quarta-feira, 8 de abril de 2009

Festival da África


Recebi uma pergunta que era a seguinte: essa bandeira abaixo é de quê, ou de onde?
É da cidade de Yokohama.



No fim-de-semana passado houve o African Festival Yokohama 2009.

Este blog é da Elisa no Japão, mas não vou falar só do Japão. Vou falar de coisas que acontecem no Japão também. Acho que o interesse dos japoneses por outros países é crescente. E o interesse de outros países pelo Japão também é grande. Neste festival haviam estandes (stands) de vários países africanos, apresentações de música típica além de barraquinhas de comidas e artesanato.



Aconteceu no Aka Renga Sooko (Red Brick Warehouse ou Depósito de Tijolos Vermelhos) É uma fábrica muito antiga que foi reformada por dentro e virou shopping center e centro de eventos e exposições. Foi uma forma de revitalizar uma área muito degradada do porto. Ficou lindo e agradável. Fica no Minato Mirai de Yokohama.





Este é um cartão com informações sobre o festival.




Havia comida de muitos países. Escolhemos a barraquinha do Senegal.
O da direita é um cozido de verdura e legumes com arroz. O da direita
tem frango com um arroz interessante: ele é cozido com molho de tomate e leite de coco juntos. Já viram algo assim? O incrível é que é muito gostoso.

Procuro levar meu filho para comer coisas diferentes para ver se ele se habitua e passa a comer de tudo. Ele gostou dos dois.

Obs: Tem um restaurante em Salvador que eu gosto muito, o Senac do Pelourinho que tem um buffet de comida baiana. Lá está cheio de pratos parecidos com esses dois acima. Recomendo para quem for a Salvador.

Tinha estande de Moçambique, que foi colônia portuguesa. Lá eles falam português como nós no Brasil.




Para completar, fora do prédio estavam fazendo uma exposição de flores formando desenhos maravilhosos. Eu nem consegui acreditar de tão lindo. Essa é uma pequena parte.



4 comentários:

Claudia Rumi disse...

A comida africana tem muito parecido com a comida baiana,em alguns apspectos.Já tive oportunidade de comer e vi que realmente tem algo em comum, mas sem óleo!!mas como o continente africano é enorme, com certeza tem várias diversidades e achei interessante esse evento que vc mostrou!!
´Boa!!!bj
claudia

Elisa no blog disse...

Oi Claudia,
Que bom que vc gostou do evento. Queria tirar mais fotos do evento em si, mas não consegui boas fotos.
Vc comeu comida baiana ou africana? Ou ambas?
beijos,
Elisa

Claudia Rumi disse...

Fui para Africa do Sul e depois tive oportunidade de ver um workshop de comida de GHANA(Africa) aqui no Brasil por um africano.Nesse curso, não vi nenhum oleo ser colocado.Vi a farinha de mandioca com agua para fazer uns bolinhos que uma baiana mesmo falou que era como na terra dela.bj
Claudia

Elisa no blog disse...

Oi Claudia,
Não sabia que tinha workshop de comida africana em São Paulo, muito bom saber.
Obrigada pela resposta,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...