terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cingapura, agradecimentos


A querida amiga do blog Desabafando e Sonhando fez uma linda homenagem para mim. Ela conta que fez os biscoitinhos, tirou fotos e fez um post. Que ótimo, fico muito contente!
Ela escreveu no comentário: os biscoitos não duraram nada de tão bom....
Além de Desbafando, a Miss Violet também fez os biscoitos de carinhas com a filha que segundo relato gostou muito da experiência. Isso mesmo, as crianças adoram fazer biscoitos e doces em casa. Quando são bem pequenos, acredito que ajude a desenvolver a coordenação motora e criatividade. Meu filho inventava muitos formatos quando pequeno e fazíamos biscoitos ou pão de queijo: cobrinha, cocô, lagarto, sapo. (coisas de menino, rsrs)

Não tem relação nenhuma com Singapura, mas vou revelar umas coisas pessoais. Talvez não interesse a ninguém, ninguém perguntou mas lá vai:

Não fumo, nunca fumei e pretendo nunca fumar.

Nasci em São Paulo, na av Brigadeiro Luís Antônio, numa maternidade que não existe mais, quase no fim da avenida, perto do parque Ibirapuera. É um lugar muito bonito de São Paulo. É arborizado, tranquilo, tem casas bonitas e parque com lago por perto. Até hoje inconscientemente tenho escolhido morar em lugares assim. O bairro onde moro em Yokohama é assim do jeitinho que descrevi acima. Acho que a maternidade ficava perto de onde fica o Hotel Unique hoje. Mas não sou chic, não. Quem me conhece sabe que sou simples. Mas não sou simplória porque aí já é pedir demais. rsrs

**********************************************

Fui com meu filho para Cingapura na volta da Malásia em agosto desse ano (2009).
Minha querida amiga Cláudia vai para lá em dezembro, por isso vou terminar de escrever sobre o passeio por Cingapura. Espero que a Patrícia Mascarenhas não fique triste de saudade ao ver estas fotos. Escolhi letras vermelhas porque estava muito calor. Lá é perto (da linha) do Equador.

Esta é a estátua de Sir Stamford Raffles (rrá fôus) desculpe quem sabe a pronúncia direitinho, mas essa é uma palavrinha de pronúncia difícil, concordam? Atrás estão os prédios modernos desta cidade-estado. Aqui era uma pequena vila de pescadores quando Sir Raffles achou que seria um ótimo lugar para fazer comércio entre a Ásia e a Inglaterra. Cingapura fica bem na pontinha ao sul da Malásia. Liderados por Raffles, em 1819 a Companhia das Índias Orientais abriu um entreposto comercial nessa pequena vila de pescadores. Hoje é uma das repúblicas mais prósperas e desenvolvidas do mundo.

Consta que essa bela ponte é da época colonial, assim como o Fullerton Hotel, que está do lado esquerdo da foto. Cingapura foi invadida pelos japoneses durante a II Guerra Mundial. Alguns registros falam que 50 mil, outros falam que 80 mil habitantes de Cingapura foram assassinados pelo exército japonês. Eu não sabia de nada disso. Fiquei sabendo ao ver um livro histórico em uma livraria. Dizia que os japoneses pegavam todos os suspeitos de conspiração e a execução era sumária. Acho importante conhecermos a história para saber o que de fato aconteceu no passado.

Não sei se vocês sabiam, mas não é a toa que muita gente na Ásia tem ódio dos japoneses. Isso está passando e mudando com o tempo. Os asiáticos são de uma generosidade e nobreza ímpar com os japoneses. Muitos dizem que isso é coisa do passado, os japoneses atuais não tem culpa das atrocidades do passado. Acho bonito que o perdão esteja no coração das pessoas.


Em Cingapura existe um parque de diversões enorme, fantástico, que para mim dá de 10 a zero na Disney. Há quem goste da Disney acima de tudo. Mas o parque de diversões Sentosa de Cingapura é incrível. Meu filho que não gosta muito de parque de diversões adorou. (ele prefere subir montanhas, caiaque) O governo está construindo esse parque. Lá além das atrações tem floresta, hotéis 5 estrelas, restaurante, praia e dizem que o show de fogos à noite é muito bonito. Enfim, é o parque de diversões mais completo que já vi.

Este é o Luge (lhuu di) que o filho adorou.

Esse Merlion é enorme. Morri de rir. Me lembrou o seriado Lost. Lembra Fernanda Reali? Tem essa estátua na ilha de Lost.

****************************************

Vou explicar melhor outro dia o que é onabe (ensopado de verduras) porque muitos perguntaram.




30 comentários:

Anônimo disse...

Elisa, neste texto vc me fez parecer estar fazendo um passeio turístico no qual vc foi a guia. rs... Excelente narrativa! Agora conheço um pouquinho mais do mundo.
Bjo na alma, linda!

Fernanda Reali disse...

Bom dia, Elisa, ops, boa noite! Acabei de tomar café da manhã e tu já deves estar jantando! Obrigada por me citar, por lembrar de mim e pelo comentário adorável no meu post de ontem!
Tudo o que é de LOST me interessa, vejo e revejo, amo tudo. (Sawyer, principalemnte, hehe). Sim, a estátua lembra LOST! que medo...

Faz um twitter pra agilizar a divulgação de posts etc e me cata lá. É um microblog muito útil para divulgar links e postagens.

www.twitter.com/fernandareali

bjs e obrigada!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Elisa,
Que maravilha essa oportunidade de conhecer lugares tão interessantes.
Beijo.

Phalador disse...

Queria ver a Europaa!!


:)


bjus!

Bah disse...

Adooorei! Permita-me corrigir. Desde 1990 que Singapura é escrito com S, mas ainda mtas pessoas escrevem com C, "aportuguesando" a palavra. Uma vez tive que fazer pesquisa sobre Singapura e descobri isso. Aqui em Sampa, Cingapura é aquele conjunto habitacional (Cohab) de prédios tipo danchi rs, mas muito mais cara de favela rs...

Kisu!

Desabafando disse...

Que legal...acho bacana esses posts de Singapura (escrevi com S por conta do comentário da Bah) pois fico imaginando como a prima da minha mãe deve estar se virando. Ela já tinha nos dito que lá era um lugar muito bonito mas eu pouco conhecia.

E que língua eles falam?
Amiga, o selinho é só pegar mesmo não tem que responder nada!

Passa mais tarde no meu blog que haverá um post novo especial pra vc...rsrs...

Daniel disse...

Elisa, lindas as fotos de Cingapura.
Obrigado pelas dicas que deu em meu blog, ajudaram sim... já escolhemos nome.
Beijos

Desabafando disse...

Passa no meu blog pra ver o que eu aprontei...rsrsrs...

Kiyomi disse...

Elisa, por isso que gosto de frequentar sempre seu blog. Guia de turismo excelente, com direito a passeios que não constam no roteiro rs Da mesma forma os lugares inusitados daqui!
E eu, em meus onze anos aqui, conheço nem 1/5 do que o arquipélago proporciona...
Beijos!!

Mari disse...

Elisa q lugar maravilhoso
Vc bem q podia ser guia turistico,rs,pois conhece muitos lugares kkk
cada foto,cada imagem ..
muito linda!
Parabens
tav de repouso forçado esses dias
Meu pc pifou kkkk
me dava agonia sem ter o q fazer kkk
bjos

Mônica disse...

Elisa
Hoje estou aqui com a Andrea, ajudando a um pouquinho.
Que maravilha de história. Eu fico encantada como conta de uma maneira melhor do que os livros de história.
Continue porque estou adorando.
Com carinho Monica

Blog da Fatima disse...

Elisa..
Deu pra gente dar uma viajada legal com essas fotos.
E a narrativa muito bom amiga!!
Sabe que tu "dava" pra ser guia turistico!!!hehehehehe

Boa semana..

bjos no ♥

Anônimo disse...

Elisa, tá aí um lugar que eu nunca tinha visto fotos. Sempre vejo muitas notícias, livros sobre, mas nada tão pessoal como o seu relato. Você é um amor de pessoa.
Suki-Yo.
Kissu. Manoel.

Farofa de Batata =] disse...

Hahaha se a maternidade fala-se da pessoa eu seria mto xique, nasci no albert eisten hahaha, culpa do plano de saude q segundo minha mom consumia metade do salário só pra mim nascer lá ehehehehe, hj nem plano de saude eu tenho rs

Boa Quartaaaa
Miquilis
Bru

Veri Prado disse...

Ai como é lindo Cingapura! Sabe aquelas cidades que vc ouve o nome e nem tem noção de como seja? Assim era pra mim, Cingapura!! Amei! Conhecendo o mundo sem sair do BLOG DA ELISA!!

A lista?!? Claaarooo!! Eu vou adorar ler a sua!! Aí vc atesta ser mais uma na multidão tb!! hehehehee!!!

Beijo grande!!

Anônimo disse...

Elisa ao ler o nome Cingapura minha mente deu branco, onde fica, acho que faltei nesta aula de geografia rs, pelo jeito é quente em, coqueiros, praias, adorei a praia, alias gosto muito de litoral,

eu gosto de lugar arborizado que nem voce, minha cidade e uma "floresta" nem tanto mais tem muita arvore sim, nao sei se o parque de diversao é melhor que a Disney pois nunca fui rs, a Disney nao é o lugar que eu prontamente gostaria de ir, mais se fosse la acho que iria gostar, pois adoro coisas encantadas e contos de fadas, e tenho uma impresao que a Disney nos leva a outro mundo o mundo da fantasia...

Deu pra perceber que vc é simples mesmo, isso é qualidade sabia, ser simples e qualidade, so nao deixe as pessoas te manipularem pois assim fica dimais, nao conhecia a palavra simploria, mais acho que é isso que comentei, um abraço!

Elisa no blog disse...

REyel,
suas palavras me animam muito. Poder ser uma espécie de guia turístico para vcs verem.

Fernanda,
Sempre me interessei por Twitter mas não sabia como começar. obrigada por ter me dado a dica. Já fui lá, me registrei e estou te seguindo.
O Sawyer é tudo de bom! Vi a esposa dele, ele e o bebê numa revista espanhola. vc já viu foto da esposa de verdade dele?

Heloísa,
Singapura vc ainda não conhecia?

Mauj,
Se vc gosta de parque de diversões, tente ir a este, se chama Sentosa, fica numa ilha, é sensacional.

JR
Recriaram a Europa em Singapura, foi muito interessante conhecer.

Bah,
obrigada pela correção. só ficou a dúvida se nos jornais, na imprensa em geral, vc sabe qual usam? Fui procurar, e achei os dois. Inclusive o GP de Fórmula 1, vi escrito com C.

Desabafando,
pelo que vi lá todos falam inglês, mas entre eles, muitos falam chinês. dá a impressão que é uma mistura.
Já peguei o selinho, obrigada.
Já vi o post tb. Fiquei tão contente. Muito emocionada por vc ter feito os biscoitos e falado de mim no seu blog.
Obrigada.

Daniel,
Estou curiosa para ver o nome da sua banda. Vou passar por lá.

Kiyomi,
obrigada, fico contente que goste de visitar essa guia turística, como estão me chamando hoje. Gosto de ver lugares diferentes do roteiro turístico.

Mari,
Por isso vc estava sumida. vc foi picada pelo bichinho da internet? Não consegue viver sem? Acho que somos todos um pouco assim.

Mônica disse...

Elisa
Adorei conhecer Cingapura. Já até te disse que voce daria uma excelente professora de história.
E gostei mais ainda de sua descrição sobre o lugar onde nasceu em São Paulo.
A ultima vez que estive em SP foi quando papai estava no hospital. Foi horrivel.
Eu nasci no Rio em uma maternidade no bairro Bom Sucesso, mas mamae passou muito mal e os outros tres filhos depois de mim foram em outra maternidade.
Andrea está só com uma secretária e esta semana me pediu para ir ajuda-la. Então estou indo daqui a pouco e volto depois da sete da noite.
SEMANA QUE VEM ESTAREI EM sANTO ANTONIO mas vou tentar entrar na internet perto de casa.
Com carinho Monica

Fabiana disse...

Elisa,
Viajei junto com vc para Cingapura, através das fotos e de suas palavras.
Lindo!
Quando morava no Japão, tive a oportunidade de viajar e conhecer Bali-Indonésia.
Também, muito linda!
O bom do Japão é isso, se trabalha muito, mas também dá para desestressar(e gastar também..rs.)viajando.
Hoje, não sei, por causa da crise.
Então, Elisa, vi que vc tinha me perguntado qual dos blogs eu uso mais, eu uso o das guloseimas, porque ultimamente, cozinhar tem sido a minha terapia e o meu passatempo.
ah, fui para o Japão com 15 aninhos, hoje estou com 34 anos.
bjs

Elisa no blog disse...

Oi Mônica,
Sempre sonhei ser professora de História, mas acabei estudando outras coisas. fico contente que vc esteja gostando dos meus relatos de viagem. Não esperava que gostasse do que contei sobre São Paulo. Me deu a ideia de contar mais sobre São Paulo. Me escreva de Santo Antonio se puder.

Fátima,
eu já tinha pensado em ser guia turística, mas me contento em ser guia virtual. Obrigada por me acompanhar nas viagens.

Manoel,
Nem imaginava que um relato pessoal fosse assim tão especial Fico contente com suas palavras. Me anima a escrever mais.

Farofas,
com ou sem plano de saúde é o máximo do chique hospitalar nascer no Albert Einstein. Um luxo! Uma amiga teve a filhinha lá e fui visitar, é incrível, nem no Japão tem nada comparável.

Veri,
para mim também era um sonho longínquo conhecer Singapura. Nem eu acredito que estive lá, mas as fotos que tirei provam que estive lá. Vou ver se faço a lista e te mando. Vc tem e-mail?

Elisa no blog disse...

Fabiano,
Acho que para gostar de um parque de diversões, temos que entrar no clima, viver aquele ambiente de fantasia. Gostei do parque de Singapura porque não exige de nós nenhuma fantasia. É aquilo e pronto, não sei se estou sabendo explicar.
que bom vc ter conhecido a palavra simplório através de mim.

MÔnica,
quando eu for a SP , vc poderia vir me visitar para levar boas lembranças e esquecer as últimas lembranças de SP que foram tão tristes. Não esperava que alguém gostasse do meu relato de SP. vou pensar se escrevo mais.

Fabiana,
Vou mandar selinhos para vc no seu blog de delícias. Vc veio numa idade boa para cá. Deu para conhecer muita coisa, não?
Bom vc viajar comigo através do blog.

Anônimo disse...

Quanta coisa interessante de mostrar em um único post. Mas o mais imiportante foi saber suas raízes. Gostei deste detalhe.
Ah, Elisa, obrigada pelo presente. Ainda não vi pessoalmente, só pelo blog da ´Mônica, mas já adorei.
Ah, acho que amanha vou escrever algo sobre o Japão pque lembrei de vc. Aguarde. Beijos

Desabafando disse...

Amiga, fico feliz que tenha gostado da homenagem....os biscoitos não duraram nada de tão bom....rsrsrs...agora é apenas lembrança!

Minha mãe já me pediu pra fazer de novo e logo...rsrsrs...e da próxima vez espero deixa-los mais bonitos e uniformes...rsrsrs....

E li que vc gosta de morar em bairro arborizado....eu tb gosto...aqui nào é muito assim mas adoro lugares mais tranquilos.

E vc está bem? Sinto falta dos seus emails...rsrs...

Cris Tarcia disse...

Olá Elisa!

Que fotos lindas, estou conhecendo o seu blog, o Japão deve ser lindo,

Um abraço

Vinicius disse...

Elisa,

- Eu fico contente de ter conhecido um pouco mais sobre ti. E de ter a ouvido falar sobre a Cingapura. Eu gostaria de ouvi-lá falar sobre a Espanha, França, Polônia. São alguns lugares que quero conhecer.

Abraço.

Farofa de Batata =] disse...

Hahaha pelo menos pra nascer fui chique...pq hj em dia, quero distância desse mundo, fico igual peixe fora d´água rsrsrs...

Boa Quinta ^^
Miquilis

Bru

P.s fiz um post no blog sobre lua Nova...Volterra, dá uma olhadinha ^^

Gesiane disse...

oie amiga,

tb não fumo, nunca fumei e nem pretendo... ah e não bebo tb... mas me atraco com doce!!! rsss...

Meu sonho é conhecer todos estes países asiáticos... Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan...

beijos

Mônica disse...

Elisa
Eu vi o blog desta moça, mas esqueci de lhe falar. Achei tão engraçadinho o jeito que escreveu. Nas férias vou fazer para meus sobrinhos. Já copiei a receita. Para não dar errado vou ter a ajuda da secretária de Santo Antonio Não ria ela tem um nome engraçado. Totó.
Estou indo amanha para lá. Fui convidada para assistir a formatura de minha afilhada Fernanda. Não posso perder, porque seus pais são uns amores.Mas é numa bruta quarta feira.
Com carinho Monica

Elisa no blog disse...

Marília,
Já fui ver seu blog e achei muito legal vc ter postado sobre o assunto. Posso fazer um link no meu blog?

Desabafando,
se a família pediu para fazer mais é porque estava gostoso. vou te escrever logo.

Vinicius,
nunca fui para a Espanha e Polônia, mas sobre a França eu poderia escrever. Tudo bem?

Bru,
vou ver lá o seu post. ainda não fui mas vou logo.

Mônica,
blog de que moça mesmo? estou meio avoada. Já estou rindo do nome Totó, desculpe. Boa viagem, ficarei com saudade.

Carina Naomi disse...

É diferente meninos não gostarem de Parque de Diverções,no Brasil tem o Hoppi Hari,tenho 14 anos e gosto de parques de diverções, mas essa coisa de gostar de subir montanhas é muito boa também*_*!!

Beeiijoos!!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...