cada um por si...todos querendo bancar os espertos..rsrsrs..

ah, e sim, eu amo livrarias. Leio muitos livros por ano. rsrsrs...

Anônimo disse...

tem razao Elisa, faz sentido, cada um com sua cultura, mais acho que quando uma outra cultura vier pra ca tem que pelo menos tentar se adequar com o local pois se nao é pior pra eles olha nao tinha necessidade deles levarem uma tremenda multa e ate perder o restaurante... o brasil e tao tranquilo...

um abraço!

Anônimo disse...

ps: Elisa e a queimadura anda melhor?

Bah disse...

Oi queridaaaa! Saudades! Adorei essa história dos ohashi rs... eu teria levado um meu na bolsa, nunca se sabe... ou guardar de algum restaurante que seja daqueles descartáveis rs. Que tudo vc viajar mundo afora! Eu queria ter ido à China somente para ver aquelas estátuas dos guerreiros rs esqueci o nome e a Muralha pq dos chineses eu tô fora. Trabalhei mto tempo com eles pra perceber que eles são porcos demais rs. Só sabia falar chechê mesmo e Nirao!!

Kisu!

Daniel disse...

Oi Elisa,

Além de ler com entusiasmo suas viagens gosto muito das dicas que deixa aqui.

Muito simpático da sua parte dividir isso conosco.

Pensando na China, é um país que tenho um pouco de preconceito contra algumas atitudes deles, mas leio muita coisa e nem sei se tudo é verdade. Então vou te perguntar.

É verdade que lá é proibido ter mais de um filho e as mães quando tem mais de um abandonam na rua mesmo? Deixam morrer?

Beijo

Anônimo disse...

Querida Elisa,

Venho te oferecer um selinho.

Está aqui:

http://spasoporagora.blogspot.com/2009/10/selo-sugoi-incrivel.html

Muitas bênçãos!

Lisa Nunes disse...

Elisa querida
Já te disse que é sempre muito bom poder viajar - através dos teus olhos e das tuas dicas. Tenho vontade de conhecer a China, e imagino que tenha muita coisa interessante por lá, fora essa história dos palitinhos!!
Espero que estejas melhor da queimadura, quando possível, nos mande notícias. beijim pra você

Aninha disse...

amore
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
estou morrendo de rirrrrrrrrrr
preciso desabafar com vc! o farei por email que é melhor.

Querida, quando eu estiver precisando perder peso já sei pra onde ir: pra China.
kkkk

besossssssssssss

Dil Santos disse...

Oi Elisa, tudo bem?
Hummm tbm quero ir, me leva vai? rsrsrs
É o que vc faz de melhor em relação a seu filho.
E principalmente vc repassar isso a ele, para que ele ñ venha cometer erros futuros e vir a sofrer com isso.
Bjo querida
:)

Anônimo disse...

Elisa, credo eu iria ficar com nojo, mas comeria... A gente come tanta porcaria sem saber...
Amanha estamos viajando e ficaremos com saudades.

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...