segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

moti

餅つき

No dia 31-12-08, ou seja no último dia do ano passado fomos à cidade de Tajimi (pronúncia Tadimi) na província de Gifu (pronúncia Gui-fu). Na casa do tio do marido fazem moti tsuki todos os anos. Esse ano fizeram com 16 quilos de moti-gome (arroz para moti). Nesta foto um homem está batendo o moti.

Os japoneses comem esse arroz batido no começo do ano. Acho que é para dar boa sorte.

Uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar no Brasil é que todos os anos morrem muitos idosos com o moti engasgado na garganta. Se você leitor já passou dos 70 anos de idade (minha mãe por exemplo), cuidado ao comer moti!


Depois de pronto, coloca-se numa tábua para cortar em quadrados pequenos. Olhe o tamanho! Sabiam que em certas regiões do Japão comem moti quadrado e em outras comem moti redondo? No Brasil eu só conhecia o redondo. E você?

Um comentário:

Claudia Rumi disse...

Já li a respeito das diferenças de origem do moti quadrado e do redondo. O quadrado ate é mais facil de confeccionar pois o redondo é manualmente acomodado a massa ainda quente(pelando) na mão para confeccionar a bolinha.
E realmente tanto para idoso como para criança pequena tem que ser ingerido em pedaços pequenos pois engasga-se facilmente.Adoro moti.
bj
Claudia

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...