sexta-feira, 20 de março de 2009

Formatura

Ontem foi a formatura do meu filho. Aqui o primário termina na sexta série. As escolas daqui tem uma grande quadra coberta que possui palco também e a cerimônia foi realizada ali.


Os alunos foram com roupa formal e o diretor da escola entregou o diploma para cada um dos alunos. Foi uma cerimônia longa, com muitos discursos, com música para fazer a gente chorar. As pessoas choram muito nestas cerimônias que se chamam shiki.



De noite houve jantar no Yokohama Garden Hotel para alunos, professores e pais. Só tirei foto da entrada e da sobremesa. Estava com fome, esqueci de fotografar os outros pratos. Acreditam?

Me contaram que na festa do ano passado rolou um barraco, mas este ano felizmente, tudo terminou bem. Foi um alívio poder terminar o curso com um sorriso no rosto. Em seis anos muita coisa acontece.


Uma coisa que me surpreendeu no Japão, é que eles tem muitas cerimônias ou shikis. Existe shiki de começo de aulas, fim das aulas, formatura, inauguração, etc... Até casamento e enterro levam o nome shiki no final. Acho que é um país que gosta de formalidades. Eles se sentem bem assim e ninguém pensa em abolir os shikis que geralmente são chics também. Por trás disso há toda uma indústria que organiza e lucra com os shikis.





4 comentários:

JAponaise disse...

Oi, Elisa!!!!!
Parabéns pela formatura do seu filho!!!! Posso dizer OMEDETO!??????
Toda e qquer celebração em torno deles devemos comemorar,sempre!!!!!
É muito gostoso e será sempre lembrado por eles!(experiencia própria.....comemorei todas com as minhas filhas e até hoje,elas lembram!!!!).....depois vc me dirá...
E obrigada por compartilhar esse momento tão especial!!!!!!
bjs agradecidos,
JAki

Elisa no blog disse...

Oi JAki,
Pode dizer Omedeto sim.
Fiquei muito comovida e contente com o seu omedeto, obrigada mesmo.
Espero que meu filho se lembre no futuro também.
beijos,
Elisa

Claudia R. B. Cracovsky disse...

Oi Elisa!
Parabéns a você e ao seu marido pela Formutura do seu filho! Parabéns especial a ele por essa conquista!
Com carinho,
Claudia

Elisa no blog disse...

OI Claudia,
Muito obrigada pelo recado.
e obrigada pelo estacionamento também.
Correu tudo bem na formatura.
beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...