Pular para o conteúdo principal

morar fora

Hoje resolvi escrever o que é na minha opinião morar fora do seu país de origem. Claro que isso varia de pessoa para pessoa e varia conforme o país em que vc for morar. Mas aqui vão:


morar fora é:
seus parentes morrerem e vc nunca poder ir ao enterro.
(assim como casamentos e nascimentos também)



morar fora é:
seu filho ficar doente, você desesperada e sem nenhum parente por perto para ajudar.



Morar fora é:
você fazer aniversário, ninguém se lembrar, e quando se lembram, já é dia seguinte por causa do fuso horário. rsrs



Morar fora é:
Passar o Natal no maior frio (para quem está no hemisfério norte) E Carnaval tb.



Morar fora é:
Ficar com saudade até do congestionamento (eu sou de São Paulo).



O supermercado perto da sua casa nunca terá artigos básicos como: feijão, farinha de mandioca, pó de café (do jeito que vc gosta).



Seu filho nascerá e crescerá num país que não é o seu (nem meu).



E a lista é longa. Mas é preciso levar tudo com bom humor. Escrevi de coração para vcs saberem como é minha vida aqui.

Amigas que moram ou moraram fora, mandem suas listas, quero saber tb.

Outra coisa, quem está no seu país de origem (ou no Brasil )nunca passará por estas situações.

Comentários

Claudia disse…
Oi Elisa!

Morar fora é tudo isso que você falou e também:

- não conseguir ler quase nada (no meu caso) - rótulos de produtos, manuais, cardápios em restaurantes, etc.

- passar o Natal e Ano Novo só com marido e filho (difícil para quem estava acostumada a festejar com a família, amigo secreto, animação e oração);

Mas também é:

- conhecer outras pessoas; fazer novos amigos;

- vivenciar uma cultura totalmente diferente da nossa;

- passear por lugares lindos;

- acompanhar todos os festivais e datas comemorativas e suas características;

- amadurecer;

Acho que tem mais coisas, mas vou parar por aqui!

Beijos!
Ah, estou adorando ler seu blog!
Clau
Elisa disse…
Claudia,
Adorei seu comentário. Me deixou emocionada. Obrigada.
Elisa

Postagens mais visitadas deste blog

7. Guêr ou ger, tenda-vivenda da Mongolia

Hoje vou mostrar como se monta uma tenda ou casa mongol. Ela se chama ger (guêr). Construir o ger fazia parte desta nossa viagem.
Na época que eu fui a temperatura estava entre 10 a 15 graus de manhã e a noite. Durante o dia estava entre 20 e 25 graus. Foi agradável e deu para fugir um pouco desse calor infernal que está fazendo no Japão esse ano.
Primeiro coloca-se a porta e estrutura da parede.
Em seguinda monta-se o pilar central dentro do ger. Colocam a base do teto. Olhem que gracinha esse menino no centro da foto.
Não sei se esse garotinho queria ajudar ou brincar, mas lá estava ele escalando a grade.
O esqueleto do ger é coberto com pano e cobertor de lã de camelo.
Cobrem o teto e paredes com tecidos grossos para proteger do frio. O menino ainda está lá.







Cobrem com o tecido branco característico de todos os gers. Meu filho quando pequeno também era assim, queria ajudar em tudo. Aliás, ele ajudou muito para fazer esse ger. E gostou da experiência.
Fiquei refletindo. Nós das cidades quando const…

8. Mongolia: roupas e comida

Hoje vou falar da roupa e comida da Mongólia.
Eu sei que Mongólia tem acento. Mas no título não coloquei de propósito porque assim, podem fazer um hit em inglês e pelo menos poderão ver as fotos. Já com acento acho que não aparecerá nas buscas em inglês.
A roupa que as mulheres estão usando se chama dêr. É longo, quentinho, protege bem do frio.
Com essa roupa as mulheres podem se afastam um pouco do ger (tendas) e vão fazer xixi. Elas se agacham e o dêr cobre tudo. Muito prático. Dá até para andar a cavalo.

A roupa típica dos nômades para homens também se chama dêr. O Dêr dos homens não é estampado como das mulheres. Esses dois homens, o do centro e do lado esquerdo usam dêr cinza com faixas coloridas. O homem da foto abaixo usa dêr azul. Na cabeça usam boné ou chapéu tipo ocidental. Eu acho que chapéu e bonê não combinam com o dêr. Mas o chapéu típico é assim: Imagine a metade de um coco. Em cima do coco, bem no meio fica um chifre comprido com uma bolinha na ponta. É meio esquisito, acho que por i…

Verduras no vapor

Ultimamente tenho usado essa cuscuzeira para cozinhar verduras e legumes. No vapor. Sempre achei que demorava muito para fazer batatas cozidas. Leva todo o tempo de esquentar a água. No vapor vai muito mais rápido. Depois da batata, experimentei cozinhar abóbora como na foto. Deu certo com vagem, espinafre (horensô), batata doce, quiabo, aspargos, etc.
É mais rápido, ecológico e as verduras ficam mais gostosas. Acho que perdem menos nutrientes porque eles não vão embora junto com a água do cozimento. Adoro soluções assim, boas em muitos sentidos.
Comprei essa cuscuzeira em São Paulo. Vc pode encontrar em casas do norte, que são lojas de produtos do nordeste. Lá no nordeste essa panela é muito usada para fazer cuscuz.
No começo eu só usava para fazer cuscuz. Hoje uso também para cozinhar verduras no vapor.