quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

morar fora

Hoje resolvi escrever o que é na minha opinião morar fora do seu país de origem. Claro que isso varia de pessoa para pessoa e varia conforme o país em que vc for morar. Mas aqui vão:


morar fora é:
seus parentes morrerem e vc nunca poder ir ao enterro.
(assim como casamentos e nascimentos também)



morar fora é:
seu filho ficar doente, você desesperada e sem nenhum parente por perto para ajudar.



Morar fora é:
você fazer aniversário, ninguém se lembrar, e quando se lembram, já é dia seguinte por causa do fuso horário. rsrs



Morar fora é:
Passar o Natal no maior frio (para quem está no hemisfério norte) E Carnaval tb.



Morar fora é:
Ficar com saudade até do congestionamento (eu sou de São Paulo).



O supermercado perto da sua casa nunca terá artigos básicos como: feijão, farinha de mandioca, pó de café (do jeito que vc gosta).



Seu filho nascerá e crescerá num país que não é o seu (nem meu).



E a lista é longa. Mas é preciso levar tudo com bom humor. Escrevi de coração para vcs saberem como é minha vida aqui.

Amigas que moram ou moraram fora, mandem suas listas, quero saber tb.

Outra coisa, quem está no seu país de origem (ou no Brasil )nunca passará por estas situações.

2 comentários:

Claudia R. B. Cracovsky disse...

Oi Elisa!

Morar fora é tudo isso que você falou e também:

- não conseguir ler quase nada (no meu caso) - rótulos de produtos, manuais, cardápios em restaurantes, etc.

- passar o Natal e Ano Novo só com marido e filho (difícil para quem estava acostumada a festejar com a família, amigo secreto, animação e oração);

Mas também é:

- conhecer outras pessoas; fazer novos amigos;

- vivenciar uma cultura totalmente diferente da nossa;

- passear por lugares lindos;

- acompanhar todos os festivais e datas comemorativas e suas características;

- amadurecer;

Acho que tem mais coisas, mas vou parar por aqui!

Beijos!
Ah, estou adorando ler seu blog!
Clau

Anônimo disse...

Claudia,
Adorei seu comentário. Me deixou emocionada. Obrigada.
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...