domingo, 24 de maio de 2009

doce japonês 2 / 和菓子 - wagashi

Faz tempo estava querendo mostrar doces tradicionais japoneses. Eles são muito bonitos, são artesanais e exigem muita técnica do confeiteiro que se chama kashi-shokunin. Esses estão recriando flores da estação. São de uma doceira de Kamakura. Fui visitar uma amiga lá e ela os serviu.Este doce se chama tsutsuji (azaleia)







Este doce se chama soramame.









Esta é uma caixa de doces, se chama Recado das Hortências.

Os japoneses dizem que comem com os olhos também. Acho que a ideia é fazer esses doces lindos e alegrar alma. E apreciar a vinda das estações do ano com as suas flores.

Bom domingo para todos!




9 comentários:

Claudia Rumi disse...

Sem comentários!! Lindos!! Quando recebemos presente vindo do JP, a delicadeza das embalagens já falam tudo-não tem comparação. Muito lindo e suave!! Não conhecia esses. bj
Claudia

Elisa no blog disse...

OI Claudia,
Obrigada pelo comentário. Fiquei em dúvida se postava ou não, mas vendo que vc gostou, acho que fiz bem em postar essas fotos. Nem eu conhecia esses doces. Acho que eles criam novos. O problema é que deu pena de comer de tão bonitos.
beijos,
Elisa

Angela disse...

Olá Elisa,
Mto lindos os doces, já comi uns que dava vontade de guardar como bibelô de tão coloridos e bonitinhos. As caixas de presente eu não conhecia mas, são um luxo né? Está mto lindo e rico de informações o seu blog, parabéns.
Ótima semana pra vc. Obrigada pela visita e pelos cumprimentos a minha sobrinha aniversariante, vc é mto gentil.
Bjs!
Obrigada a amiga Yuka que está sempre me prestigiando visitando meu blog.
ótima semana Yuka,
Obrigada, bjs!

SuNaomi disse...

Nooossa, que lindos, Elisa!
Amei. Adoro ver doces tão perfeitos como esses. Só podia ser coisa de japoneses mesmo, não é? Acho que o maior problema deve ser ter a coragem de desmanchar este trabalho tão meticuloso e comê-los! Ainda bem que vc fotografou. Preciso confessar que às vezes a gente ganha doces tão lindos e fica com tanta admiração pelo trabalho e beleza, que a gente deixa o prazo de validade expirar e aí é bem pior, né?

Elisa no blog disse...

OI Angela,
Há caixas de presente lindas por aqui. Há gente irônica que diga que o pacote é melhor que o presente aqui no Japão. Nem sempre, mas as caixas são bonitas.
Obrigada por falar que está rico de informações. Na verdade tenho medo que fique muito didático. Afinal isso não é livro escolar. Mas se ficar muito didático me avise, viu.
beijos,
Elisa

Elisa no blog disse...

Oi SuNaomi,
Deu vontade de ficar só olhando sem comer. Mas no fim comi e estava gostoso. Fazem doces lindos por aqui. Pena que esses kashi-shokunin não imigraram para o Brasil. Não sei se estou correta, mas não sei se muitos shokunins imigraram para o Brasil. Vc tem alguma informação a respeito?
Shokunins são esses profissionais muito bons em várias áreas tradicionais japonesas: que criam kimonos, doces, papéis, hashi, objetos de madeira, etc...
beijos,
Elisa

Mãe carinho disse...

Até dá pena comer :))
Lindos !!

bjs

Elisa no blog disse...

Mãe Carinho,
Obrigada por ter escrito aí de Portugal. Visitarei seu blog.
bj,
elisa

Augusto Rocha disse...

- Nossa, os doces japoneses tem um aspecto todo diferenciado,nem parecem de verdade, e são tão lindos, acho incrivel a criatividade e a delicadeza de cada doce, nem parece q basicamente levam os mesmo ingredientes. Da até pena de comer... mas eu comeria assim mesmo XD.

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...