segunda-feira, 2 de março de 2009

Hina Matsuri

Gostaria de apresentar mais uma tradição do Japão.



Amanhã 3 de março é o Hina Matsuri. Como todos já sabem que não é Ina Matsuri e sim Rina Matsuri vou passar a escrever Hina (porque honestamente estou achando esquisito escrever Rina).



As famílias que tem filhas enfeitam a casa com esses bonecos. São chamados de hina ningyo. O moço é o odairi-sama (noivo) e a moça é ohina-sama (noiva). Representam um casamento.


Antigamente faziam o hina-dan, escadaria com muitos bonecos, mas hoje em dia é mais comum ver só esse casal e às vezes mais um degrau ou dois com mais bonecos e enfeites.



Antigamente as meninas vestiam quimono nesse dia também.


Continua o costume de preparar o tirashi-zushi. Eu vou fazer amanhã e se ficar acima do razoável, mostrarei foto. Se ficar muito feio e ridículo vou só comer, desculpem.
Bom dia das meninas para todos, mesmo para quem já não é mais criança.



2 comentários:

Adrenalina disse...

Oi,Elisa!Meu nome e Mery e vivi muitos anos em Kobe(Japao)e minha filha e Japonesa.Adorei o que vc escreveu sobre Hina Matsuri.Desde de que voltei ao Brasil ninca mais preparei a festa do dia das menina.Eu moro no rio de Janeiro e tenho dificuldades em encontrar as coisas necessarias para o evento,mais fiquei feliz em ver suas fotos e relembrar isso me fez muito bem.Obrigado e continue a postar coisa do Japao.Parabens!!!

Elisa no blog disse...

Oi Mery, tudo bem?
Obrigada por escrever. Como vc me achou? Alguém conhecido me indicou?
Que bom que vc gostou da postagem sobre hina matsuri. Hoje coloquei fotos do tirashi que eu fiz. Escrevi na postagem também, mas acho que mesmo no Rio vc pode adaptar e fazer o tirashi com o que vc achar aí. Quando faço coisas brasileiras aqui, também é muito difícil achar. Entendo o problema. Continue lendo e comentando. Dei uma olhada nos seus blogs também.
beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...