Pular para o conteúdo principal

Doces

As pessoas me perguntam como é que eu tenho assunto para escrever todos os dias. Eu também não sei. Mas o fato é que tenho muito mais assuntos, mas como não dá para postar tudo, esses assuntos vão ficando para trás. Por isso hoje em vez de escrever sobre um tema, vou colocar uns assuntos atrasados. Talvez um dia o assunto acabe e eu tenha que encerrar esse blog, mas acho que é esse país que me fornece assuntos que não acabam mais. Esse povo vive inventando coisas e ainda tem as tradições como essa da foto abaixo.



Essas duas fotos abaixo são de doces que se comem no dia dos meninos, dia 5 de maio. Vocês se lembram que no dia das meninas enfeitavam bonecas, a comida era cor-de-rosa, tudo bonitinho? Pois é, no dia dos meninos a coisa é mais assim... natural, selvagem e verde como podem ver.

Este se chama timaki, dangô embrulhado em folha de bambu e cozido no vapor. Acreditava-se que comendo timaki podia escapar-se de perigos. Como podem ver, o mundo dos meninos devia ser cheio de perigos... Não parece um pouco com pamonha ou tamales?



Este doce se chama kashiwa-moti. Moti por fora e ankô (feijão doce) dentro. Aqui como tudo é ao contrário, só se come feijão doce, nunca salgado. Vocês que nunca viram um absurdo desses, juro que é gostoso. Quando eu era criança, só comia e só gostava de feijão doce. Só passei a comer e gostar de feijão brasileiro depois de adulta. Mas voltando ao assunto, acredita-se que comendo o kashiwa-moti, a linhagem familiar se perpetuará porque a árvore de kashiwa proporciona essa sorte.


Esse doce não tem nenhuma relação com o dia dos meninos, mas é que eu comprei e comi outro dia e resolvi postar. Comprei na loja de conveniência Lawson. Se chama macaron e está na moda no Japão atualmente. É um dos meus doces preferidos. Acho que gosto porque são muito bonitinhos.

Comentários

Angela disse…
Olá Elisa tchan ( não sei a escrita mas, quis chamá-la de querida, será que consegui?) Se está td errado me perdoe e sinta-se uma querida, tá? Hum, esses doces me parecem mto bons, o moti é de arroz? e os doces de feijão são deliciosos, lembra do mandhú(tbm n~ sei como escreve mas, aquele bonitinho q se vende até em feiras livres, lembra?), tem um doce que amo é o yokan e o macaron eu tenho até receita é bom mesmo né?
Tenha um ótimo dia e continue mostrando e contando coisas desse país maravilhoso.
Bjs,
Angela
Elisa no blog disse…
Oi Angela,
Gostei do Elisa tchan, obrigada.

O moti não é feito com o arroz que comemos normalmente. Ele é feito com um outro tipo de arroz chamado moti-gôme, que é mais grudento.

Lembro sim, vendiam na feira. Vendem na Liberdade tb.

Obrigada pelo comentário e boa semana para vc tb.

Queria saber como vc achou meu blog. Alguém recomendou ou foi surfando na net?

beijos,
elisa

Postagens mais visitadas deste blog

7. Guêr ou ger, tenda-vivenda da Mongolia

Hoje vou mostrar como se monta uma tenda ou casa mongol. Ela se chama ger (guêr). Construir o ger fazia parte desta nossa viagem.
Na época que eu fui a temperatura estava entre 10 a 15 graus de manhã e a noite. Durante o dia estava entre 20 e 25 graus. Foi agradável e deu para fugir um pouco desse calor infernal que está fazendo no Japão esse ano.
Primeiro coloca-se a porta e estrutura da parede.
Em seguinda monta-se o pilar central dentro do ger. Colocam a base do teto. Olhem que gracinha esse menino no centro da foto.
Não sei se esse garotinho queria ajudar ou brincar, mas lá estava ele escalando a grade.
O esqueleto do ger é coberto com pano e cobertor de lã de camelo.
Cobrem o teto e paredes com tecidos grossos para proteger do frio. O menino ainda está lá.







Cobrem com o tecido branco característico de todos os gers. Meu filho quando pequeno também era assim, queria ajudar em tudo. Aliás, ele ajudou muito para fazer esse ger. E gostou da experiência.
Fiquei refletindo. Nós das cidades quando const…

8. Mongolia: roupas e comida

Hoje vou falar da roupa e comida da Mongólia.
Eu sei que Mongólia tem acento. Mas no título não coloquei de propósito porque assim, podem fazer um hit em inglês e pelo menos poderão ver as fotos. Já com acento acho que não aparecerá nas buscas em inglês.
A roupa que as mulheres estão usando se chama dêr. É longo, quentinho, protege bem do frio.
Com essa roupa as mulheres podem se afastam um pouco do ger (tendas) e vão fazer xixi. Elas se agacham e o dêr cobre tudo. Muito prático. Dá até para andar a cavalo.

A roupa típica dos nômades para homens também se chama dêr. O Dêr dos homens não é estampado como das mulheres. Esses dois homens, o do centro e do lado esquerdo usam dêr cinza com faixas coloridas. O homem da foto abaixo usa dêr azul. Na cabeça usam boné ou chapéu tipo ocidental. Eu acho que chapéu e bonê não combinam com o dêr. Mas o chapéu típico é assim: Imagine a metade de um coco. Em cima do coco, bem no meio fica um chifre comprido com uma bolinha na ponta. É meio esquisito, acho que por i…

Verduras no vapor

Ultimamente tenho usado essa cuscuzeira para cozinhar verduras e legumes. No vapor. Sempre achei que demorava muito para fazer batatas cozidas. Leva todo o tempo de esquentar a água. No vapor vai muito mais rápido. Depois da batata, experimentei cozinhar abóbora como na foto. Deu certo com vagem, espinafre (horensô), batata doce, quiabo, aspargos, etc.
É mais rápido, ecológico e as verduras ficam mais gostosas. Acho que perdem menos nutrientes porque eles não vão embora junto com a água do cozimento. Adoro soluções assim, boas em muitos sentidos.
Comprei essa cuscuzeira em São Paulo. Vc pode encontrar em casas do norte, que são lojas de produtos do nordeste. Lá no nordeste essa panela é muito usada para fazer cuscuz.
No começo eu só usava para fazer cuscuz. Hoje uso também para cozinhar verduras no vapor.