quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dicas de economia /節約 - setsu-yaku

Recebi uma pergunta sobre o alho congelado. Se fica aguado e muda o sabor. Fica um pouco aguado e o sabor fica mais suave. Mas como alho picado geralmente vai para a frigideira, é só levar ao fogo.



Lembram da postagem sobre jornal? Uma pessoa perguntou se não tem fotos e se escolhi uma página cheia de letras. Tem fotos sim. Acho que escolhi uma página só com letras. Outro dia farei outra postagem sobre jornais.



Aqui no Japão o gás é muito caro. Aliás, tudo é caro e o gás também. Então o povo fica inventando, testando jeitos de economizar gás e outras coisas também.

Uma japonesa me falou como ela faz ovo cozido. Isso foi há mais de 10 anos e desde então cozinho ovos assim:

-Colocar os ovos e água fria numa panela adequada.

-Deixar levantar fervura.

-Desligar o fogo 30 segundos depois e tampar a panela.

-Esquecer a panela até a água esfriar naturalmente.

-O ovo estará cozido só com o calor da água.

Se a panela for muito grande e a pessoa cozinhar poucos ovos, haverá desperdício. Isso porque se gasta gás para esquentar toda a água. Por isso tenho uma panelinha pequena. Esta da foto abaixo.

Eu como sempre me animei e passei a tentar com batata, cenoura, macarrão, inhame e deu certo. Dá para desligar o fogo bem antes. É ecológico também.

Alguém mais faz isso ou coisa parecida?


Veja que gracinha. Os ovos no Japão vem a data de validade. Em cada um.

4 comentários:

Angela disse...

Elisa,
Não sabia essa dos ovos, mto legal; já ouvi sobre arroz, vc espera levantar fervura, daí desliga o fogo deixa a panela tampada e vai cozinhar só com o calor, já fiz e deu certo, fica soltinho e mto bom.
Bjs

Elisa no blog disse...

Oi Angela,
Legal essa do arroz. Essa eu não conhecia. Para fazer arroz eu uso panela elétrica. Qualquer dia vou apresentar esse tipo de panela no blog. Hoje escrevi sobre bidê. Tem um muito bom no Japão.

beijos,
Elisa

SuNaomi disse...

Elisa,
Achei super legal suas dicas de economia e - principalmente - de não desperdício. Se todos pensassem assim, o nosso planeta seria um local ainda melhor e as gerações futuras poderão curtir muitas coisas boas por mais tempo. Infelizmente, muitas pessoas são irresponsáveis ou egoístas ou simplesmente incultas... É bom aprender todo dia uma coisa nova e passar para frente, não é? Sabia que sobra de arroz japonês dá um ótimo risoto? Quando meu primo me contou, não acreditei. Fiz o teste e ficou maravilhoso. Soltinho, cremoso e saboroso. E o melhor de tudo: super prático e rápido. Bjs.

Elisa no blog disse...

Oi Sunaomi,

Vou testar usar sobra de arroz para fazer risoto. Vc fez risoto de quê? Será que dá certo porque o arroz é grudento por natureza? Mas vc disse que ficou soltinho. Fiquei curiosa.

Quando aprendo alguma coisa legal acho legal também passar para frente. Nem todo mundo vai fazer, mas se alguém fizer já fico contente.

Algum neurocientista poderia explicar, porque economizar gás, comida gera um certo prazer diferente. Eu fico contente. O que será que acontece no cérebro?

beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...