terça-feira, 24 de março de 2009

Primavera no Japão

Esse sakurá de cor mais escura são os primeiros a dar flores na primavera. Já tinham alguns abrindo no Taki no Kooen (parque da cachoeira) que fica aqui perto de casa. Fui de bicicleta e tirei essas fotos hoje.




Antes do sakurá floresce essa árvore de flores brancas. Não sei o nome dela. Meus leitores japoneses que sabem ler português devem saber. Alguém sabe o nome dela?





Adivinhem o que é isso.


Mostrei essa foto, meu filho achou que era goiabada.
A resposta é: extrato de tomate Elefante.

Já aconteceu para você de sobrar massa e ela ficar na geladeira?


Para meu uso, a lata é grande e sempre sobrava muito. Um dia resolvi congelar. Mas o problema era congelar em porções pequenas. Um dia tive a idéia de colocar nessa forma de fazer gelo que comprei na loja de 100 ienes. Depois de congelado desenformei. Coloquei de volta no freezer e agora posso usar conforme preciso. É bom porque cada cubo equivale a mais ou menos 1 colher de sopa ou duas. Se alguém quiser usar a idéia me conte depois se deu certo.

4 comentários:

Unknown disse...

OI Elisa?
Estao bem bonitos os sakur'as......e qto.ao extrato de tomate, e' impressionante a criatividade qdo. e' necessario, nao e'? Parabe'ns!!!!

Elisa no blog disse...

Oi Sonia,

Os sakuras mais bonitos ainda vão florir.

Fico contentíssima com o elogio pelo extrato de tomate. Obrigada mesmo!
beijos,
Elisa

JAponaise disse...

Oi, Elisa
Que lindosssssss!!!!!!!...sem palavras! só observar.....
E adorei essa sua idéia! já tinha visto fazerem "dashis" para chinese food....em um curso que fiz( muito tempo atrás)de comida chinesa.
Legal!vc nos surpreende sempre!
bjs,
JAki

PS: por isso sou assídua do seu blog!!!!!!!!!

Elisa no blog disse...

Oi JAki,

Não imaginei que fossem gostar tanto do extrato de tomate congelado, fiquei contente. Recebi e-mail dizendo que gostaram da idéia também. E muito obrigada por visitar sempre o blog. Fico muito contente quando posso ser útil de alguma forma.
beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...