terça-feira, 3 de março de 2009

Hina Matsuri

FELIZ DIA DAS MENINAS!!
Hoje é dia do Hina Matsuri. O supermercado estava cheio de gente comprando ingredientes do tirashi-zushi. Recebi um comentário ontem dizendo que no Brasil é difícil encontrar os ingredientes. Concordo, aqui até o dia 3 de março os supermercados vendem tudo para fazer o tirashi. eu mesma comecei a fazer porque chegando esse dia, é muito fácil encontrar os ingredientes. Ficou como o dia que não preciso pensar o que fazer para o jantar. Acho que vai ser difícil encontrar tudo que tem aqui, mas no Rio de Janeiro, acho que vc pode encontrar arroz japonês, vinagre, vagem e ovo para decorar.


Além de tirashi-zushi, estavam vendendo doces, bolos, soba e muitas outras coisas que lembram o Hina Matsuri. Aqui acima vc pode ver sakura-moti (moti cor-de-rosa). Em primeiro lugar fazemos o arroz normal e colocamos na vasilha de fazer sushi.

Acrescentamos a mistura pronta para tirashi que é esta na foto abaixo.

Este pacote já vem com o vinagre doce para sushi, raiz de lótus, shiitake, cenoura cortadinhos. É prático, é só misturar no arroz.





Depois enfeitamos. Vocês vão achar que sou preguiçosa e com razão. Comprei esse ovo fino em tiras (fica mais fino e bonito do que quando faço).




Decorei o osuhi com vagem cortada, kani-kamaboko, sakura dembu, camarão cozido e nori e ovo cortado fininho. Eis a foto aqui abaixo.


O meu tirashi ficou assim. Mas existem muitos outras possibilidades. Me contem como ficou o de vocês.

6 comentários:

Anônimo disse...

Querida Elisa, muito obrigado por esta receita tão boa! Eu goste muito das fotos e de sua explicação. As ta a próxima!
Begoña

Claudia Rumi disse...

Assim tão fácil, dá para fazer todo dia!!! Que legal!!! Adoro tirashi. De verdade, adoro gohan e com isso, todo prato que tem gohan, eu adoro.
bj
Claudia

Elisa no blog disse...

Querida Begoña,
Muchas gracias por tu linda compañia. Sin tu yo tendria hecho algo mucho mas simples.
Y a los niños les gustaran el sushi? Aqui en el blog no pongo el nombre de los niños... A mi hijo le gusto muchissimo el sushi.
Cuando puedes enseñar me la quiche Lorraine?
Tu portugues esta perfecto. Sin duda mucho mejor que mi español!!
Besitos,
Elisa

Elisa no blog disse...

Oi Claudia,
Que bom que achou o tirashi fácil. Quer dizer que as fotos ajudaram!
Estou acompanhando seu blog também. Muito legal. Qualquer dia desses vou comentar, espere por favor.
Você gosta de gohan? Já comeu arroz japonês produzido no Japão? Tem de vários lugares e é muito bom.
Elisa

JAponaise disse...

Oi, Elisa
Hoje,Tati e eu comemoramos,também!....fiz o nosso tirashi e como estávamos nas Paralela Gift,improvisamos....mas estava muito bom!!!!!!
O que vc nos mostra é super prático e gostoso!!!!
bjs,
JAki

Elisa no blog disse...

Oi JAki,
Vc e a Tati comeram tirashi no obentô, que legal! Foi tirashi de quê?
O que fiz é muito prático. Aliás, tudo (comida) é muito prático hoje em dia no Japão. O mais prático é o que vem pronto. No supermercado onde fui, vendiam bandejas prontas de tirashi zushi.
bj, Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...