domingo, 10 de maio de 2009

Dia das mães / 母の日 - Rara no Ri ou Haha no Hi

Desejo a todas as mamães que estão lendo este blog um muito feliz Dia das Mães. São muitas as dificuldades, mas são muito mais ainda as alegrias de ser mãe. É um ofício cheio de dúvidas, cheio de incertezas. Mas acho que cada pequeno progresso de nossos filhos vem a confirmar que podemos estar no caminho certo. Se é que existe caminho certo nesse caso. Acho que não.

Existirão as escolhas e decisões de cada dia. Amor. Apenas amor, sempre.

Hoje é Dia das Mães aqui no Japão também.
Aqui no Japão era costume dar cravos vermelhos para as mães.
E cravos brancos para quem já não tem mãe.
Achei que era algo fora de moda, mas ganhei estes amarelos, cor-de-rosa e vermelhos.


Pelo que venho observando, aqui não há o costume de levar a mãe à churrascaria como em São Paulo.



Ouvi dizer que em Portugal dizem dizem Dia da Mãe, porque mãe é uma só. Se houver alguém de Portugal lendo, isso é verdade?



Feliz Dia das Mães!

8 comentários:

Anônimo disse...

ELISA?

FELIZ DIAS DAS MAES!!!!!
QUE ESTA DATA PROLONGUE POR MUITOS ANOS COM MUITA SAUDE.....
BEIJOS

Unknown disse...

Feliz Dia das Mães pra vc também!!!

Um beijo grande!

Marcia

Elisa no blog disse...

Oi Anônimo,
Muito obrigada,
e muita felicidade para vc também.
beijos,
Elisa

Elisa no blog disse...

Oi Marcia,
É a Marcia que estou pensando, a que não tem acento? rsrs
beijos, obrigada e tudo de bom para vc também.
Elisinha
Vc é a única que me chama assim.

Angela disse...

Olá querida,
Obrigada pela mensagem, linda.

Bjs

Elisa no blog disse...

Angela,
Obrigada pelo comentário. Na verdade pensei muito, não sabia o que escrever para vc. Não me vinham palavras para poder confortar você. Foi então que resolvi falar um pouco do meu pai.
beijos,
Elisa

SuNaomi disse...

Elisa,
Sei que o dia das mães já passou, mas só queria registrar uma coisa que sempre admiro em você: a educação que vc deu a seu filho. Verdade mesmo. Desde pequeno ele já tinha 3 características em particular (só para falar de algumas) impressionantes: inteligência, curiosidade e amistosidade. O que o faz verdadeiramente uma pessoa interessada em repartir seu conhecimento com os outros, descobrir novas coisas e falar de forma tão natural com qualquer pessoa, seja de qualquer idade ou condição social. Poucas crianças são assim. À medida que ele cresce, vai se tornando um jovem mais preparado, destemido e pronto para os desafios da vida. O que melhor para o dia das mães que ver seu fruto crescer e amadurecer dia após dia? O dia das mães são todos seus dias. Feliz dias da mãe! SuNaomi

Elisa no blog disse...

Oi Sueli,
Fiquei muito contente e comovida com o seu comentário.
A gente nunca sabe se está educando direito.
Já ouvi que as crianças já nascem perfeitas. A gente é que estraga. Já ouviu essa? Às vezes lembro disso e tento não interferir para não estragar. É o oposto de educar por ação ou imposição.

Mas reparei que as 3 qualidades que vc lista já nascem com a pessoa, ou ela própria desenvolve. São coisas que não dá para ensinar.
Acho que dá para incentivar essas 3 características.

Ao mesmo tempo tenho muito medo de estar esquecendo de algo muito importante que não sei o que é. Vc acha que há alguma coisa importante que eu não esteja passando para ele?
beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...