quarta-feira, 22 de abril de 2009

Doces

As pessoas me perguntam como é que eu tenho assunto para escrever todos os dias. Eu também não sei. Mas o fato é que tenho muito mais assuntos, mas como não dá para postar tudo, esses assuntos vão ficando para trás. Por isso hoje em vez de escrever sobre um tema, vou colocar uns assuntos atrasados. Talvez um dia o assunto acabe e eu tenha que encerrar esse blog, mas acho que é esse país que me fornece assuntos que não acabam mais. Esse povo vive inventando coisas e ainda tem as tradições como essa da foto abaixo.



Essas duas fotos abaixo são de doces que se comem no dia dos meninos, dia 5 de maio. Vocês se lembram que no dia das meninas enfeitavam bonecas, a comida era cor-de-rosa, tudo bonitinho? Pois é, no dia dos meninos a coisa é mais assim... natural, selvagem e verde como podem ver.

Este se chama timaki, dangô embrulhado em folha de bambu e cozido no vapor. Acreditava-se que comendo timaki podia escapar-se de perigos. Como podem ver, o mundo dos meninos devia ser cheio de perigos... Não parece um pouco com pamonha ou tamales?



Este doce se chama kashiwa-moti. Moti por fora e ankô (feijão doce) dentro. Aqui como tudo é ao contrário, só se come feijão doce, nunca salgado. Vocês que nunca viram um absurdo desses, juro que é gostoso. Quando eu era criança, só comia e só gostava de feijão doce. Só passei a comer e gostar de feijão brasileiro depois de adulta. Mas voltando ao assunto, acredita-se que comendo o kashiwa-moti, a linhagem familiar se perpetuará porque a árvore de kashiwa proporciona essa sorte.


Esse doce não tem nenhuma relação com o dia dos meninos, mas é que eu comprei e comi outro dia e resolvi postar. Comprei na loja de conveniência Lawson. Se chama macaron e está na moda no Japão atualmente. É um dos meus doces preferidos. Acho que gosto porque são muito bonitinhos.

2 comentários:

Angela disse...

Olá Elisa tchan ( não sei a escrita mas, quis chamá-la de querida, será que consegui?) Se está td errado me perdoe e sinta-se uma querida, tá? Hum, esses doces me parecem mto bons, o moti é de arroz? e os doces de feijão são deliciosos, lembra do mandhú(tbm n~ sei como escreve mas, aquele bonitinho q se vende até em feiras livres, lembra?), tem um doce que amo é o yokan e o macaron eu tenho até receita é bom mesmo né?
Tenha um ótimo dia e continue mostrando e contando coisas desse país maravilhoso.
Bjs,
Angela

Elisa no blog disse...

Oi Angela,
Gostei do Elisa tchan, obrigada.

O moti não é feito com o arroz que comemos normalmente. Ele é feito com um outro tipo de arroz chamado moti-gôme, que é mais grudento.

Lembro sim, vendiam na feira. Vendem na Liberdade tb.

Obrigada pelo comentário e boa semana para vc tb.

Queria saber como vc achou meu blog. Alguém recomendou ou foi surfando na net?

beijos,
elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...