segunda-feira, 18 de maio de 2009

shitimi /七味

Recebi um comentário engraçado sobre a postagem sobre jornal. Susana do blog ontherocks disse que: -entendeu tudo, hehe.

Já que todo mundo entendeu tudo, tá tudo bem.
Às vezes eu mesma me pergunto como é que consigo ler esse jornal. E ainda por cima entender. Uma loucura!



Neste blog quero mostrar coisas bonitas, interessantes e gostosas do Japão. Hoje ganhei este shitimi que quero mostrar para vocês. Uma amiga foi a Kyoto e trouxe para mim. Ela me trouxe shitimi, que é uma mistura de pimenta vermelha seca e triturada mais gergelim, alga, e outros, todos triturados. É para comer com udon, soba, cozidos.

Esta loja começou há uns 350 anos atrás.

この七味は上品な味でとても美味しいです。今までの七味は何だったのか、と思っているところです。

Esta vasilha tem 6 cm de altura. É de cerâmica Kiyomizu-yaki (um dos tipos de cerâmica tradicional do Japão).


A vasilha veio dentro de uma caixa embrulhada neste papel.A caixa veio dentro desta sacolinha. Como é uma loja de especiarias, notadamente a pimenta vermelha, a ilustração é com pimentas.





Dentro da caixa veio o shitimi e vários outros papéis. Neles vem explicações sobre a cerâmica, sobre a loja e sobre o shitimi.
Como podem ver, o produto vem com muitas embalagens, tudo feito com muito cuidado.
Adoro essas lojas japonesas com mais de 100, 200 anos de idade. Todas tem atendimento impecável, produtos e preços honestos.

3 comentários:

Angela disse...

Elisa tchan,
Hum, hum, hum, deve ser deliciosa essa preciosidade, parece que esse potinho gurada uma jóia, gosto mto de pimenta mas, essa desconheço, aproveite na sua culinária deliciosa.
A sua querida e gentil amiga Yuka visitou meu blog e deixou um recado mto carinhoso, obrigada por me apresentar uma amiga..., arigatô!
ótima semana amiga,
Bjs para vc e para Yuka.

Angela disse...

Olá,
Elisa, o blog da Krystal é o mais bonito de artesanato, lá tem de tudo, imagens lindas e tds os dias tem novidades, sou seguidora a tempos, mto antes de ter meu blog já visitava tds os dias para admirar.
Está td bem com vc? Espero que estaja ótima junto a sua família.
Bjs para vc e para amiga Yuka.

Elisa no blog disse...

Oi Angela,
De nada, Angela. A Yuka é muito legal e espero que vcs se dêem bem.

Aqui está tudo bem. Fora um contratempo hoje. Eu estava indo a Tóquio para ver uma exposição, mas os trens estavam parados. Acho que alguém se suicidou na linha do trem. O passeio ficou para a semana que vem. eu pensava em postar sobre essa exposição hoje, mas não deu. Por isso escrevi sobre o alho, porque já tinha fotos. Não sei se mais gente vai ler, mas não queria escrever sobre suicídio no meu blog, digo, lá na postagem mesmo. Mas é uma realidade triste no Japão.

beijos,
elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...