domingo, 26 de abril de 2009

Temaki-zushi

Hoje venho com uma ideia para o fim-de-semana. É o temaki-zushi. Este não precisa de curso de sushi-man para fazer. É fácil e simples mas tão gostoso quanto qualquer outro sushi.Aqui no Japão vendem kit (ou setto como chamam aqui) de temaki-zushi no supermercado. Este acima custa cerca de 10 dólares no Supermercado OK e dá para 3 pessoas. Nesta bandeja tem magurô, salmão, rotate, lula, camarão cozido, etc... Vc compra e depois é só fazer o sushi-meshi (arroz para sushi). Se vc mora no Brasil e não encontrar esse kit, pode pedir para o peixeiro cortar o magurô ou outros peixes crus para ossashimi. Se vc não gosta de ossashimi, vc pode usar o que quiser. Hoje em dia colocam até pedacinhos de bifinho no ossushi! Acreditam?



Este é o norí inteiro, folha de alga preta.


Corte na metade ou em quatro. Cortando em quatro pedaços vc pode economizar no nori, mas seu temaki ficará mais bonito com o nori cortado em dois pedaços retangulares.


Em cima do nori, vc coloca o arroz.

Em cima do arroz coloque o gu. Nesta foto o gu consiste de camarão cozido e mizuná.


Este eu fiz com ikurá e pepino.
Espero que gostem da ideia e bom apetite.
Beijos e bom domingo!

2 comentários:

Unknown disse...

Oh... neste blog só se encontram coisas deliciosas!! Tenho de vir espreitar mais vezes! Beijinhos de Portugal!

Elisa no blog disse...

Ontherocks,
É a primeira vez que recebo comentário de Portugal e isso me deixou muito contente. Não falo só de comidas, mas ficarei muito feliz se vc vier me visitar no blog sempre que puder.
beijos,
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...