terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tranformar a mente


Muito obrigada pela visita hoje.
Obrigada para vc que está em Hamamatsu, Nagoya, Hiroshima, Kawasaki.
Tem alguém que sempre me lê e está em Tonami, Niigata. Quem será você? Fico curiosa.

Estou lendo esse livro:
"Train your Mind Change your Brain" em inglês da autora Sharon Begley.
O livro fala que é possível mudar a estrutura e funcionamento do cérebro.
Existem vários exemplos no livro de como isso acontece.


Dizia o seguinte para pessoas com depressão:
Quando algo deu errado, não pensar que vc é um fracasso. Encarar como apenas UMA coisa que não deu certo. Parar de ruminar sobre pequenos fracassos. Essas coisas acontecem.
Em maior ou menor grau, mesmo sem depressão acho que todos somos assim. Achei esse pensamento um ótimo alerta para parar de generalizar e dramatizar demais as coisas. Se algo deu errado, bola pra frente. Vc já se sentiu assim?

Li hoje o post da Aninha Leme e gostaria de dizer que nem todo mundo é daquele jeito. Há muita gente generosa e que nunca negaria uma carona. Não generalize, vc é muito fofa e querida.

Está tarde e frio. Não costumo escrever tão tarde, mas hoje sinto que alguém, não sei quem está precisando dessas palavras. Espero estar ajudando.




20 comentários:

Carol Arêas disse...

Nossa, adorei este livro!

Quando acabar de ler, me dá um "parecer"?

Beijos.

Phalador disse...

Sumiu... Sinto falta dos seus comentários...


A nossa cabeçaaa... Quem consegue dominar né?


só uma mente muito sã pra conseguir ter algum controle... Somos todos descontrolados mesmo..rs..isso é Fato.

Dr.do absurdo disse...

Parece interessante esse livro!

beijos

Linda disse...

Parece muuuito interessante esse livro.
É verdade amiga, quando as coisas dão errado nos sentimos um fracasso.
Mas não dá pra ficar pensando no que deu errado né, não adianta nada, só piora, fica mais difícil de se conformar.

Beijos amiga, tenha um lindo dia!!! :)

Anônimo disse...

Eu já li muitos livros de auto-ajuda, sabe, muitos me ajudaram desta questão. Mesmo que não tenhamos uma depressão grave, mas uma vez ou outra nos deprimimos, e esses livros tem conselhos q nunca esquecemos e nos ajudam a não afundar. Claro, não são milagrosos, e vários nem confiáveis, mas alguns são muito bons.
Bjo na alma, querida!
Reyel.

Natália disse...

Qual a formação da autora?

Maria Lúcia disse...

Oi
Tem selinho
Esse blog é vip
no meu blog
pra você.
Beijos...
Lúcia.
www.blogdalucia.com

Liliane Jp disse...

Ola,Elisa,sou daqui de Toyama,bem pertinho de Tonami..rs
Desde que descobri seu blog,o leio todos os dias! Gosto muito das coisas que vc escreve!! Parabens!! Ja deixei um comentario antes,porem como anonimo..rs, agora estou me identificando! Muito prazer! hehe
bjnn

Anônimo disse...

Elisa, engraçado que ontem quando entrei no metro lotado falei como todos os dias anteriores: que m... isso agora só anda lotado e fiquei reclamando. Ai, de repente me veio um click. O que adianta eu ficar zangada se todos os dias é o mesmo jeito e é só eu voltar uma estação, perder 10 minutos do meu tempo que consigo até ir sentada. Vi a besteira que estava fazendo.. Dramatizando demais...
Interessante o livro gostaria de ler mas tem que ter tradução para o portugues. Será que tem?
Respondi para vc no meu post

Desabafando disse...

Fiquei curiosa com o livro...parece interessante e eu acredito que temos um grande poder mental através dos nossos pensamentos.

Amiga, obrigada pelo seu comentário...eu estou dando uma esfriada com relação a menina folgada...pra ver se ela se toca de que está sendo inconveniente...mas vc acha que gente assim se incomoda com isso? É bem como vc disse....eles sempre tem desculpa pra tudo mas eu não consigo achar normal por ser justamente algo que eu nunca seria capaz de fazer sabe? Mas enfim...uma hora tudo melhora.

Farofa de Batata =] disse...

Sou meia avessa a livros desse gênero, não sei se porque estudo psico e axo que td isso é generalizar e facilitar o q na verdade é uma busca pra vida td...

Porém me lembro antes mesmo da facul de não gostar hehehe....


Ótima Quartaaa!!

Miquilis
Bru

Angela disse...

Elisa,
Além de tudo agora tbm é sensitiva? rsrsrs. Essa é boa, sentiu que alguém estava precisando. Sempre terá alguém precisando de pessoas carinhosas e inteligentes como vc. Acertou, nós tds precisamos sempre de ânimo, coragem,fé e amigos. Pode ter certeza de que para alguém esse livro que vc citou será de grande valia.
Parabéns por estar sempre alerta a tudo e a tds.
Bjs

Andrea disse...

Elisa ,esse livro parece interessante.
Eu sempre acho que nós somos o que pensamos ,se temos pensamentos só negativos ,só coisas negativas acontece.Procuro ser positiva ,tirar proveito das coisas ruins ,não é facil mas tento apesar de muitas vezes ficar um pouco pra baixo com algumas situações .


Mônica esta triste porque nossa net deu problemas ,precisei agendar uma visita do tecnico que ainda não foi ,por isso ela não esta escrevendo ..


beijos pra vc

Bah disse...

Ahhh adorei o tema do livro. Vou ver se eu consigo colocar as coisas em dia aqui pq estou na correria para entregar o trabalho de fim de bimestre, e colocar a minha mente pra vagar nos livros que eu tenho aqui acumulado rs... Sobre depressão sei bem como é isso. Minha tia ficou depressiva uma época e foi difícil, com isso, criou o síndrome do pânico, que só piorou as coisas. Eu fiquei meio com sindrome do pânico quando voltei, aos poucos estou retomando a rotina paulistana. Mas ainda tenho medo de sair e ficar até mais tarde na rua... mas isso não tem nada com depressão né? rsss

Kisu!

Carol disse...

Ah, ótimo tema do livro. :)
Também acredito que com exercícios a gente consegue mudar o jeito de pensar e encarar situações simples que fazem grande diferença mais tarde, como pequenos fracassos da vida.

Como vc disse, não deu certo? Vamos levantar e tentar de novo, que uma hora vai dar!

Beijos!

Elisa no blog disse...

CAROLINA,
depois de ler te conto. vc tem e-mail para onde eu possa escrever contando?

JR,
vou comentar sim, aguarde mais um pouco. Os orientais criaram várias formas de controlar a mente: meditação, ioga, artes em geral. Mas concordo que é difícil ser equilibrado.

Aninha disse...

querida,
de fato tem muita gente generosa no mundo. tenho amigos que ninguém tem.
só que naquela época, com 17 anos, me senti a mosca do cocô do cavalo do bandido. Sacou?
e quando terminei, o cara se desfez em mil pedaços, oferecendo-me tudo o que ele nunca tinha feito o menos esforço...
Isso tudo para dizer o que? que as pessoas nos dão o que elas sabem ou querem dar.
e que o certo não é tentar mudar ninguém, mas se mandar enquanto é tempo.
kkkk
SETUP: filósofa

besossssssssssssss

Elisa no blog disse...

TEÓRICO,
o livro é muito bom , acho que vc ia gostar.

LICIANE,
quando algo dá errado, devemos ver como um fato isolado e seguir em frente. Tentar vencer um leão de cada vez.

REYEL,
as vezes uma frase num livro pode mudar nossas vidas. Devemos tomar cuidado pois pode mudar para a melhor ou para a pior.

SE...
A autora é uma jornalista premiada que escreve no caderno de ciências do Wall Street Journal. Já trabalhou para o Newsweek tb.

L,
oba, vou lá pegar. Obrigada.

LILIANE,
Fico contente que vc tenha respondido. Agora sei quem é de Tonami. Era só curiosidade. obrigada por me ler todos os dias. Ontem não vi vc.

MARÍLIA,
vc me fez refletir. quando a situação é inevitável, devemos fazer o possível para que ela se torne proveitosa e positiva de alguma maneira. Quanto ao livro, não sei se existe em português, desculpe, não tenho essa informação.

Elisa no blog disse...

DESABAFANDO,
Concordo com vc. Não acho normal ser cara de pau. Mas essas pessoas sabem que as pessoas normais tem dificuldade de barrar, brecar o cara de pau. Por isso eles abusam. Quando sentem o perigo, eles logo se consertam. São escorregadios e perigosos. Estão acima de nós na capacidade de abusar e se esparramar.

FAROFA,
Realmente toda observação rasa e generalizante é perigosa. Mas pode reconfortar, trazer paz num momento de fraqueza, não acha?

MAUJ,
não acredito que vc reparou que tem prefácio do Daniel Goleman. Depois me conte se achou em ebook.

ANGELA,
estou sensitiva. rsrs Na verdade as vezes tenho a intuição muito presente. Antigamente negava isso. Mas hoje em dia procuro aceitar e ver o que acontece.

ANDRÉA,
Muito interessante o que vc escreveu. Nós somos o que pensamos. Acrescentando, acho que nós somos o que lemos, o que comemos, o que escolhemos para a nossa vida. Espero que conserte logo o computador.

BAH,
síndrome do pânico com depressão deve ser terrível. Não sabia que podiam vir juntos. Espero que tenha vencido o medo inicial da volta para casa.

CAROL
muitas vezes nós ficamos paralisados por causa de pequenos fracassos. Devemos ter uma visão macro dos fatos e não micro. Gostei do que escreveu.

Aninha,
Esses sujeitos adoram ser pisados por vc. Deu o fora, volta todo bonzinho. Eita sina! rsrs
Não tentar mudar e sim se mandar. Não mudar, se mandar. Gostei da rima rica! rsrs

Anônimo disse...

Acho que todo mundo tem um pouco disso, é dificil controlar a mente, quem dera se eu pudesse controla-la nos meus dias de fraqueza, mais sei q posso tentar ;)

esse livro deve ser interesante ensina otimas liçoes

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...