quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Livros infantis


絵本
Quando meu filho nasceu, pensei, vou ler livros infantis para ele na hora de dormir. Quem sabe assim dormiria rápido e daria sossego para mim.
Pensava em ler Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Três Porquinhos, esses mais conhecidos. Li esses também, mas li muitos outros. No começo não sabia que hoje em dia tem tantos livros infantis, tantos autores maravilhosos e novos, bem mais novos que os irmãos Grimm.
Tive a sorte de participar do clube do livro infantil na escolinha do meu filho. A idéia do clube era simples: algumas mães de alunos que traziam livros infantis que achavam interessantes e os apresentavam para outras mães. Liam trechos. A idéia era simples, mas fiquei impressionada com
o conhecimento que essas mães tinham de livros infantis. Simplesmente conheciam todos os melhores autores... eu nunca tinha ouvido falar de nenhum deles... e todos eram autores sensacionais, com livros lindos. Comecei a reparar que os filhos delas eram inteligentes, vivazes, educados, bondosos... seria efeito dos livros? Resolvi experimentar. Hoje meu filho tem 12 anos e já lê sozinho. Mas até hoje acho que li uns 200, 300 livros na hora de dormir. Não vá achando que é muito! Ouvi falar de uma mãe que lia 4 a 5 livros por dia, todos os dias. Numa conta simples, daria uns 1500 livros por ano! Fiquei achando que li pouco para o meu filho... Mas quantidade não é tudo, não é mesmo? Alguns livros comprei, a maioria peguei na biblioteca. No Naka Library mesmo.

Eu ia falar sobre esse livro acima, mas fica para outro dia, está ficando muito comprido.

Nenhum comentário:

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...