domingo, 22 de fevereiro de 2009

Rina Matsuri

No Japão se escreve Hina Matsuri, mas em português as pessoas vão ler Ina, então resolvi escrever rina para que pessoas que nunca viram essa palavra possam pronunciar de um jeito mais próximo do japonês. Isso está parecendo aula, vou para por aqui.


Pois então, vou colocar uma foto tirada de folheto. É o tirashi-zushi que fazem no dia das meninas que aqui é chamado Rina Matsuri. Eu só vou fazer no dia mesmo, 3 de março, por isso não tenho foto ainda.Rina são bonecos que vou postar outro dia, esperem, por favor.

Esse tirashi não é aquele mais comum, cheio de peixe cru em cima. Uma dica é colocar 3 cores em cima do arroz de sushi.

Amarelo: pode ser ovo em tiras finas

Verde: pode ser vagem cozida cortada na diagonal, mas já vi brócolis, folha de sansho, etc...

Rosa, vermelho ou laranja: pode ser camarão cozido, ikura(ovas de peixe), salmão ou sakura dembu (migalhas de peixe tingidas de cor-de-rosa). Não é tudo isso, usando apenas um deles é o suficiente.

Como não sou professora de culinária, vou parar por aqui. Mas espero que quem for fazer possa aproveitar as dicas. Acho que quase tudo dá para encontrar no Brasil.

4 comentários:

Unknown disse...

Elisa? o dia das meninas sei que elas se vestem com kimonos.....alias muito lindo!
E o dia dos meninos? como e'?
Como tenho filhos como voce......
Curiosidade apenas.....

JAponaise disse...

Elisa,querida
Vou adorar saber mais detalhes sobre esse prato....gostaria muito de fazer no dia.
bjs,
JAki

Elisa no blog disse...

Sonia,
O dia dos meninos é no dia 5 de maio. Comem um doce, enfeitam o koi-nobori (carpas de papel ou pano), enfeitam kabuto, etc...
Vou pesquisar melhor.
Elisa

Elisa no blog disse...

JAki,
Que legal, faça sim. Coloquei essa foto para dar uma idéia melhor.
Aqui tem um tempero pronto para sushi que se chama sushi-su (vinagre para sushi). Eu uso esse que é mais prático. No hina matsuri eu compro um mix de tirashi-zushi e misturo no arroz branco.
Elisa

Ikebana e rouketsu-zome

Minha avó Tokie Fujii tinha por hobby 生花 (ikebana) e 臈纈染(ろうけつぞめ- pintura em couro utilizando cera) A parte do assento do banquinho do piano ...