quinta-feira, 12 de março de 2009

Pizza

自宅でピザを焼くのは意外と簡単です。






Fiz pizza e aqui está a massa para provar que fiz mesmo. A massa tem que ficar fofa como bochecha de bebê. Se ficar dura como o seu joelho, a pizza vai dar chabu mesmo.


Meu filho sempre me ajuda a fazer pizza. Primeiro ele ajudava esticando a massa com rolo, depois a colocar molho e topping. Outro dia pediu para ensinar a fazer a massa. Agora só falta aprender a ligar o forno.


Um dia ele quis rodar a massa crua como fazem os pizzaiolos, sabe como é? Falei que se limpar o chão depois, pode rodar a massa na mão. Ele ficou muito contente. Rodou muita massa de pizza e limpou o chão bem contente. Se sujar, é só limpar, e crianças ficam tão contentes com essas coisas!






Estavam vendendo escarolas orgânicas na frente da farmácia. Aproveitei, comprei e fiz essa pizza de escarola. Um dia antes, eu tinha feito minestrone e não estava querendo comer molho de tomate de novo.


Resolvi passar missô na massa. Dá par ver do lado esquerdo da pizza?


Quando ficou pronta, confesso que fiquei com medo do resultado. Comi e ficou muito gostoso. O missô é muito salgado, até parece pizza de alici (anchova) sem o gosto de peixe.


Você que me contou que vê meu blog no serviço e com fome. Vá trabalhar direitinho. Olhe o chefe olhando!


3 comentários:

JAponaise disse...

Oi, Elisa...
Que idéia genial essa....de passar missô na massa!!!
E parabéns...sua massa paraceceu muito fofinha e acrdito que o resultado ficou muito gostoso!!!! Hummmmmm.....
bjs de agua-na-boca,
JAki

Elisa no blog disse...

Oi JAki,
Genial é muita bondade sua. ÀS vezes fico em dúvida se vou postar ou não essas minhas idéias. Pode bem ser uma grande idéia de jirico. rsrs. Mas essa de missô ficou boa mesmo.Só acho que não pode mais ser chamada de pizza.

Na verdade nasceu da minha preguiça de fazer molho de tomate.
Aproveitei o missô, que de certa forma é o que na culinária japonesa substitui o molho de tomate, molho branco, enfim qualquer molho ocidental. Você já tinha reparado isso? São o shoyu e missô os molhos japoneses. Então na teoria daria para usá-los no lugar do molho de tomate. Como vê, parti de uma base teórica para fazer a pizza de missô. A culinária japonesa é cheia de teorias, cheia de detalhes. Muito difícil dominar bem.

beijos,
Elisa

Anônimo disse...

Oi Elisa estava vendo suas postagens de massa de pizza, vc sabia que amo pizza, hoje posso dizer que meu prato predileto é pizza!!

ri quando disse que a massa tem que ficar fofa como bundinha de nene e nao dura como o meu joelho kk!!!

abraço!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...