terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia dos meninos



No Japão o dia das meninas é comemorado no dia 3 de março e o dia dos meninos no dia 5 de maio. Pois é, o dia das crianças é dividido em dois.


Quem tem filho enfeita em casa com esse kabutô (capacete de guerra dos samurais) e flechas. É como enfeitar a casa com árvore de Natal no Natal. Mas não são todos que enfeitam a casa.








É costume também hastear esses peixes como se fossem bandeiras do lado de fora da casa. São chamados koi-nobôri. Existem koi-noboris menores para deixar dentro de casa. Os japoneses desejavam que os filhos crescessem fortes e saudáveis.









Essas são facas de cerâmica da Kyocera que entre outras coisas faz lentes de câmera também. Agora estão fazendo facas. A lâmina é branquinha. Cortam muito bem. Fiquei o dia inteiro pensando numa comparação boa: raquete de tênis, carros...


É como andar em cima de um piso de madeira ou em cima de um tapete fofinho. Essa faca da Kyocera é como pisar num tapete fofo, o que torna o ato de cozinhar bem mais gostoso e menos penoso. Estou sempre à procura de utensílios de cozinha assim, que facilitem a nossa vida.


Vende no Home's. Tem cabos de várias cores: rosa, azul, verde e são muito bonitas.

2 comentários:

Yuka 5.0 disse...

Pois é… como meu pai era uma pessoa digamos, diferente, ele me deu um Koinobori quando eu era menina e todos os anos eu mesma pendurava no alto, para soprar bem forte. Achava que era para meninas também. Hehe.

Elisa no blog disse...

Oi Yuka,

Desculpe, mas achei muito engraçado koinobori para meninas.
Eu nunca tive koinobori e não conheço nenhuma menina que teve ou tenha no Japão.
Fiquei refletindo a respeito. Por que será que o seu pai deu koinobori para vc, já que ele sabe que é do dia dos meninos? Não seria porque ele próprio queria preservar essas tradições japonesas?

Engraçado e bonitinho vc achar que era para meninas também.

Meu pai sempre me levou para ver jogos de futebol no Morumbi, então eu não sabia que futebol era coisa para homens no Brasil...

beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...