segunda-feira, 23 de março de 2009

geleias e gatos

ジャムをつくりました。
Home made jams.

Vocês já fizeram geleia ?(geleia perdeu o acento?)?

Teve uma época que chegavam muitas maçãs naquela caixa de vegetais orgânicos que eu postei outro dia. Eu já tinha feito de tudo com maçãs: saladas, tortas, compotas. Mas estava evitando fazer geleias porque achava muito difícil, complicado e trabalhoso. (Ouvi dizer que temos que ficar mexendo o tacho durante mais de uma hora! Minha preguiça me impedia) Esgotadas todas as possibilidades de receitas com maçãs, peguei uma receita de geleia de maçã na internet. Peguei a que parecia mais fácil.




Esta é a geleia de maçã. A cor é da própria casca, acreditam?



Depois gostei e não parei mais de fazer geleias. Esta acima acho que era de kin-kan (sabem? aquela laranjinha bem pequena?)




Esta é de morango. Usei 20 morangos pequenos, mais açúcar e só deu isso! Praticamente 2 colheres de sopa só. Agora sei porque as geleias de morango são tão caras. Se for barato pode estar certo de que misturaram outras coisas.

O trabalho que dá depende da fruta. Umas demoram mais que as outras para cozinhar. O único problema das geleias caseiras é que são tão melhores (mais gostosas) que as compradas, que nunca mais as comprei.

Mas nem tudo são flores. Minha empolgação foi tanta que pensei em fazer geleia de legumes e verduras. Fiz uma geleia de daikon (nabo) que ficou horrorosa! Essa nunca mais!

E vc , já fez geleias?


Doce de combini


Nos combini da vida (lojas de conveniência) sempre tem algum doce barato e interessante. Este se chama fuwari castaad0 (algo como creme de baunilha fofo). Coloquei pela embalagem. Vendem avulso.

Embaixo tiyo-gámi dourado com estampa tradicional japonesa de água ou ondas. Gosto bastante dessa estampa. Se chama mizu-mon ou mizu mon-yo-u.


Gatos do bairro de Hon-moku

Desculpem as pessoas que tem alergia só de ver gatos em foto, mas eu adoro gatos. Este é habitante do parque Sankei-en. Eu acho que é habitante, porque pode ser apenas um visitante. No Brasil eu conseguia identificar imediatamente se um gato tem dono ou é de rua. Aqui, acho difícil saber.Você que mora ou já morou no Japão já reparou nisso?


Outra coisa que reparei é que muitos tem rabo torto. Repare bem no rabo desse gato branco. Quando cheguei por aqui, achava de verdade que algum homem mau tinha entortado o rabo do gato quando eles ainda eram pequenos. Não sei de onde veio essa fantasia doida. Mas com o tempo vi que não era nada disso. Muitos tem o rabo torto ou curto. (alguns tem o rabo torto E curto!)

Obrigada por lerem o meu, o nosso blog, e have a nice week!


4 comentários:

Unknown disse...

Sim, ja fiz geleia de morangos, realmente diminui muito......como perde liquido e' assim mesmo. Fica bem mais gostoso do que o industrializado.

JAponaise disse...

Oi, Elisa
Adorei as sua geléias (principalmente a de kinkan...gosto muito das compotas).Mas raramente as faço.
E saber dos gatos de "rabos tortos e curtos"....detalhe 'a ser reparado!
super beijo,
JAki

Elisa no blog disse...

OI Sonia,
Realmente a geleia de morangos diminui muito. Mas concordo que fica muito gostosa, além de não ter conservantes.
beijos,
Elisa

Elisa no blog disse...

OI JAki,
A geléia de kinkan ficou pronta rapidinho e ficou boa. Mas tem uma que não coloquei foto e que não ficou tão boa. É uma geleia de laranja. Ficou amarga.
Acho que os gatos do Brasil tem todos rabos normais, longos e retos, não é?

beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...