quinta-feira, 16 de abril de 2009

Livros infantis 2




Recebi um comentário incrível ontem, por isso resolvi escrever mais sobre livros infantis. Essa pessoa escreveu uma coisa muito sábia, que acho que vale para todos.

A gente acha que criança não gosta de ler, mas todas as crianças gostam de ler. Basta mostrar o livro certo na hora certa. O difícil é escolher o livro. Mas felizmente hoje em dia há muitos nas livrarias. No comentário há inclusive dicas de como escolher um livro levando em conta idade e interesses da criança.

Quando meu filho era muito pequeno, eu escolhia livros que pareciam brinquedos, como este abaixo, da Maisy, da autora americana Lucy Cousins.




Vendo assim, parece um livro normal.


Mas quando abre, ele fica de pé e aparecem quatro cenas numa fazendinha.



Meu filho gostava muito quando era pequeno.

Acho bom o pai escolher livros também. Certamente ele vai escolher livros diferentes de vc mamãe. E isso é bom por causa da diversidade.

Na hora de ler também, peça para o papai ler para variar. O lobo mau e os monstros ficam bem mais convincentes na voz de um homem.





6 comentários:

Yuka 5.0 disse...

É verdade, crianças gostam de ler sim, e o mais bacana é que depois que tomam gosto, vão em frente e passam a ter opiniões que nos surpreendem. Quando você menos espera, elas estão curtindo Machado de Assis, Oscar Wilde, Jane Austen, HQs super interessantes… é uma viagem que começa com livros como os que você tem mostrado. Lindos por sinal!

Elisa no blog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisa no blog disse...

Oi Yuka,

Quem me dera, aqui em casa o menino não está nesse estágio ainda. Será que um dia ele chega lá? Machado de Assis, Oscar Wilde?
Que incrível! Como é que vc conseguiu? Me conte por favor!
beijos,
Elisa

Anônimo disse...

OI Elisa?
Ja passei deste estagio faz tempo..... qdo.crescem cada um vai p/a leitura que gosta.....o meu filho mais velho adora ler manga', o mais novo gosta de outro tipo de leitura........
Como os adultos......a preferencia qdo.crescem fica diferente.
Na idade escolar 'e sempre igual pois a escola exige isso.
Bjs.

Elisa no blog disse...

OI Anônima,
Obrigada por contar como é com seus filhos. Fico interessada porque posso vislumbrar como será com o meu no futuro. Será que ele vai gostar de mangá como um dos seus? Ou de outras leituras como seu outro filho? Como será que se formou o gosto de cada um deles?

beijos,
Elisa

tezukuri da Karen disse...

minha filha vai fazer 3 anos e não lê, mas adora pegar os livrinhos dela e fingir que lê como a gente....
eu é que tenho seguir o exemplo dela e ler mais....
hehehehehehe!
beijo grande! adorei a dica do livro, com certeza minha pequena também vai gostar!

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...