quarta-feira, 25 de março de 2009

Escola, livro


Alguém achou estranho, diferente que a formatura seja nessa época, então vou comentar.

No Japão, o ano letivo termina em março e o novo começa em abril. Então, todas as formaturas: de primário, ginásio, colegial, faculdade acontecem no final de março. (Os alunos tem férias de primavera do fim de março até começo de abril, o que seria mais ou menos de 25 de março a 5 de abril. Mas a data varia de escola para escola.)




Hoje vou falar de livros, ou melhor de um livro em especial, que eu gosto muito, que é o Harry Potter. Este da foto, acho que é o sexto livro. Alguém mais aí gosta também? Li todos, mas estou com peninha de ler este e o último, porque aí, acaba a série.
Harry Potter é sempre um pouco mais velho que o meu filho até agora.

Às vezes dava a impressão que ambos sentiam coisas parecidas. É claro que as fantasias não acontecem na vida real, mas há uma parte do Harry Potter que parece muito real. Acho que no que diz respeito aos sentimentos dele.

Um dos pontos fortes do livro é que Harry parece mais conhecido nosso que muitos conhecidos de verdade. Através do livro ficamos sabendo das suas dúvidas, angústias e alegrias. Existem pessoas (crianças e adolescentes, acho) que comemoram o aniversário do Harry Potter, se reúnem, fazem festinha e tudo. Eu não chego a esse ponto. Não lembro exatamente o dia, mas o aniversário dele é em julho, como o meu.


Não sei se alguém mais sente o mesmo, mas dá a impressão que a autora escreveu o livro somente para mim. Que ela está contando quase um segredo para uma pessoa só. Quando leio outros livros, por melhor que ele sejam, dá a impressão que foi escrito para um grande público.

Se vc ainda não leu, recomendo. Você terá anos de diversão. Ou talvez lerá 800 páginas em um dia como muita gente. Eu demoro bem mais.


Balinhas

Isso não é nada, não. Só para adoçar um pouco a vida. Acima são balas da Mongólia. Eu nunca tinha visto, é só para mostrar para você.


Essas são balinhas tradicionais japonesas. Não são bonitinhas?


3 comentários:

Yuka 5.0 disse...

Eu e minhas filhas somos Pottermaníacas. Elas começaram a ler os livros muito novinhas e o Harry Potter realmente faz parte de nossas vidas, falamos dele como se fosse um amigo nosso.

Sobre as balinhas, da Mongólia e do Japão, quanta delicadeza da sua parte, adorei!

Elisa no blog disse...

OI Yuka,
Obrigada pelo comentário.
Não sabia que vcs. gostavam de Harry Potter! Que bom saber, teremos ainda mais assunto para conversar. Vc também sente como se ele fosse um amigo? Que genial!
Já leram todos? Em português?

Quanto às balinhas, só vc mesma para achar que foi uma delicadeza.
A delicadeza está em você também que se sentiu assim. Afinal, acho que só sentimos o que somos, não acha? Se não somos, não dá para inventar um sentimento.

Obrigada.

beijos,
Elisa

Aninha disse...

oi amore
eu nao gosto de Harry potter
mas acho legal quem tem o hábito de acompanhar uma série em livros.
outro que eu não entendo como as pessoas leem é o Senhor dos Anéis. rsrs acho tão viajado!
hahhaa

boa semana pra vc, espero que esteja tudo bem por aí com todos (filhote, marido e vc)

besos

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...