sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nara 2 / 奈良

Este é o templo Shin-Yakushi-Di que fica em Nara. No folheto do templo diz que o estilo é grego. Leitores que estudaram arquitetura, vocês concordam?



Este templo foi construído há 1.300 anos atrás. Muito tempo, não? Hoje é considerado um Kokurô, ou seja Tesouro Nacional. O governo daqui dá esse título para algumas poucas obras de arte daqui. Agora vou contar uma historinha que achei muito bonita e romântica.

Esse templo foi construído pela esposa do Imperador Shomu. O Imperador era jovem mas vivia doente. Então a Imperatriz mandou construir este templo para orar pela melhora dele. Na época o templo tinha muitos outros prédios.

Se fosse nos dias de hoje e o marido estivesse doente, a esposa certamente falaria: -Zé, tá doente? Vá ao médico!

Naquela época a Imperatriz contratou os melhores artistas e arquitetos e construiu esta jóia que dura até hoje. Fiquei refletindo. A gente reclama dos homens, mas será que não falta empenho da nossa parte também? As mulheres que estão lendo vão ficar bravas comigo, acho. Não estou dizendo para ninguém construir templos para o marido, está fora de moda, não?

Talvez o Imperador Shomu fosse um homem sensacional e merecesse. Ele é de uma era antes da era dos samurais. No século 7, os homens japoneses da corte viviam a escrever poesias e mandar cartas de amor para as amadas.


Vocês devem estar se perguntando quem é esse homem bravo. É um dos 12 generais divinos que ficam dentro dessa construção acima. Este é o General Bazara ou Bassara. Pesquisas recentes atestam que quando estava novinho, o General era todo colorido, tinha a cara azul e o cabelo vermelho bem vivo. Muito pop para ser 1.300 anos atrás, não acham?

Este Bassara ficou famoso quando virou selo postal.

Eu coloquei o sr. Bassara aqui para reflexão. Quando as pessoas vão a um templo, elas podem sentir alguma mensagem vinda das estátuas budistas.

O Sr. Bassara está em Nara há tanto tempo, dizem que é quase um milagre que tenha chegado até os dias de hoje. Pois enfrentou guerras, intempéries, etc...

E ele está aí bravo, parece que a dizer algo para nós.

A mensagem que eu queria deixar é que há uma crise mundial atualmente. O Japão já enfrentou muitas crises. Ficou destruído na Segunda Guerra. E o Sr. Bassara parece dizer: -Não deixem a peteca cair! Ou algo parecido.

O que eu sei é que ele vem animando o povo japonês há séculos. E eu estou tendo a sorte de poder mostrá-lo para vocês que moram tão longe.

Ficarei contente se puderem sentir alguma coisa, se ficarem um pouco mais animados.

3 comentários:

noriko disse...

Oi Elisa, tudo bem?
muito obrigada pela sua informacao. Amanha vou viajar para Kyoto, perto de Nara.
Vou apreciar as outras estatuas buddistas.

Elisa no blog disse...

Oi Noriko, tudo bem?

Vc já foi ao Shin Yakushiji em Nara? Por certo vc conhecia essa estátua dos 12 shinshoo.
Que bom vc vai a Kyoto. Depois me conte. Gosto muito de Kyoto tb.
Boa viagem!
beijos,
Elisa

Phalador disse...

Adorei!!!!


"levantem a peteca"


O japão é craque em reconstrução.



bjão.

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...