sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cachorro, gato e flores antigas


Entrevero entre gato e cachorro.
Estou levando o cachorro de uma amiga para passear. Acabou empatado, zero a zero porque ninguém atacou. O Yooki está olhando para mim como se estivesse pedindo ajuda. O gatinho está começando a se arquear.

Outro dia havia outro gato. Gato muito forte. Yooki tentava atacar, mas foi rechaçado 5 vezes pelo gato! 5X0 para o gato. Pena que não tenho fotos. Me desculpe quem só gosta de cachorros, mas eu que já tive gatos sei que os dogs reinam na sociedade dos animais. Os gatos morrem de medo. 5X0 para um gato não é todo dia, hão de concordar as meninas que tem blogs de gatos. Não dá orgulho? rsrs

Dizem que aqui no Japão é tudo ao contrário.
Esta flor se chama Yoi-mati-gussa. O nome é muito comprido, vamos chamá-la somente de yoi. Vou contar a historinha dela. 70 anos atrás meu avô imigrou do Japão para o Brasil e levou sementes dessa flor. Ele plantou nos lugares onde morou. Minha mãe continuou plantando. Eu cresci vendo essa flor.

Pensei que vindo ao Japão veria o país todo cheio de yoi. Mas nunca vi em lugar algum. Até hoje só conheci uma pessoa que conhece yoi. Alguém da família levou ao Brasil também.
É uma flor diferente:
-dá flor somente à noite, começa a abrir quando escurece


-morre com os primeiros raios de sol


-guardamos as sementes e plantamos


Estou tentando plantá-la por onde passo. Fico jogando as sementes, mas não sei se tem dado certo. Elas são delicadas e precisam ser cuidadas.


Alguém conhece essa flor?

11 comentários:

Claudinha disse...

E vivas ao gato!
kkkkkk

Não conheço esta flor!

bjos

✿MIUÍKA✿ disse...

Amiga,não conheço essa flor,mas gostaria de conhecer e até tê-la,é pena ser tão longe,adorava.
Quanto aos gatos e cães,é preciso cuidado,pois os gatos têm umas unhas que são capazes de tirar um olho a um cão,eu tenho gatos e cães,mas dão-se bem.
Um bom fim de semana.
Um beijão...MIUÍKA

Andrea disse...

Que linda essa flor !! Não conheço ,mas vou mostrar para minha mãe que adora flores ,depois te conto se elajá viu .Faz isso mesmp jogue sementes dela por ai .
beijão pra vc

Angela disse...

Olá,

Querida, a amiga Miuíka colocou algo mto importante, é de dar medo. Só tenho um cachorro que é lindoooooooo.
Não conheço essa flor, me pareceu uma que via na infância mas, não sei o nome, ela é linda, singela, espalhe as sementes mesmo, plantar flor é maravilhoso.
Bjs

Desabafando disse...

Não conheço essa flor mas achei linda!

Aninha disse...

eu amo gatos e cachorros, mas prefiro os cachorros porque dá pra sair com eles e brincar na rua!!
adoro essa florzinha mas confesso que nunca a vi em lugar nenhum, só no seu blog!

beijosssss

Mônica disse...

Eu não gosto de gatos. Mas de cachorro tenho duas no quyintal de casa. Em BH mamae não pode ter por causa da asma.
A história da flor é genial. Mas você vai achar. E porque deve ter variedades.
Eu conheço uma aqui do Brasil que só abre a noite. Mas tenho que perguntar para minha tia terezinha. ela tem. E minha prima Lili que está do meu lado tem também. Um dia abriu 39 flores. Mas ela não lembra o nome.

Hoje lembrei de você Comi um bolo delicioso na casa da minha amiga costureira. Ela fez e comi ainda quentinho. Quase tive dor de barriga. A tonha sabe fazer Nega maluca. Vou pedir para fazer e tirar retrato.
Com carinho Monica

disse...

hahahaha adorei o gato!

Zaza Lombardi disse...

Ciao bella..
Ma que fiore interesante ela é boemia vive a noite ,amei é linda.
Mas voltando ao bon-odori a cidade se chama PEREIRA BARRETO fica a 690 klometros de SP foi povoada por japoneses ,italianos e turcos a cidade toda é estilo japones ,a praça o relogio gigante no meio da rua a ponte sbre o rio tiete,infelismente hoje esta debaixo d'agua tinha até uma casa que dizem os antigos que pertenceu ao principe do japão não tenho certeza mas era maravilhosa a sala de chá era linda e os jardins magnifico.

Anônimo disse...

achei o poste da Yoi, gostei da historia, enfim vou ajudar a dispersala rs...

walcineia beck disse...

oi eu conheco esta flor e gostaria de receber sementes dela minha mae tinha em casa mais sumui derrepente
recebi de um amigo mais nao masceu
meu
endereco e
Walcineia beck
ida morales n36
leme s.p
cep 13610380

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...