sexta-feira, 1 de maio de 2009

Livro escolar/教科書-kyôu-ka-shô

A partir de hoje, vou colocar os títulos em japonês e sua maneira de ler, do jeito que fique mais próximo da pronúncia exata. Não prometo para todos os títulos. Como sou esquecida, talvez escape algum.



Hoje vou postar mais fotos de livros escolares do Japão.Esta página está dentro do livro do qual postei capa ontem. Explica como fazer indicadores para testes de alcalinidade a partir de repolho e chissô. Como podem ver usam ilustrações que parecem mángá. Acho que para tornar a matéria mais acessível já que as crianças japonesas gostam de mangá.

Mángá são histórias em quadrinhos japonesas.




Fico encantada com as provas escolares. São todas impressas, já vem prontas e coloridas. Com muitas fotos e obras de arte. Esta é sobre o Japão na era feudal.





Neste detalhe está o Templo Dourado Kinkaku-di que fica em Kyoto.
Acho que com essas fotos bonitas, os alunos aprendem e fixam a matéria durante a prova.




Este é um kandi dentro de um dicionário de kandi para crianças. Como tenho amigas que tem filhas, estou postando esse kandi que se chama ÁNÊ. Significa irmã mais velha. Em japonês há uma palavra única que expressa irmã mais velha. Achei bonitinho a ane ajudando a irmãzinha.


2 comentários:

Claudia Rumi disse...

NOssa, muito legal essas provas impressas e o desenho da ANÊ no livro de kanji.Essas maneira ditática não conhecia!!!
legal vc descrever.
bj
Claudia

Elisa no blog disse...

OI Claudia,
Essas provas são realmente interessantes. Não sei se o professor escolhe, se a escola escolhe e compra, mas elas já vem assim prontinhas.

Você quer dizer essa forma de ensinar através de desenhos? Ou de escrever o kanji pouco a pouco?

Resolvi mostrar um pouco dos livros didáticos porque quando mostro para alguém, sempre acham bonito e interessante. E são muito fáceis de aprender.

beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...