quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Presentes, Sumô e goya


Vocês conhecem sumô? É o esporte nacional do Japão. A regra é simples: dois lutadores lutam dentro do dohyo, um círculo e quem sair primeiro do círculo perde a luta. Os lutadores são geralmente muito grandes.




Minha amiga Noriko foi ao torneio de sumô e trouxe essa caixa de doces para mim. Obrigada, estava muito gostoso. Dentro tinha mini pudins de leite. Em vez de calda de caramelo, ankô (feijão azuki doce triturado).

Esse legume se chama gooya (gôo-yah). O filho da Noriko planta em casa e pediu para a mãe trazer para mim. Muito obrigada, fiquei contente. Em casa gostamos de goya.
Originário de Okinawa, é amargo, geralmente consumido refogado. Vcs já viram no Brasil? Hoje em dia, está cada vez mais comum no Japão todo, não só em Okinawa.


Dá para fazer pratos assim. Esse é um maze gohan de goya, frango, kaiware, milho e cebola bem fritinha. Meu filho gostou só da cebola por sinal. Pediu para colocar em outras comidas tb.
O mais comum é comer goya com ovo frito, toofu duro de Okinawa e carne de porco, tudo refogado.


10 comentários:

Desabafando disse...

Não conhecia goya não..rsrsrs..nunca tinha visto! Não é amargo não?

Denise disse...

Olá Elisa!

Parece que aos poucos o sumô está voltando, depois daquele escândalo todo das apostas ilegais que aconteceu né... espero que mantenham limpo um esporte tão tradicional no Japão.

Qto ao goya, aqui no Brasil conhecemos como nigagori, desde pequena conheço porque a minha vó paterna plantava no quintal dela! Para falar a verdade não gosto pq não suporto coisa amarga (jiló idem), mas esse maze gohan tá com uma cara boa hein!!!

Bjs!

Kiyomi disse...

Oi, Elisa!!!
Sobre sumô: quem gosta é o namorido kinguio, quando passava na tv ele assistia, mas depois do escândalo das apostas ilegais do yakyo, as transmissões ficaram restritas...
Quanto ao goya, eu conheço como nigagori (ou nigauri, nao lembro), mas em Honshu raramente fala-se goya, que é dialeto de Okinawa!
Acredite: comi uma vez só porque eu trabalhei com uma descendente de Okinawa. Não achei amargo, ainda mais que eu adoro jiló...
Beijao!

Georgia disse...

Eu gosto de assistir sumo ;)
Não conhecia o goya, ele partidinho parece até sashimi de polvo, menos a cor claro ;)

Bjus!!!

Anônimo disse...

Que bacana aprender uma coisa nova. Esses que vc já fez estão lindos. Imagine qdo ficar expert.
bjs e aproveite seu curso

Claudia Rumi disse...

Realmente como a Denise falou acima, é o nigagori. É de fácil plantio e ´qdo tínhamos chacara, minha mãe colhia lá. No síto da minha tia tem. Nos mercados da Liberdade e feiras que tem japoneses e chineses circulando, tb tem. Constuma se fazer no misso ou tempura para ser menos azedinho.Eu tb não curto esse nigagori.bj
claudia

Bah disse...

Não gosto de goya pq é amargo, muito ruim o gosto...

Kisu!

Nozomi Yuntaku disse...

Elisa
desculpe-me a ignorância. O que é kaiware?
Eu tento comer goyá mas ainda não cheguei lá. Porém, adoro jiló.
Tenho na minha mente que os sábios gostam de goyá...
quem sabe está faltando o tal kaiware...

Mônica disse...

Este esporte eu já vi em programas de TV, fico aflita para acabar porque parece briga.
Eu não conheço este legume. Andrea prometeu nos levar num restaurante japones que tem aqui em BH mas ainda não fomos.
com carinho MOnica

Anônimo disse...

oi, elisa!

como o pessoal já comentou, o gooyah é conhecido no brasil como nigauri ou nogaguri, na colônia -ou então melá de são caetano pros não japoneses.

adorei seu blog!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...