sexta-feira, 3 de abril de 2009

abacaxi

Não quero abacaxis (problemas) na vida, mas acabei comprando um abacaxi ainda no vaso no Home's, na parte de flores e plantas.






O meu filho queria uma plantinha, mas acabou gostando desse abacaxi. Nunca cultivamos abacaxi, queríamos ver como é. Compramos desse tamanho mesmo. Ele gosta de plantar coisas. Na escola já plantou tulipas, tomate, gooya, arroz, etc... Aqui em casa; flores, feijão, tomate, e agora abacaxi... Acho que cuidar de plantas é muito bom para crianças. Desenvolve a paciência, observação, pode ser uma aula de ciências.


Os japoneses adoram cultivar coisas, então as lojas de mudas tem muita variedade. Mas abacaxi foi a primeira vez que vejo.


Há grande variedade de sementes também. Meu filho estava me contando que com a crise, muita gente está plantando verduras em casa. Há tipos de tomate cereja, mini-cenouras que foram modificadas para crescerem mais rápido.





Embalagem/produto






Esta é a capa exterior da caixinha de ná-tou (soja fermentada) . Se chama niôwa-náttou, ou seja, nattou que não cheira. Quando vi pela primeira vez me espantei porque nunca tinha reparado que nattou tem cheiro. Quer dizer, cheirar cheira, mas o cheiro faz parte do nottou, oras!


Mas tem gente que não gosta do cheiro de nattou. Esse produto é novo no mercado e está fazendo o maior sucesso. Os japoneses gostam de novidades.


4 comentários:

JAponaise disse...

Oi,Elisa
Que novidade!!!!!....adoro na-tou....com ou sem cheiro.....hummmmmmmmm!!!!!!!
E que interssante a escolha do abacaxi,pelo seu filho...depois me conte quando amadurecer.
bjs,
JAki

Elisa no blog disse...

OI JAki,
Vc gosta de natou? Eu me espantei aqui no Japão quando soube que muitos japoneses não gostam de natou. Pensei que todos gostavam.

Engraçado, ele quis mesmo o abacaxi. E achamos que seria uma oportunidade única de cultivar um abacaxi. Infelizmente está demorando para crescer. Agora posso imaginar o trabalho dos agricultores!!!
beijos,
Elisa

Anônimo disse...

OI Elisa?
Meu marido adora natou, inclusive ele come de manha, aquele que vende no supermercado um pequeno....ja o restante da familia nao gosta.....e qto.ao abacaxi me conte depois se desenvolveu.......acredito que precisa de espaco...ou vai ficar mini abacaxi......bjs.....

Elisa no blog disse...

OI Anônima,
Vc não gosta de natou? É tão bom!

Quanto ao abacaxi, darei mais notícias quando mudar alguma coisa. Mas por enquanto está na mesma. Já me disseram que pode ser ornamental e não vai crescer muito. Será? Comprei com a intenção de comer...
beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...