quinta-feira, 14 de maio de 2009

Obentô 2

Ontem esqueci de citar algumas coisas que somem ou melhor, levam embora no Japão: guarda-chuvas e bicicletas.


Mas hoje vou falar de obentô. No começo achei que só havia um tipo de obentô. Mas agora vejo que há muitos tipos.

Estes das fotos abaixo são do tipo que estudantes levam para a escola.
Mas há vários outros tipos:

Obentô para diferentes para crianças, estudantes, adultos, homens, mulheres, idosos.

Há obentô vendidos em supermercados mas há também os muito chiques vendidos em lojas de departamentos.

Tem o ranami bentô, que citei antes. A gente leva para pic nic na época das cerejeiras.

Existe obentô feito em casa e comprado.

Muita gente leva obentô feito em casa para o trabalho.

Há vários tipos, mas o conceito acho que é único: é uma comida que vc leva para comer fora de casa. Deve haver muitos outros tipos, mas não estou me lembrando no momento.

Este da foto acima fiz para meu filho levar à escola. Tem frango frito, pimentão refogado, maçã, nabo cozido, tomatinho e renkon (raiz de lótus) cozida.


Nesse dia fiz shooga-yaki, que é muito gostoso. É carne de porco frito com gengibre. Além disso tem pepino, berinjela com curry, peixe à milanesa e salada de repolho.

O obentô já faz parte da vida dos japoneses e eles o utilizam de várias maneiras, dependendo da necessidade.

2 comentários:

Angela disse...

Elisa,
Esse obentô me deu água na boca, parece mto diferente dos que vendem aqui e estão com um colorido hummmmmmmmm!
Bjs

Elisa no blog disse...

Oi Angela,

Que bom. Vc captou uma das coisas que eu queria transmitir: que os obentôs feitos em casa são diferentes dos comprados. Dá para colocar frutas, mais verduras e menos frituras.

Sobre as cores na culinária japonesa, gostaria de explicar melhor algum dia no blog. Um dia falei dos tipos de obentô. Outro dia quero falar da arrumação dentro do obentô box e das cores.
Quero ir aos poucos para não saturar de informações.

beijos e bom domingo,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...