quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Rosquinhas de Natal como enfeite


Estou um pouco atrasada para comentar nos blogs, para responder e-mails e para responder comentários que recebo. É que tenho ajudado mais o filho nos estudos. Ele faz home schooling (estuda em casa) a escola brasileira (além de ir à escola japonesa) . É muito puxado. Mas aos poucos vou respondendo. Aguardem.

Estou fazendo rosquinhas de Natal em forma de guirlandas para dar de presente.
Ano passado, aprendi a fazer rosquinhas no programa Terras de Minas que passa na Globo Internacional Ásia. Eu estava fazendo rosquinhas normais. Meu filho começou a brincar e fazer cobrinhas. As cobrinhas viraram trancinhas. Quando vi essas tranças, achei que poderia unir as pontas e fazer aros. Depois de fritar, ficou parecendo uma guirlanda de Natal. Coloquei fitas e dei para as amigas. Essa é a historinha da rosquinha de Natal. Quem quiser fazer fique a vontade para copiar. Ficarei contente. Se vocês morassem por perto, queria dar essas rosquinhas para cada um de vocês.


Essa rosquinha acima foi de presente para o Alexandre Mauj. Os correios aqui funcionam muito bem. Mandei na segunda e chegou na terça. Ele fez um belo post com foto do cartão que pintei, da rosquinha e da caixa onde enviei. Aqui está o link:
Ele fala da importância de uma coisa feita pela gente e não apenas comprada em loja.
Fiquei contente, obrigada pelo post.

Fazer a massa. Misturar todos os ingredientes escritos abaixo na receita.

Fazer cobrinhas bem compridas e finas.

Juntar 3 pontas.

Fazer uma trança.

Juntar as pontas.
Fica assim antes de fritar.
Fritar em óleo quente.
Retirar quando estiverem douradas.
Amy, se vc nunca fez frituras, cuidado para não se queimar.





Essas duas dei para uma amiga embrulhados em saquinhos de celofane.

Ingredientes da receita:

meia lata de leite condensado
2 ovos inteiros
duas colheres de sopa de maisena (para secar a massa)
1 colher de sobremesa de fermento Royal
farinha suficiente para dar o ponto.

obs: o ponto é algo bem subjetivo. rsrs. A dona da receita é uma simpática senhora mineira. O melhor é tentar até conseguir. Vc vai acrescentando farinha até o ponto de conseguir fazer cobrinhas.

Essa rosquinha fica muito gostosa. A Claudia gostou porque é igual a que a sua avó fazia. Acredito que muita gente se lembrará das suas vovós quando comer essa rosquinha.



18 comentários:

Bah disse...

Ahahahah dá vontade até de dar risada. Se for me aventurar nessa rosquinha LINDA, capaz q saia sei lá a árvore de Natal rs... Mas eu não desisto, um dia consigo fazer uma coisa bem gostosa :)

Achei a coisa mais original de presente pro Natal, não gasta com Panetone que é o olho da cara rs... fora que tudo feito à mão é feito com mais capricho, mais amor. Esse ano não estou mto preocupada com o Natal, pq vou passar com a família, que pra mim já é um grande presente pra esse ano. Com ou sem panetone, meu Natal vai ser muito feliz.

Kisu!

Anônimo disse...

Menina,
vc é prendada demais. Que graça e ainda tem a ajuda do filho. Achei fofo.
Eu tb estou fazendo panos de prato para dar de presente e acho que vale muito mais do que algo comprado. Tem valor sentimental e ainda escolho a cor de acordo com a pessoa que vou dar.. acho mais bacana.

Garota Karioka disse...

Hummmmm. Parece deliciosa mesmo! Vou pegar a receita para tentar fazer em casa. Só não sei quando vou conseguir tempo, mas assim que der, vou fazer. Adoro rosquinhas feitas em casa!
Beijos, beijos!

Anônimo disse...

Ah! Que água na boca! rs...
Que coisa bomnita e original!
Parabéns!

Bjo na alma!

Linda disse...

Que linda amiga!!! Deve ficar uma delícia mesmo!!!
Vai leite condensado hhumm
Ficou bem legal com o papel celofane!!
Belo presente!!

Beijos, tenha um lindo dia!

Lisa Nunes disse...

Elisa,
primeiramente.. saudades de ti!!
que rosquinha linda, delicia deve ser.. pela imagem fiquei com água na boca. eu faço panetones, mas não acerto o ponto do rum. voce tem alguma receita de panetone?
beijoss

Anônimo disse...

Não se preocupe com isso, eu sei bem o quanto é importante a ajuda dos pais nos estudos. De vez em quando e assisto a esse programa e é bem legal, falando sobre Minas. A receita dessa rosquinha é bem simples né, vou tentar fazer aproveitando que estou de férias. Tenho que tomar cuidado com frituras mesmo, essa parte é meio que uma tortura pra mim (medo de óleo quente). Tomara que fiquem gostosas e bonitinhas. ^-^

Anônimo disse...

Amiga, o Ning é uma rede social tipo um site que criamos como o blog, só que chamamos de comunidade, porque cada participante tem uma página própria e pode postar e personalizar. Pode-se interagir entre os paticipantes, com todos ou com os que quiser, comentar, enviar mensagens e até formar subgrupos. Existe é claro o administrador que é geralmente aquele que criou a rede e que cuida da casa. É mais seguro que o orkut e de melhor interação que e-mail.

Logo que vc falou de formar um grupo, pensei no Ning. Eu participo de um Ning que se chama História Encantada. Visite para ter uma ideia.

http://historiaencadada.ning.com/

Bjo na alma!

Desabafando disse...

Amiga...achei as rosquinhas lindas e um ato muito gentil o seu de presentear o Alexandre...fiquei com inveja dele...rsrsrs...queria uma rosquinha também mas parece fácil de fazer...fiquei com vontade de me arriscar novamente mas ando sem tempo.

Inventei de fazer as caixinhas...comprei caixinhas cruas d emadeira e estou pintando...quero colocar balinhas e bombons dentro....quando eu terminar eu posto alguma foto tá? e sim, realmente é uma terapia, ajuda a acalmar a mente!

Carina Naomi disse...

Elisa, depois vc da uma olhada na mensagem que eute mandei pelo Twitter(@_Krina_Naomi_)!!Vou tentar fazer as rosquinhas nesse natal,tentar pois não sou boa na cozinha!!Você tem dicas de outros blogs de pessoas como você,que moram no Japão??Se tiver pode manda pelo Twitter como mensagem direta!!Por Favor,né?!
Muitos beijos pra vocês!!

Cibelle disse...

Menina! Que lindas! E devem estar uma delícia!!! Você é super talentosa! Adorei! Beijos...

AMBIGUITY - Artes Decorativas disse...

que óptimo aspecto, esta eu vou experimentar. tem cá tudo.
:xx

Morbid_Angel disse...

ENFEITE FAIL! kkkkkkkkkkkkkkkkk


Essas roscas aki naum durariam nem um minuto intactas.

Boa quinta pra ti!

Elisa no blog disse...

BAH,
quando escrevo sempre fico pensando se vc vai falar que consegue ou não consegue fazer o que estou propondo. rsrs
Que bom passar o Natal com a família, aproveite.
Fiquei contente por vc ter falado que a ideia é original. E barata.

MARÍLIA,
que legal, vc faz os presentes que vai dar. eu tb escolho as cores que as pessoas gostam. Meu filho ajudava muito mais antigamente. agora os interesses estão mudando.

MAUJ,
No dia que fritei a rosquinha que te mandei, caí na besteira de fazer as minhas pequenas do tamanho de nhoques. Pra quê? comi de montão. Vc pode fazer compridinho, pequeno, tipo donuts. O de trança dá muito trabalho e fica grosso. Fica mais gostoso menorzinho, mais crocante.

GAROTA KARIOKA,
que legal, vc gosta de rosquinhas caseiras. Me conte quando fizer.

REYEL,
dá um pouco de trabalho, mas é feito de coração.

LICIANE,
vc gosta de leite condensado?

LISA,
desculpe, não tenho receita de panetone. Mas já vi vendendo no Japão essência para fazer panetone. diz que é isso que faz o panetone ficar com gosto de panetone, sabia?

REYEL,
Que incrível, acho que é isso mesmo que estava pensando. Um espaço interativo. Vou ver o seu ning.


DESABAFANDO,
se vc morasse perto, eu levaria de presente para vc e para outros amigos do blog. quero ver fotos das caixinhas. Adoro caixinhas tb.

Fabiana disse...

Elisa,
Adorei a rosca!
Eu também, depois que fiz o meu blog, aposentei os panotes, biscoitos e cookies comprados.
Agora, faço tudo!
Fica original, lindo e gostoso de receber.
bjs

Elisa no blog disse...

Amy,
vc parece ser uma menina inteligente e bem informada.
Se tiver medo do óleo, peça para a sua mãe fritar. Fique só com a parte da massinha.

Carina,
vi vc no Twitter, vou lá responder. Aguarde mais um pouco.

Cibelle,
que bom ver vc novamente. deixei um comentário no seu blog.

Sónia,
vc pode experimentar fazer outros formatos tb.

Lukas,
vejo que vc gosta de doces. se morasse perto levaria umas rosquinhas para vc.

Fabiana,
vc está cozinhando mais depois de ter blog? que legal.

Anônimo disse...

Oi Elisa
Achei as rosquinhas muito fofas e com certeza vou fazer no fim de semana.Gosto do seu blog pq vc sempre tem ideias legais,acho que essa eh uma das vantagens de ser uma pessoa viajada.Um abraco carinhoso da Loli

Anônimo disse...

Elisa que charme sua rosquinha, achei linda ja a tinha visto no blog do Alexandre, achei de muitissimo bom gosto, e é importante mesmo esse tipo de carinho!

vou guardar a massa ;)

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...