sábado, 5 de dezembro de 2009

Furoshiki, cartinha, outono



Essa foto foi tirada hoje. Meu filho tirou. Não é lindo?
As árvores ficam assim no outono no Japão.

Obrigada por todas as visitas. Obrigada pelas pessoas de Portugal que me visitaram de Lisboa, Leiria, Coimbra e outros locais.

Gostaria de agradecer a todos os comentários dirigidos à Amy. Senti o carinho de cada um nas suas sábias palavras. Vi também que atendendo ao meu pedido, ninguém deu nenhum conselho mirabolante e impossível para alguém de 15 anos.

Agora chega a minha vez de dedicar algumas palavrinhas de carinho. Aqui vai:
Quanto tinha uns 13 anos vi pela primeira vez a revista National Geographic e fiquei encantada. Assim nasceu meu sonho de viajar.
Você tem 15 anos, ainda tem um tempo para se preparar e entrar numa boa faculdade. Tente entrar na melhor universidade da sua região, do seu país. Não se contente com pouco. Queria muito da vida. Uma boa faculdade pode ajudar em muitos aspectos. Inclusive num futuro networking. Mas nunca perca o contato com o popular, senão vc vai se tornar uma pessoa elitista, chata e intolerante. Estudar será importante para vc poder realizar seus sonhos, seja de comprar uma casa, carro ou viajar. Além do aspecto material, acho que uma das melhores coisas que os estudos me proporcionaram foram os amigos, além da formação intelectual.
Por hoje é só, mas eventualmente poderemos continuar discutindo o assunto.



Yokohama, frio, 15 graus.
Nessa época as folhas das árvores ficam vermelhas, amarelas, cor de laranja. Há quem ache até mais bonito que na primavera. Tirei essa foto no sempre citado Parque Sankei-en, pertinho de casa.

Muito, muito obrigada pela visita. Thanks for coming and I hope you will have a beautiful Saturday.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


O Alexandre Mauj do blog Lost in Japan fez uma excelente postagem sobre furoshiki:
Faça um clic no link:
http://mauj77.blogspot.com/2009/12/furoshiki-embrulho-japones-ecologia.html

Acho que a Poderosa, Liciane, Luciana, Manoel, Mari, Laély, Desabafando (desculpe se esqueci alguém) que são muito ecológicos vão gostar do post. Vale para todos vocês que leem este blog.

...........................................................................

Hoje eu quero dialogar um pouco com vocês, queridos amigos.
Recebi um e-mail de uma mocinha de 15 anos. Ela diz ter sonhos. é um e-mail muito gracioso, terno de uma pessoa começando a vida. Me fez lembrar de quando tinha 15 anos e sonhava as mesmas coisas que ela.
Do alto das suas experiências, teriam algo para passar para ela? Por favor, peguem leve, não venham com ideias muito mirabolantes pois ela tem apenas 15 anos. Gostaria de ideias que sirvam para ela agora que tem 15 anos. Pode ser alguma observação, elogio, o que vc puder.
Ela me permitiu publicar a cartinha, então aqui vai:

Boa noite Elisa-san! Meu nome é Leticia, tenho quinze anos. Encontrei seu blog pesquisando "roupinhas kawaiis" ^-^
Por favor, leia meu e-mail, parece ser grande e chato mas escrevi de todo meu coração e com toda a sinceridade!

Sabe, uma das coisas que mais chamou a minha atenção, foi o titulo do blog:
Elisa no blog, uma brasileira no Japão. Já estou seguindo seu blog, e estou muito interessada na sua vida, se me permite dizer assim. Desculpe por falar assim, como se eu fosse alguma amiga íntima... e não sei se você se importa, mas gostaria que soubesse um pouquinho de mim; e não vejo outro modo para lhe falar.
Sabe, tenho muita vontade de ir para o Japão. Sei que há pessoas que acham que a vida no Japão é fácil, mas não é bem assim. Tem que estar bem preparado, por isso quero tomar decisões com calma e juntar dinheiro para quem sabe um dia realizar esse sonho (uma prima da minha mãe foi com o marido e o filho uma vez para o Japão, a trabalho. Sei que foi dificil mas acredito que valeu a pena). Tenho muito interesse pelo Japão, e nem sei como esse interesse e amor por este país nasceu. Como a maioria dos "admiradores do Japão", conheci mais esse país através de animes e mangás. Mas meu carinho pela terra do sol nascente não se limita a isso. Gostaria, se eu puder e não for incomodo para você, de saber mais, de conhecer mais o Japão. Você deve ser uma pessoa ocupada, mas mesmo assim gostaria de te pedir um favor. Você poderia se corresponder comigo por e-mail? Sabe, você conseguiu uma das coisas que eu mais quero no mundo. Tenho orgulho de você pois parece ser uma pessoa determinada e forte. Vi em um post que você estava com vergonha de mostrar as roupas que você usa. Eu adorei as fotos da blusa. Não tenha medo de ser quem você é! Aposto que você é uma ótima pessoa e amiga, e aposto que muito fofa tambem. ^-^
Tambem vi o post com uma carta e a foto de algumas sementes. Assim como ela (Lisa) planta as sementes da amizade, e deseja que a amizade de vocês floresça; eu espero um dia que o vento traga sementinhas da tua amizade para mim e que estas sementinhas brotem. E que cresçam e floresçam também!
:)

............................................................................




34 comentários:

Fabiana disse...

Elisa,
Que lindo email!
Muito bom saber que alguém te admira mesmo não te conhecendo.
Que te admira, pelo que você escreve, pelo que você passa para nós.
Eu também sou suspeita para falar, porque logo que entrei aqui no seu blog, me apaixonei.
Aqui me sinto em casa, sinto que posso falar com alguém que me entende.
Parabéns, e tenho certeza que outros emails como esse virão.
Obrigada pelo selinho!
Já peguei, só não consigo comentar lá, porque o comentário é embutido na pagina do blog.
Adorei o carinho em forma de selinho!

Isis disse...

Oi Elisa...
Fui lá no blog do seu amigo.
Adorei o post dele sobre o furoshiki.

Sobre a cartinha da sua admiradora...
Não entendí; por que do alto das suas experiências?
Nem do raso querida....rsrsr
Pra mim experiência de vida se faz pisando no chão firme e as vezes a gente até beija ele, mesmo sem querer pra aprender...rsrs

Não entendo nada sobre viajar pro Japão, então nesse caso não poderia opinar.

Acho que a questão aquí é a relização de um sonho e não a viagem em sí, né?
Tudo o que eu sei é que os sonhos que têm mais chance de se tornar realidade são os bem planejados.
Torço pra que ela consiga realizar o sonho dela.
Tenho certeza de que ela encontrará uma forma de torná-lo realidade.

Voce que viaja tanto, pode melhor do ninguém contar pra ela como voce conseguiu viajar tanto e conhecer tantos lugares interessantes.
Seu blog é praticamente um diário de bordo, é isso que o torna tão interessante!
Beijos...

AMBIGUITY - Artes Decorativas disse...

Olá Elisa:
Gostei muito do seu comentário; também sigo o sue blog. o qual acho fascinante, porque do que li até agora deu a entender que mora no Japão. O qual acho fascinante, tenho adorado algumas fotos que tem no seu blog, principalmente, a das arvores. Eu acho a civilização do Japão extremamente delicada, educada, de uma simplicidade que só...
Adoro a cultura Japonesa, embora não seja nenhuma perita na sua História. Como todo o ser Humano tem sonhos, recordações etc, etc, eu como todos tenho uma recordação muito peculiar, eu afirmo aos meus pais que já estive no Japão numa outra vida, e que fui para lá em barco. Sei que poderiam ser lembranças de um filme, mas os meus pais afirmam que eu já digo isto á muitos anos, ora seria impossível.
Mas como não tenho possibilidades de lá ir, vou-me contentando (mas muito) com fotos que vou vendo aqui e ali, ou então decomentários, da bbc, que são fascinantes, se me puder mandar fotos do japão agradecia do fundo da minha alma, perdida no tempo das viagens, como já viajei muito na ultima existencia nesta não tenho direito a ir pelo menos tão longe.
As mesas que viu no meu blog, são numa noja de decoração que eu própria decorei com o que avia, mas também decoro mesas, tanto de festas como de jantares, de várias empresas que me chamam para pelo menos decora-las. Também faço doces, a maior parte deles são brasileiros, receitas cedidas por uma cidadã brasileira poderá vê-los através do meu blog, está lá uma citação aos doces é só clicar na morada.depois diga se gostou.
Continue postando fotos que eu vou me deliciando em vê-las.
Obrigada pela visita.
Sónia Lima de portugal Bragança

AMBIGUITY - Artes Decorativas disse...

é verdade, se souber de receitas fáceis e que os ingredientes sejam fáceis de encontrar em portugal agradecia, mas com foto para saber como ficam no final; é mais para comparar.
beijinhos

Cynthia Le Bourlegat disse...

Oi Elisa! Que fofa essa menina! Essas coisas de admiração e carinho que surgem com o blog não tem preço, né? Vou lá ver o post que vc falou! beijos
Cynthia

Lu Guimarães disse...

Oi, Elisa!!! Assim que sair daqui vou visitar o blog indicado... Que legal a carta de Letícia, mas desejo que ela não saia escrevendo e-mails para todos os blogueiros que moram no Japão. Nunca sabemos, ao certo, quem está do outro lado, não é? Ainda bem que ela acertou nessa escolha. Lendo o mail dela me lembrei de quando eu tinha 15 anos. Minha vida era um inferno e eu não tinha muitas projeções para o futuro. Aos 24 anos decidi que queria ser jornalista e estudei para o vestibular. Aos 28 me formei e fui contratada pela maior emissora do norte/nordeste do Brasil. Sorte? Não. Determinação. Se você quer alguma coisa de verdade faça acontecer. O que eu diria para ela? Comece a estudar/devorar a língua e a cultura do país. É dificil? É caro? Quem disse que era fácil? Quanto vale o sonho de sua vida? Se você quer morar em um lugar tem que conhecê-lo bastante. Não é o seu projeto de vida? Dedique-se a ele e nunca deixe que pessoas que não têm sonho algum ou vivem no conformismo de uma vida sem futuro estraguem o brilho de sua vida. Os sonhos existem para ser realizados. Ahh!!! Não pense em ir para morar logo de primeira. Experimente passar férias e ver se é isso mesmo que vc quer. O importante é nunca perder o foco e fazer a coisa acontecer. Bjs, por tabela, a Letícia e para vc.

ANA LÚCIA disse...

Amiga,
Que depoimento lindo e de uma fã sua verdadeira! Ela merece seu carinho e atenção, né? Realmente o blog é muito bom e nos mostra assuntos interessantes sobre o Japão, que fascina muita gente, inclusive minha filha que assim como a adolescente de 15 anos gosta muito do país, das comidas então ela adora... e só tem 8 aninhos! Ontem passou um programa (Globo Repórter) sobre alimentação dos japonenses e ela ficou encantada!
Abçs,
Ana

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Elisa, que paisagem e friozinho agradáveis devem estar aí! Obrigada por publicar meu e-mail e fico muito feliz em ouvir as opiniões e conselhos de todos, tenho certeza que serão úteis. Do mesmo modo que não vai ser fácil realizar meu sonho, tambem não vou desistir. Obrigada mesmo a todos. E não se preocupe Luciana, eu realmente não me encarrego de mandar e-mails a todos que moram (ou fingem morar) no Japão, o fato é que eu senti uma confiança na Elisa visto que o blog dela é tão dedicado e aconchegante.
A matéria e o vídeo do Furoshiki são bem ineteressantes, eu gostei. Vou tentar carregar meu notebook assim em curtas distancias pra eu ir me acostumando. Foi uma pena eu ter perdido a reportagem do Globo Repórter, é um programa muito interessante. Mas ultimamente não tenho visto televisão então ando desinformada.
Beijos.

Anônimo disse...

Elisa, nossa que garota determinada,gostei de ver, tem sonhos e pretende correr atras deles, nao tenho muito o que repassar para ela, eu inclusive pude refletir com alguns trechos, acredito que dai saira uma bela amizade,

bonita foto, eu acho lindo o clima outonal, mais ai é mais definido, hoje aqui onde moro esta chovendo, ta um "friozinho" gostoso meu termometro ta marcando 22°C,

eu li sim o que voce escreveu sobre mim, fiquei assim :) nao tinha muita noçao que meu blog passa estas sensaçoes,

um abraço forte!

Elisa no blog disse...

FABIANA,
não sabia que não conseguia comentar no meu outro blog por esse motivo. vou ver se mudo. tem selinho para vc lá. dizer que se sente em casa me deixa muito contente.

PODEROSA,
então que seja do raso das nossas experiências. rsrs obrigada pelas suas palavras para a nossa jovem amiga.

Lu Guimarães disse...

Tiago e Aninha??? KKKKKKKKKKKKKKKK
Ele é daqui de SSA e Aninha é de SP. Mas, quem sabe, né? Cresci muito, né? Como dizia minha avó, uma vara de arrancar caju... bjs

Unknown disse...

Ai amiga, que legal, espera que ela realmente consiga realizar o sonho dela né? Uma fofa e tão carinhosa! Que legal q vc entendeu a mensagem dela com tanto afeto, ela parece ser uma fofa rss

bjos amiga linda e boa semana!

Gesiane disse...

Oi Elisa...

Não preciso dizer que me identifiquei muito com a sua amiguinha da cartinha... amo o japão, quero ir para o Japão e sei que as coisas não são fácies... a preparação começa anos e anos antes ainda mais par mim que sou descendência zero... corri atrás e parece que as coisas estão começando a se acertar nos meus planos. Minhas férias? Vão ser intensivo de aulas de japonês. E é esta a primeira dica pra ela, aprenda japonês, isto abre portas e eu sei bem como... Depois tem as bolsas de estudo, como ela tem 15 anos ele tem pelo dois anos para se preparar para concorrer a uma bolsa de graduação, só pra isso precisa do japonês... Minha dica é esta estude e se dedique ao japonês!

Beijos amiga e espero loguinho te conhecer pesoalmente!

Satomi disse...

Oi Elisa!!!
Eu acho lindo o outono aqui, mais que a primavera mesmo...rs
Hummm e que coisa boa é receber e-mails, sobre o que postamos no blog, dá mais ânimo para postar neh.
A Leticia pelo jeito conhece mais do Japão do que ela mesmo se dê conta, já começa usando o "san", achei muito fofa.

bjokas

Daniel disse...

Que bom que ainda existem pessoas que sonham. Eles nos carregam quando estamos impossibilitados de andar com nossas próprias pernas.
Beijo

Anônimo disse...

Que gracinha!
Infelizmente eu sou a que menos posso falar algo p ajudar nos projetos dela.

Sobre a proposta que me fez sobre formar um grupo... é sério? Se for até que não seria má ideia. rs...

Vc foi a primeira a comentar no Word! Obrigada!

Bjos na alma!

Desabafando disse...

Achei muito bacana o email da garota e me pareceu muito sincero.

Adorei sim a ideia dos furoshikis...mas queria poder encontrar tecidos bonitos assim aqui!

Desabafando disse...

Elisa, amei a foto do seu filho e seus conselhos...muito sensatos...eu não poderia aconselha-la pois com 15 anos enfrentei uma fase muito difícil, que eu diria até a pior da minha vida...então não pensava muito no futuro.

Linda disse...

Oi amiga! Lindas fotos, nossa!!
Também acho muito lindo árvores com folhas coloridas. A natureza no outono é um espetáculo.
Visitei o blog que vc indicou, belo post.
A cartinha é uma gracinha, muito fofa essa menina.
Bons seus conselhos amiga, vc é um amor!!

Beijos, tenha um lindo dia!!

Morbid_Angel disse...

Oi Elisa, tudo bem?
Jah to virando um fanatico aki do teu blog. rsrsrs
Gosto mto das tuas materias e mto das fotos q vc posta, eh uma fotografa excelente!
Qnto a krta q vc recebeu, a maioria dos adolescentes menores de 18 anos do Brazil q eu tenho contato, pelo q tenho percebido, comecam a ter interesse pelo Japao a partir dos animes e mangas e, msm q digam o contrario, a maioria eh por isso sim e mtas vzs, infelizmente, isso parece ser apenas uma fase.
Eu tenho uma familia com uma cultura q viaja mto, jah morei em diversos lugares diferentes, conheco mtos paises e, o primordial sempre foi o ESTUDO.
Nasci falando alemaum e portugues, antes de me alfabetizar, jah falava ingles fluentemente e agora to me arriscando no espanhol, ou seja, sem estudo, ngm vai mto longe, vc tem toda razaum.
Mtos brasileiros q conheco usam o fator condicaum financeira como uma desculpa pra naum se esforcarem, mas veja bem, eu NUNK fiz curso, tudo o q aprendi, aprendi todos estes idiomas sozinho, eh tudo questaum de forca de vontade e interesse.
Eu sou fascinado por novas culturas e novos ambientes e acho q eh por esta razaum q to AMANDO seu blog.
Bjos e otimo domingo pra ti.

Elisa no blog disse...

Ambiguity,
Obrigada pelas belas palavras. vou procurar uma receita legal. Mas vc prefere doce ou salgado?

Cynthia,
Realmente vamos nos afeiçoando a um blog ou outro. Como aconteceu comigo em relação ao seu.

Luciana,
vc está dando conselhos valiosos que servem para qualquer idade. gostaria de ver essas ideias suas no seu blog.

Ana Lúcia,
a idade do meu filho fica entre a idade das suas filhas, veja que interessante. acho legal tb esse interesse pelo Japão.

Mauj,
vc falou bem. concordo que a visão rasa traz efeitos nocivos. aliás essa visão rasa é que nos cega e gera preconceitos. Por isso acho importante sempre querer saber mais para livrar-nos dos preconceitos.

Amy,
vc viu quantos conselhos importantes para vc? obrigada por ter aberto esse canal de discussão no meu blog. ainda acrescentei um pouco mais ideias hoje no blog.

Fabiano,
Na verdade esses conselhos servem para todos nós independente da idade. Vc também é jovem, pode se beneficiar de alguma coisa que escreveram nos comentários.
Quanto ao que escrevi sobre seu blog, vc é muito modesto, seu blog traz um clima tranquilo que todos nós precisamos. é difícil ver um blog assim.

Isis disse...

Oi Elisa...
Eu ví sua resposta no meu blog.
Obrigada pela colaboração no meme sobre furoshiki e por repassar.
Seu amigo tbém me deixou recado.
Sobre ser ecológico ainda falta muito pra mim.Tem hora que eu penso em tantas coisas que precisam ser mudadas que eu quase piro....rsrs
Por mais que vc tente colaborar, nunca é o suficiente, eu vejo pela quantidade de coisas que eu separo pra reciclagem. Se mudasse alguns hábitos alimentares, por exemplo, meu lixo diminuiria bastante!Vou escrever um post especialmente sobre o assunto; como faz parte da nossa cultura ou falta de,a maneira como lidamos com a questão da reciclagem.Ontem eu fui num show, fiquei procurando um lixo pra jogar a bituca do cigarro,não achei,guardei no maço. Cinco minutos depois um moço na fila largou a garrafa de bebida alí no chão no meio do caminho,é complicado viu!
Como eu só posso mudar o que há em mim, continuo procurando aprender.
Beijos...

Anônimo disse...

Muito lindo o tom das cores, seu filho conseguiu captar um momento muito bonito destas folhas. Adorei *-* E para entrar no clima de natureza vou postar umas fotos no que eu tirei indo para Ilhabela-SP, se você se interessar dê uma passadinha no meu blog para ver.
Os conselhos são muito importantes para mim. Vou fazer com que cada um deles se aplique na minha vida, sei que fará muita diferença e agradeço a todos pois agora me sinto mais determinada do que nunca a correr atrás do meu sonho. Mesmo que ele pareça distante eu irei alcançá-lo. E por todos vocês que me ajudam eu farei de tudo para torná-lo possível. Estou realmente feliz, agradeço a todos e agradeço principalmente a minha amiga Elisa que já representa pra mim uma pessoa muito especial.

AMBIGUITY - Artes Decorativas disse...

olá Elisa,
qualquer uma serve desde que eu consiga encontrar os produtos, mas como diz um comediante portugues"Herman José" eu é mais bolos.
Obrigadinha
Sónia ambiguity

Desabafando disse...

Elisa, tem selinho pra vc no meu blog.

Anônimo disse...

Oi querida. Gostaria de dizer para sua amiguinha de 15 anos que nesta idade sonhamos; é natural, os sonhos são lindos, e ansiosamente esperamos que se realizem. Mas juntamente com a idade, os sonhos mudam. Continue sonhando minha linda,cada um no seu lugar, filtre-os e lute para realizar os viáveis.
Siga o conselho da Elisa, busque uma faculdade, uma formação superior. Me formei em química em 1960 e foi a melhor coisa que fiz. Posso ate dizer que encontrei verdadeiramente Deus atravéz da química da física e da matemática. Tendo encontrado, pude achar o sentido da vida. O mesmo acontecerá com vc. Esteja certa.
Elisa : Continuo visitando e adorando seu blog. Muitos beijos querida. Lenora a vovó de Resende.

Elisa no blog disse...

LUCIANA,
que vontade de te chamar de vara de arrancar caju daqui pra frente. hehe

PEQUENA,
que saudade, vc reapareceu, mas eu tb estou sumida, né?

GESIANE,
eu estudei japonês durante 18 anos. burrinha eu, né? demorar tanto assim. é que meu método era muito lento. tenho certeza que vc não levará tanto tempo.

SATOMI,
muito frio por aí? recebendo e-mails e comentários realmente ficamos mais animados.

DANIEL,
vc é um poeta, os sonhos nos carregam, muito bonito.

REYEL,
estou falando sério. nunca encontrei ninguém com o mesmo problema que eu. poderíamos trocar ideias, que tal?
que honra ser a primeira a comentar no seu blog do wordpress. sou a primeira de muitos, estou certa.

DESABAFANDO,
poderiam usar tecidos estampados brasileiros mesmo como furoshiki, que tal? cada país usaria seus tecidos típicos?

LICIANE,
vc é muito fofa e generosa. estou contente com seu comentário.

Carol Arêas disse...

O outono é, sem dúvida, a estação mais linda!!

Beijos, Elisa, de Carolina, uma brasileira no Canadá!
; )

Elisa no blog disse...

Lukas,
que bom ver vc no meu blog.
É muito importante saber línguas. saber várias como vc é melhor ainda, vc passa a conhecer melhor o mundo.
vc tem razão, há pessoas acomodadas, têm dinheiro e pensam que não precisam estudar. O problema é se o dinheiro acaba.

PODEROSA,
como está? vc faz bem de reciclar. vc iria gostar de morar no Japão. Aqui quase tudo é reciclado. Todas as cidades têm programas de reciclage de materiais. é muito legal.

AMY,
vc é uma pessoa aberta, está sabendo aproveitar bem os conselhos dados. Mas procure sempre pensar com a própria cabeça. ouça a todos, coloque na cabeça e formule suas próprias receitas. Vc consegue tudo nessa vida com perseverança e dedicação.

AMBIGUITY,
Ri muito e adorei o "eu é mais bolos" engraçado, mas passa direitinho o recado. vou procurar uma receita boa para vc.

DESABAFANDO,
Fui lá e já peguei o selinho, obrigada.

Lenora,
hoje tb vi que alguém de Resende entrou para ler meu blog. Pena que foi antes do novo post de hoje. Achei lindo o que escreveu: que encontrou Deus através da ciência. Vc devia ter um blog, escreve tantas coisas bonitas, sempre tem as palavras certas. Tenho certeza que poderia tocar e ajudar muitas pessoas.

Mauj,
Filho ficou contente com o elogio. Não tinha visto o post, depois do seu elogio viu e ficou contente.
Aff que frio, aí venta muito como em Nagoya?

Yuka 5.0 disse...

Oi Elisa,
Fiquei muito tocada pela carta da Leticia.
Lembrei de mim mesma quando tinha a idade dela e esses sonhos de viajar e conhecer o mundo pareciam completamente fora do alcance da minha realidade.
Por experiência própria, o que posso dizer, Letícia, é que além de estudar bastante, é interessante fazer cursos de japonês, muitas vezes nas faculdades locais há cursos de japonês abertos ao público em geral e muitos oferecem bolsas de estudo ou de intercâmbio cultural de curta duração aos melhores alunos. É bom se informar onde você mora. Eu consegui outro tipo de bolsa de estudos (de dois anos) depois de formada na faculdade mas tenho amigos que conheceram o Japão através dos cursos de japonês da Universidade daqui.
Antes de algo mais longo, talvez seja bom passar um período mais curto de tempo, um aperitivo!
Nem sei se vocês vão ler este post pois já tem outros mais recentes. De qualquer maneira estou torcendo por você, Letícia. E você, Elisa, nem preciso dizer o quanto eu te admiro. Você sabe que é a minha "ídala" né.
Yu

Bah disse...

Nossa, fica tão lindo koyo :( pena que não pude tirar tantas fotos... mas com certeza é minha estação preferida, pq não é tão calor e nem tão frio.

Adorei a cartinha.. Meu sonho aos 15 era crescer aos 18, aos 18, era voltar aos 15 rsss...

Kisu!

Farofa de Batata =] disse...

Qt a cartinha, digo apenas uma coisa: sonhos são para se realizar, se vc desejar ir para o Japão trace um plano, por exemplo fazer japonês, estudar sobre o país e seus costumes e depois planejar uma viagem pra conhecer o país, gostando, comece a pensar se quer ficar por lá...

Nada é difícil se você realmente desejar e planejar, vai por mim =]

Miquilisss
Bru

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...